A unica coisa que é relevante em relação a São Nicolau, foi que ele criou o Papai Noel.
Em Ingles, Papai Noel é chamado de SANTA CLAUS, que tem origem no nome SAINT NICOLAUS.
2006-11-29 12:22:08
·
answer #2
·
answered by Carlos M 7
·
1⤊
0⤋
São Nicolau Taumaturgo da cidade de Mira, da província de Lícia, é um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos. Ele ajuda ràpidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens. Nasceu na Ásia Menor no final do séc. III, e desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara sendo, ainda jovem, ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, Nicolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe.
2006-11-29 13:10:17
·
answer #3
·
answered by Patricia 3
·
0⤊
0⤋
SÃO NICOLAU DE MIRA
São Nicolau de Mira, santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. O povo turco tem por este santo grande afeição. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde segundo dizem, estão sepultados seus piedosos restos.
Sua fama se deve ao fato de ser prestativo e acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes. Foi o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como das mães. Ressuscitou algumas crianças que haviam morrido de uma peste que assolava a sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia. A Igreja Ortodoxa lhe honra com a celebração litúrgica do último domingo do ano no calendário juliano.Os ritos copta e bizantino lhe dedicam grande relevo e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque.Conseguiu converter hereges que querendo saquear a sua igreja, lá encontrando hóstias consagradas, e, ao tocá-las, elas viraram pão. A sua vida é cercada de lendas que só aumentaram a sua fama. Uma destas lendas conta que uma família muito pobre não tinha como custear o "dote" para casar as suas filhas. O bispo Nicolau, a noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido "dote".
E há a estória de que teria aparecido pouco depois de morto a uma menininha que teria se perdido em uma floresta na Capadócia, e pegando em sua mão diminuta, a teria levado até a porta de sua casa, não permitindo que esta morresse de frio. Muitas tem sido as suas aparições. Mas a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo as orações de algumas senhoras, este santo auxiliou para que nenhum só pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de afeições muito serenas e mãos firmes".
O calendário romano celebra o seu dia como sendo a 6 de dezembro.
PAPA SÃO NICOLAU
O Papa Nicolau I (cerca de 820 - 13 de Novembro de 867) foi papa entre 24 de Abril de 858 até à sua morte. Nasceu em cerca de 810. É lembrado por ter consolidado o poder e autoridade papal. Recusou anular o casamento de Lotário II do Sacro Império Romano, de modo a este casar-se com a sua amante, Waldrada. Perante a decisão de um Concílio, que aprovou o anulamento, o papa dissolveu-o e excomungou os seus membros. Apesar de pressão por parte dos Carolíngios, a sua decisão permaneceu. Durante o seu papado, as relações com o Império Bizantino sofreram alguns revezes devido ao apoio que deu a Inácio, Patriarca de Constantinopla, que tinha sido substituído por Fócio (Photius).
PAPAI NOEL
O personagem Papai Noel (no Brasil) ou Pai Natal (em Portugal) foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo até chegar ao Brasil. Com a chegada do Natal, vários vídeos com esta temática entram em cena. Alguns abordando assuntos sérios e enaltecendo o espírito natalino e outros com um humor um tanto quanto duvidoso, que é o caso de "Um JingleBell para a morte". ----> http://www.youtube.com/watch?v=cMkZxCz8i_s (link do vídeo)
Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Pai Natal foi Clemente C. Moore, um professor de literatura grega em Nova Iorque que lançou o poema “Uma visita de São Nicolau” em 1822, escrita para seus seis filhos.
Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do Bom Velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé.
O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.
No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio realmente da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas que pareciam iglus e que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.
A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua camisa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão.
Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper´s Weeklys, em 1886 em uma edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo em vez do gorrinho vermelho uma mitra episcopal.
É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável pelo atual visual do Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco), porém isso é totalmente infundado e se trata de mera coincidência, visto que o Papai Noel já apareceu assim na própria obra de Thomas Nast e em outras propagandas como propagandas da Colgate, RCA Victor, Michelin muito antes de aparecer em campanhas da Coca-Cola.
A Coca-Cola divulgou a sua primeira grande campanha publicitária envolvendo o Papai Noel no ano de 1930, mais de 40 anos depois de Thomas Nast já ter desenhado a imagem que temos hoje do "bom velhinho".
Curiosamente, no ano de 1886, que foi o ano que Thomas Nast desenhou a imagem actual que temos do Papai Noel, a Coca-Cola surgia como um remédio
2006-11-29 12:18:27
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋