Asilo de Mendigos
Foto: www.pelotas.com.br
Estilo neo-renascentista, fundado em 24 de junho de 1894, em terreno doado por Joaquim da Silva Tavares (Barão de Santa Tecla) . Abriga a velhice e também conta ainda com um pensionato para auxiliar na manutenção das despesas.
Biblioteca Pública Pelotense
Foto: www.pelotas.com.br
Fundada por Joaquim Dias, jornalista português, em 14 de novembro de 1875, é o segundo maior acervo de livros técnicos, didáticos e de ficção do Estado (aproximadamente 100.000 volumes). Possui coleções de todos os jornais editados em Pelotas e região de sua origem.
Realiza A HORA DO CONTO para crianças, sessões de vídeo e mensalmente CONCERTOS PARA A JUVENTUDE. Localiza-se frente a Praça Cel. Pedro Osório.
Casarão da Félix da Cunha 603
Quartel general de Manoel Marques de Souza (futuro Conde de Porto Alegre), 1836, Aquartelou-se durante a Revolução Farroupilha, com dois batalhões, um deles de soldados portugueses.
Resistiu durante dias, ameaçado pela fome e sede, e ainda, por ver seu paiol voar pelos ares explodidos pelos tonéis de pólvora dos Farrapos. Entregou-se e foi preso. No sobrado também foi sede da Câmara Municipal, redação do Jornal Diário de Pelotas, Colégio José Seixas, Colégio Salvador, e de seu sucessor Bernardo Taveira Júnior, Colégio do Dr. Braziliano da Costa e Silva, estação telegráfica, sede da União Republicana, sede da Igreja do Redentor, Quartel da Polícia, Prisão de Miguel Barcellos, sede da Sociedade Eutherpe Musical, Clube Carnavalesco Demócrito. Sua fachada conserva-se como primitivamente, apenas ganhou platibanda, pois era de beira de telhado.
Praia do Laranjal
Foi no Laranjal que começou a se desenvolver o povoado de São Francisco de Paula, depois transferido mais para a zona elevada, onde se encontra hoje o centro da cidade. Foi para ali que vieram os primeiros açorianos fugitivos da invasão em Rio Grande pelos espanhóis. plantaram trigo e laranjas; construíram igrejas e engajaram-se ao empresariado das charqueadas. Eram lavouras, vinhedos e pomares. Reses, cavalos e ovelhas, eram a criação que se iniciava. Furtado, Mendonça, Assumpção, Silveira, Osório, são remanescentes daquele tempo. Hoje a praia (terreno aberto em loteamentos pelos proprietários) se transformou num lugar movimentado e aprazível que não diz como foi passado com estâncias e trapiches para o escoamento do trigo. A dez minutos do centro da cidade, constitui-se num ponto turístico preferido no inverno e no verão.
Um abraço!
2006-12-01 08:46:41
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
uma vez eu estive la e ouvi uma estoria muito boa
tem o ditado 'mais perdido q cego em tiroteio'
pois em pelotas teve um tiroteio
e o unico q soube o q fazer foi o cego
os q enxergavam todos levaram bala
2006-11-30 07:04:19
·
answer #2
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋