English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

quero fazer uma trabalho sobre esporte, cultura e lazer e que devo apresentar ao governo do estado um planejamento anual sobre esses assunto, de que forma farei?

2006-11-29 22:23:29 · 4 respostas · perguntado por erivan silva 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

4 respostas

Primeiramente você tem que definir o tema que você vai abordar. Depois, responda as perguntas "o que, quem, por que, como, onde e quando" para poder ter uma base melhor para iniciar seu projeto. Comece a explorar os diversoas assuntos que existem dentro desse tema. Defina seu foco e elabore a estrutura do trabalho que será apresentado. Pesquise bastante sobre o assunto e procure diversos modos de apresentar seu trabalho às pessoas. Busque números, estatísticas (livors e internet são excelentes fontes de consulta, além de especialistas do assunto). Não se esqueça de revisar (é sempre bom ler os textos em voz alta, assim você capta incoerências como, por exemplo, repetição de palavras). Boa sorte.

2006-11-29 22:37:15 · answer #1 · answered by Iceangel 2 · 0 0

Oi,

Isto ajuda você?

Estudo de caso: planejamento e métodos

Yin, Robert K.I.
Yin é presidente da Cosmos Corporation, empresa de tecnologia de pesquisa e administração especializada em problemas de política social. Nela está envolvido em vários projetos pessoais, incluindo os que utilizam a metodologia do estudo de caso. A maioria dos exemplos apresentados neste livro tem origem no trabalho de Yin à frente dos projetos da Cosmos.É ex-membro da Rand Corporation (1970-1978) e faz parte do Cosmos Club. Também trabalhou como pesquisador visitante do General Accouting Office, dos Estados Unidos, entre 1992-1993, e na coordenação editorial de inúmeras revistas especializadas e nos comitês da National Academy ofSciences. É conhecido internacionalmente por suas palestras, seminários eoficinas sobre pesquisa social aplicada. Graduou-se em história em 1962, peloHarvard College e terminou o doutorado em 1970 no Department of Brain andCognitive Sciences, no Massachusetts Institute of Technology.III. A ObraO objetivo do livro é orientar os pesquisadores e estudantes que estão tentando realizar estudos de caso como método rigoroso de pesquisa. Diferencia-se de outras publicações na medida em que o planejamento e a análise do estudo de caso recebem mais atenção do que os tópicos tradicionais da coleta de dados do estudo de caso. A contínua relevância do estudo de caso levanta a possibilidade de quecompreendemos mal seus pontos fortes e fracos e de que faz-se necessária uma perspectiva diferenciada. O livro tenta desenvolver essa perspectiva ao
desvencilhar o estudo de caso, como ferramenta de pesquisa, do (a) estudo decaso como ferramenta de ensino, (b) de etnografias e observação participantes e(c) dos métodos qualitativos. A essência do estudo de caso vai além dessas três áreas, muito embora possa haver sobreposições com as últimas duas. Dessa forma, as características verdadeiramente distinguíveis do método de estudo de caso, ao longo de todas as fases da pesquisa (definição do problema,delineamento da pesquisa, coleta de dados, análise de dados e composição e apresentação de resultados) fazem parte deste livro. Os estudos de caso continuam a ser utilizados de forma extensiva em pesquisa nas ciências sociais, incluindo as disciplinas tradicionais (psicologia,sociologia, ciência política, antropologia, história e economia) e as áreas voltadasà prática, como planejamento urbano, administração pública, política pública,ciência da administração, trabalho social e educação. O método também é o modelo freqüente para a pesquisa de teses e dissertações em todas essas disciplinas e áreas. Além disso, os estudos de caso são cada vez mais um lugar-comum até mesmo na pesquisa de avaliação, supostamente a esfera de ação de outros métodos, tais como levantamentos e pesquisa quase-experimental. As idéias contidas neste livro baseiam-se em uma mescla das minhaspróprias pesquisas realizadas nos últimos 20 anos, em cursos de metodologia de estudo de caso ministrado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) por cinco anos e na American University por três anos, além de se basearem em discussões com muitos pesquisadores interessados na pesquisa de estudo de caso.


O estudo de caso é uma forma de pesquisa que busca investigar umfenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos. Experimentos, levantamentos, pesquisas históricas e análise de informações em arquivos (como em estudos de economia) são alguns exemplos de maneiras dese realizar a pesquisa. Cada estratégia apresenta vantagens e desvantagens próprias, dependendo basicamente de três condições:
a) o tipo de questão depesquisa;
b) o controle que o pesquisador possui sobre os eventoscomportamentais efetivos;
c) o foco em fenômenos históricos, em oposição afenômenos contemporâneos.
Em geral, os estudos de caso representam a estratégia preferida quandose colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. Pode-se complementar esses estudos de casos “explanatórios” com dois outros tipos – estudos “exploratórios” e “descritivos”. Independentemente do tipo de estudo de caso, os pesquisadores devem ter muito cuidado ao projetar e realizar estudos de casos a fim de superar as tradicionais críticas que se faz ao método.Apresenta-se a importância do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Sendo assim, o estudo de caso, como outras estratégias de pesquisa,representa uma maneira de se investigar um tópico empírico seguindo-se um conjunto de procedimentos pré-estabelecidos. O livro diferencia o estudo de caso de estratégias de pesquisa alternativas nas ciências sociais e, demonstra as situações em que é preferível se fazer um estudo de caso único ou de casos múltiplos a se fazer, por exemplo, um levantamento.

Estratégia
Forma da questão de pesquisa
Exige controle sobre eventos comportamentais?
Focaliza acontecimentos contemporâneos?
Experimento: como, por que
Levantamento: quem, o que, onde,quantos, quanto
Análise de arquivos: quem, o que, onde,quantos, quanto
Pesquisa histórica: como, por que
Estudo de caso: como, por que

Situações relevantes para diferentes estratégias de pesquisa.
Algumas situações podem não apresentar uma estratégia preferível, na medida em que os pontos fortes e fracos das várias estratégias podem se sobrepor. A técnica básica, no entanto, é considerar todas as estratégias de uma maneira pluralística, como parte de um repertório para se realizar pesquisa em ciências sociais a partir da qual o pesquisador pode estabelecer seu procedimento de acordo com uma determinada situação. Muito embora já se tenha pensado bastante que os estudos de caso sejam uma pesquisa “fácil”, a pesquisa de estudo de caso é notavelmente complicada. E o paradoxo é que quanto “mais fácil” for uma estratégia de pesquisa, mais difícilserá para realiza-la.

Projetando Estudos de Caso
Um projeto de pesquisa constitui a lógica que une os dados a serem coletados e as conclusões a serem tiradas, às questões iniciais de um estudo. Cada estudo empírico possui um projeto de pesquisa implícito, se não explícito. Para os estudos de caso, são importantes quatro tipos principais de projetos, seguindo uma matriz 2x2.
O primeiro par de categorias consiste em projetos de caso único e casos múltiplos.
O segundo par, que pode acontecer em combinação com qualquer um dos elementos do primeiro par, baseia-se na unidade ou nas unidades de análise que devem ser estudadas fazendo uma distinção entre projetos holísticos e incorporados. O pesquisador de estudo de caso também deve maximizar quatro aspectos da qualidade de qualquer projeto:
a) validade do constructo;
b) validade interna (para estudos causais ou explanatórios);
c) validade externa;
d) confiabilidade.

Um abraço

2006-11-29 22:48:55 · answer #2 · answered by Tin 7 · 0 0

pegue o do ano passado e use como modelo, atualize alguns dados e é só

2006-11-29 22:31:45 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

planejando...

2006-11-29 22:31:43 · answer #4 · answered by eng_boy 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers