Por "Anos-luz".
Tem haver com a velocidade da luz.
300.000 km/segundo
2006-11-30 02:06:34
·
answer #1
·
answered by Eduardo Science 2
·
0⤊
3⤋
Além dos métodos citados pelo Cesar se usam as explosões de supernovas tipo Ia. Com estas supernovas Ia podemos medir distâncias intermediárias entre as estimadas pela cefeidas e as pelo redshift. Todas estas supernovas tipo Ia tem um brilho intrínseco igual e pela intensidade do brilho podemos estimar a distância da galáxia que contém esta supernova, quanto mais fraco mais distante.
.
2006-11-30 05:19:20
·
answer #2
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
1⤊
0⤋
As estrelas utilizadas para calcular as distâncias são as cefeidas, que tem uma característica: a partir do período da variação do brilho da estrela, pode-se estimar o brilho absoluto da estrela. Pela comparação do brilho absoluto com o brilho aparente da estrela (o brilho que é percebido na Terra), pode-se calcular a distância a que se encontra a Galáxia.
Para Galáxias mais distantes, onde não dá para distinguir nenhuma estrela individual, e, particularmente, nenhuma cefeida, utiliza-se o redshift, ou deslocamento das raias espectrais em direção à faixa do espectro do vermelho.
2006-11-30 03:02:54
·
answer #3
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
É uma questão um pouco complicada de se explicar assim, devido a expansão constante do universo,pois veja esse exemplo: se duas galáxias "A" e "B" estão em um determinado ponto no universo. "A" emite um pulso de luz no instante que o univereso tem 1 bilhão de anos, esse pulso não chegará a "B" antes que o universo complete 14 bilhões de anos e essas galáxias estarão separadas 26 bilhões de anos já que o pulso viajou 13 bilhões de anos(note que as galáxias se afastam). O problema está ai quando esse pulso chegar em "B" tudo chegará como tivesse sido emitido a apenas 1 bilhão de anos, qualquer alteração na galáxia "A" imediatamente após a emissão daquele impulso só será visualizada em"B" após 14 bilhões de anos inclusive sua morte.
No entanto existem 4 tipos de escalas de distâncias na cosmologia: DISTÂNCIA PELA LUMINOSIDADE- Em um universo em expansão uma galáxia distante será muito mais escura do que normalmente se esperaria devido aos fótons de luz se tornarem espassos.Essa não é uma escala realista mas é usada na determinação de quão escura as galáxias mais distânte aparentam. PELO DIÂMETRO ANGULAR: vemos galáxias que estão nos limites do universo como se fossem galáxia jovem e muito mais próximas de si. Por esse método é indicado o quanto próximo estava a galáxia quando emitiu a luz que vemos agora. PELO MOVIMENTO: é a escala da distancia da expanção do universo, diz-no onde a galáxia está agora mesmo que nossa visão do cosmo seja de quando ele era mais jovem.Esse método é o oposto ao método anterior pois nos informa onde elas estão agora.DISTÂNCIA PELO TEMPO DE VIAJEM DA LUZ:representa a viajem feita pela luz das galáxias distante para nos alcançar. É util pois nos diz quanto é velha a imagem da galáxia que nós estamos vendo. Para distancias abaixo de 2 bilhões de anos todas as escalas convergem e transformam-se em uma mesma,sendo então mais precisas as distancias do universo próximo.
2006-12-01 08:49:45
·
answer #4
·
answered by grandeurso1 3
·
0⤊
0⤋
Ñ xe kalkula a dixtanxia entr ax galaxias, pk elax extao xempr a aproximar x. Daqui a muitox milharex d anux a noxa galaxia Via Láctea, vai colidir com a galáxia Andrómeda.
2006-12-01 11:04:35
·
answer #5
·
answered by Britney 1
·
0⤊
1⤋
Através da velocidade em que a luz leva para percorrer as distancias entre elas.
2006-11-30 01:37:10
·
answer #6
·
answered by Ferno 3
·
0⤊
2⤋
O método utilizado para calcular distâncias astronômicas é o da triangulação. Marcamos a posição do ponto que queremos saber sua distância. Caminhamos para uma certa direção, e medimos novamente a posição do mesmo objeto. Como sabemos quanto andamos, com dois ângulos e um lado conhecemos o triângulo, logo sabemos onde se encontra o ponto estudado. Tal procedimento tira partido da "paralaxe", isto é, da propriedade geométrica de um ponto, graças a distância finita em que se encontra, mudar sua posição angular quando mudamos nossa posição no espaço.
Usando a órbita da terra, fazemos uma triangulação, e determinamos nossa distância a alguns objetos próximos, e isso é tudo, no que diz respeito a medidas diretas. O astrônomo deu até um nome para distâncias astronômicas que atende pela sugestiva alcunha de "parsec". O "par" é de paralaxe e o "sec" é relativo aos segundos que essa paralaxe gera. Digamos que vamos medir a "paralaxe" da estrela Vega, que está a 40 anos-luz da terra. O valor obtido seria oito centésimos de segundo. Para que uma dada estrela tivesse uma paralaxe de um segundo ela teria de estar a 3,2 anos-luz da terra. Não há estrela tão perto! Como consequência, nenhuma estrela possui paralaxe inferior a um segundo. 1 parsec é a distância que uma estrela estaria se produzisse uma paraxale sobre a terra de um segundo. Estrelas 10 vezes mais distantes estão a 10 parsec de distância.
1 parsec = 3 . 10^13 km = 3,2 anos-luz
Saudações.
2006-11-30 02:19:35
·
answer #7
·
answered by Sualk 2
·
0⤊
3⤋