Olá Dan@! Boa pergunta! E bom livro também, sobre como os homens podem ser injustos para defender seus interesses.
Os valores, até os dias atuais, são coisas que não se desconstroem facilmente. Eles estão tão arraigados na nossa mente e na nossa socidade que é bem difícil desconstruí-los. A personagem Pé**** não poderia fazer isso sozinha, somente com anos de modificações sociais.
Bem, sobre a parte histórica desse polêmico tema sabe-se: Na Inglaterra do século retrasado, a revoluções puritanas acabaram por expulsar muitos ingleses revoltados para as colônias da américa do norte, fugindo do anglicanismo imposto pelo absoluto (rei), formando assim anos depois na independência das 13 colônias os Estados Unidos da América! Já com relação ao séc.: XVI quando surgiram o protestantismo (Matinho Lutero) e o Calvinismo (Jonh Calvino) e se desenvolveram por toda a Europa até chegar na América pelos motivos já citados. Sobre esse assunto você pode achar algo mais em livros como "Novo ensino Médio" de Divalte entre muitos outros!
Espero que tenha sido útil.
2006-11-30 03:18:00
·
answer #1
·
answered by Julia D 2
·
0⤊
0⤋
D@na, Boa madrugada! "The Scarlet Letter" é uma pequena obra monumental da literatura universal e a mais valiosa de Hawthorne. Li-a faz séculos e me lembro apenas do "atmosfera geral", quaker, da Nova Inglaterra, de Hester Prynne haver lá chegado, de Boston, a Massachusetts, precedendo seu marido, um velho e tedioso cientista, e lá ter dado à luz uma filha "ilegitima". Lembro-me também que sempre manteve incógnito, apesar de todas as perseguições que culminaram precisamente com o ter de carregar a o "A" escarlate cosido ao peito, como símbolo de abjeção (assim como os judeus carregaram, variando a época, o chapéu de ponta ou a estrela amarela) e, enfim, da confissão de Dimmesdale, o que paga morrendo nos braços da mulher amada.
Não vi, na época em que a li, desconstrução, por parte de quem quer que seja, dos "valores" vigentes. E tampouco a vejo ora. Aliás, penso que se tal tivesse havido, a obra perderia em muito.
De outra parte, permita-me discordar do emprego da palavra "descontrução": é um "anacronismo", o que não impede que ache tua pergunta muito boa.
Quanto a fontes específicas boas (de um historiador sério e metódico, trabalhando com os documentos-fonte), conheço apenas a "História geral do protestantismo", em 3 volumes, de E-G Léonard, mas é em francês e penso não mais encontrável à venda. Sugeriria v visitasse o site da Biblioteca da USP, e, e puder, fosse até à Universidade Metodista, que fica em São Bernrdo. O Mackenzie, ao que saiba não abre as portas a quem não é aluno (com as prestações em dia).
Abç p v. e boa sorte.
Em Tempo: A Siciliano publicou aqui traduções de uma coletânea de contos, "E' difícil encontrar um homem bom", e a novela, "Sangue Sábio", da imensa escritora norte-americana Flannery O'Connor. Comprei-as faz (também) séculos num bota-fora da loja que Editora mantém ou mantinha na Barão de Itapetininga. Obras excelentes (e com tradução muito boa, ao que me lembre), estavam fadadas a ser um encalhe total. Nelas, O'Connor trata com muita acuidade das então pequenas seitas que os EUA para cá exportaram ou inspiraram. Leituras de grande valor. Como vê, caríssima, as coisas não mudaram e não mudaram: os poderes e as regras de cima para baixo ficaram e acho que única e tão-somente o fim do Universo acabará com eles.
Grande abraço p/v.
2006-12-02 00:23:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A história é um drama muito bem construído, que busca retratar valores comunitários, onde leis e justiça se confundem.
Tendo em vista que a comunidade só existia porque eram exilados político-religiosos que se uniram no novo mundo para praticar sua crença, Pé**** se rebelou perigosamente contra as regras dessa comunidade à qual ela voluntariamente pertencia. Em outra época, outros povos, como os Judeus da época pré-cristã, ela seria morta a pedradas.
Não podemos dizer que isso é desumano, pois a barbárie também é humana.
Felicidades.
2006-11-30 11:52:44
·
answer #4
·
answered by Chester 6
·
0⤊
0⤋
Yahoo! com certeza vc acha.
Dan@, desejo que neste Natal o seu dia seja cheio de saúde, paz e alegria. Tudo de bom hoje e sempre. Feliz Natal!
2006-11-30 11:01:34
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋