English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Pego é a forma inovada, Pegado forma tradicional, deve usar na frase o q soa melhor aos ouvidos...

Ex. Ele foi pego em flagrante (soa melhor q pegado)
Se eu tivesse pego ou se eu tivesse pegado. (tt faz)

No caso do chego e chegado...o certo é chegado.

Ex. Se eu tivesse chegado.

Chego - usam mas não está correto.

Ex. vou dar um chego lá...(uma linguagem popular não reconhecida ainda)

2006-11-29 21:42:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

"Chego" não existe como forma do particípio passado. Chego só pode ser o presente do indicativo do verbo chegar, na primeira pessoa do singular: eu chego. Usá-lo como forma irregular do particípio passado é um erro crasso, grosseiro. O verbo chegar só possui uma forma no particípio: chegado.
Quanto aos demais verbos que admitem duas formas no particípio (a regular e a irregular), existe uma regra assim: nos tempos compostos em que o auxiliar é o ser ou o estar, admite-se usar a forma irregular do particípio (pego, pago). Ex.: A conta está paga, o ladrão foi pego. A forma regular do particípio (pegado, pagado) se usa mais quando precedida pelos auxiliares ter e haver. Ex.: A polícia tinha pegado o ladrão, Fulano havia pagado a conta.

2006-12-02 01:45:00 · answer #2 · answered by Edmilson M 5 · 0 0

.


Grande Douglas,

Essas reginhas são bem chatas. Eu sempre esqueço e por isso quando dá o 'branco' consulto o Manual de Redação do "Estadão' (Eduardo Martins, 3ª edição) e o Aurélio, como fiz um pouco antes de responder s. pergunta.

Apesar de chatas, as regras são SIMPLES.

1º) Não existe a conjugação "chego" no PARTÍCIPIO do verbo chegar. "Chego" só existe na primeira pessoa do presente do INDICATIVO. Portanto, NÃO devemos usar "chego" como particípio.

2º) Alguns verbos possuem PARTICÍPIOS DUPLOS (regular e irregular). É o caso do verbo PEGAR, no qual "PEGADO" é particípio REGULAR e "PEGO" é particípio IRREGULAR. Como vc viu acima, o verbo chegar SÓ TEM O PARTICÍPIO REGULAR (chegado).

3º) A diferenciação entre o uso do particípio regular e o irregular DEPENDE DO VERBO DE LIGAÇÃO. Use TER e HAVER com os particípios regulares. Use SER e ESTAR com os particípios IRREGULARES.

EXEMPLOS:
Acendido (REGULAR) e aceso (IRREGULAR) são os particípios do verbo ACENDER. Logo, "A lâmpada ESTÁ ACESA" e "A lâmpada TINHA sido ACENDIDA". Ou "A lâmpada FOI acendida, portanto ESTÁ acesa". Ou "O ladrão HAVIA sido PEGADO" e "O ladrão ESTAVA PEGO".

Passei as explicações da forma mais simples possível. Espero ter tirado s. dúvida.


Saudações acadêmicas !

.

2006-11-30 06:33:43 · answer #3 · answered by Tonho 5 · 0 0

Os dois verbos obedecem a regras diferentes para o particípio:
PEGAR possui dupla forma, assim serve PEGADO ou PEGO. Tenho pegado muitos peixes ou tenho pego muitos peixes; fui pegado com a boca na botija ou fui pego com a boca na botija. Ambas as formas estão corretas.
CHEGAR entretanto não possui dupla forma. Assim, quando particípio, sempre CHEGADO. Ela tem chegado cedo ao trabalho e nunca ela tem CHEGO cedo ao trabalho, que está errado. A flexão CHEGO só serve para a primeira pessoa do singular do presente do indicativo deste verbo: Eu CHEGO cedo ao trabalho.

2006-11-30 05:55:51 · answer #4 · answered by VICORREMGA 4 · 0 0

pegado ou pego: os dois estão certos...
são participios, pegado é a forma tradicional e pego é a forma inovada...
qto ao chego é a mesma coisa, mas dê uma olhada nesses links abaixo!!

2006-11-30 05:49:06 · answer #5 · answered by Natalia 2 · 0 0

"Pegado" é um exemplo de particípio regular, o particípio regular deve ser usado quando se usa os verbos Ter e Haver. Ex: Eu tinha pegado.
"pego" é particípio irregular, o particípio irregular é usado quando se usa os verbos Ser e Estar. Ex: o bandido foi pego ontem!!!

2006-11-30 05:47:45 · answer #6 · answered by adc 2 · 0 0

Nossa lingua é muito complicada com regras demais. Mesmo essas regras têm um monte de exceções. Se sou eu que está escrvendo me deixo levar muito pelo meu ouvido. Leio a frase. Se não cair bem acho que está errado e trato de reconstruir a frase, colocar um sinônimo...

Nos casos acima depende do contexto. Ambos podem estar corretos dependendo da frase.

2006-11-30 05:46:33 · answer #7 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers