A diferença está na forma e na condução da colonização.
Primeiro, lá a colonização não foi dada com o objetivo maior de extrair e levar, mas como uma forma de expandir e criar um novo mercado consumidor e produtor para a metrópole.
Aqui o intuito era dominar, extrair e levar tudo que havia, enquanto fosse possível. A mentalidade espanhola e protuguesa eram bem diferentes da inglesa e francesa.
Segundo, as pessoas que conduziram o povoamento aqui no Brasil foram os degradados da metrópole, pessoas de índole duvidável, prisioneiros exilados, prostitutas e doentes terminais que vinham para morrer aqui. Desde o início a nossa cultura foi marcada por uma baixa valorização da moral e do coletivo e por uma vontade de sempre se levar vantagens e estar o masi próximo de uma vida sem compromisso.
Nas colonias do norte, os primeiros colonizadores foram os metodistas, quackers e huguenotes, pessoas perseguidas por causa de sua religião que fugiram da morte na europa para tentarem formar suas comunidades na nova terra.
O padrão moral e a ética de querer "ganhar o pão com o suor do rosto" formaram uma sopciedade com valores superiores, sentimento de comunidade, respeito a leis e ordem, trabalho como forma de benção e não de maldição.
Isso se explica muito no livro de Weber "O capitalismo e a ética protestante", onde ele explica a diferença entre a moral protestante que considerava o trabalho uma forma de benção e o enriquecimento lícito e pelo esforço pessoal uma forma de recompensa. Enquanto isso o clero católico se esforçava para colocar na mente das pessoas que o trabalho era umamaldição de Deus e que os ricos seriam jogados no inferno.
Creio que essas são as razões básicas de estarmos colhendo os frutos do que nossos antepassados plantaram.
2006-11-30 04:40:33
·
answer #1
·
answered by jorge luiz stein 5
·
0⤊
0⤋
Porque a forma católica empregada pelos portuguêses, não era uma cultura de prosperidade e sim de exploração total (burrice), não pensaram no futuro e nem respeitaram o que Deus lhe deu , agora é isso que v. vê hoje em dia, os políticos parecem os mesmos de antigamente é só exploração do povo, que sofre calado e contuinua votando errado... mas nada dura para sempre e eles um dia cairão, e o bem vencerá, que Deus abençoe está terra maravilhosa de um povo sem patriotismo. gé
2006-11-30 13:29:13
·
answer #2
·
answered by gé 2
·
1⤊
0⤋
Acredito que seja pelos colonizadores. Para aqui vieram pessoas obrigadas, expulsas. Nos EEUU foram pessoas com disposição de criar um Novo Mundo.
2006-11-30 13:17:22
·
answer #3
·
answered by miosotis 7
·
1⤊
0⤋
Devido a um pequeno detalhe: OS EUA foram colonizados pelos ingleses, que adotaram uma Colonização Produtiva, onde os colonos cooperavam com a Matriz. Tanto que, quando a Inglaterra quis mudar a forma de colonizar os EUA, eles se revoltaram e conseguiram sua independência em 1776. Já no Brasil, Portugal adotou a Colonização Extrativista, com o único intuito de retirar as riquezezas do país o mais que pudessem. Os brasileiros da época acabavam inventando meios de fraudar a Corôa portuguesa e esse costume acabou chegando aos nossos dias. Uma colonizou para progredir as colônias. O outro, para explorá-la até onde desse.
2006-11-30 12:44:45
·
answer #4
·
answered by Marcelo Oliveira 4
·
1⤊
0⤋
vc partiu do principio errado
o brasil foi colonizado pra valer mesmo
a partir de 1900
pode perguntar pra qq um
da aonde é o avo dele
os eua tem 100 anos na frente
mas o brasil vai ultrapassar os eua
pq aqui nao tem o tremendo apartheid
q tem la
2006-11-30 12:40:41
·
answer #5
·
answered by jaderdavila 6
·
1⤊
0⤋
colonizadores.
2006-11-30 12:34:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A colonização do Brasil era de exploraçaõ, dos Eua de povoamento.
2006-11-30 12:29:25
·
answer #7
·
answered by Tiago Alexandre 6
·
0⤊
0⤋