English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo a senadora Heloísa Helena do PSOL (partido Socialismo ou Liberdade) declarou num programa televisivo durante a primeira reforma previdenciária de Lulla, o "rombo na Previdência é uma cantilena fajuta", um engodo. Isso mesmo, segundo ela, a Previdência Social brasileira não tem "rombo" nenhum, ela é superavitária; o caso e´que o governo usa o "dindim" da Previdência para "outros compromissos" que não aposentadoria, como pagamento de juros da dívida. Então essa conversa de que existe "um rombo" na Previdência é um mito? Quem está dizendo a verdade? Se não tem rombo na Previdência, por que então taxar os inativos? É justo o trabalhador contribuir a vida inteira para a Previdência e ainda ter descontado no seu benefício depois de aposentado???
Eu gostaria que algum economista ou qualquer membro da comunidade informado sobre a situação real da Previdência nos desse essa resposta, por favor? E a propósito, que quer dizer "Superavitária" alguém explica?

2006-11-29 12:13:54 · 6 respostas · perguntado por Lavs Deo! 7 em Governo e Política Política

6 respostas

Eu vi na TV Câmara, 2 ou 3 meses atrás, uma entrevista com um técnico da Receita Federal, diretor de um órgão de classe dos auditores (mais ou menos por aí), onde ele falava exatamente isto, apresentando números e informações extremamente técnicas. Já dava pra desconfiar desse tal "déficit" da Previdência. Isso mais parece um saco sem fundo, nunca acaba. Aumenta-se a contribuição, diminui-se o valor do benefício e a coisa continua deficitária... Superavitária (não sei bem de economês) deve ser que a Previdência tem superavit, ou seja, arrecada com sobra, recebe mais do que paga, tem dim-dim sobrando, mas que é desviado para outros fins não orçamentários, como, por exemplo, as contas no exterior, contendo recursos que não têm origem e que quando descobertos nunca retornam ao país. Ou então esse dinheiro é usado para comprar avião de luxo, que não estava no orçamento da União e outras coisinhas mais adquiridas através dos famosos cartões de crédito do Planalto.

2006-11-29 13:12:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Houve um seminário da ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Precidência Social) transmitido por um canal de TV aberta (não tenho certeza, me desculpe, mas acho que foi a Cultura), há cerca de 4 meses.
O seminário foi longo, mas consegui acompanhar pela internet na íntegra.
Segundo vários palestrante, é verdade sim. A previdência não está com deficit.
Só para se ter uma idéia, um terço do superávit primário (aquele para pagar os juros) foi composto com o dinheiro do INSS.
É claro que nem dá para colocar aqui todos os números e balanços, relatórios apresentados.
No final, um dos auditores chegou a chorar mesmo, dizendo que o que se está fazendo ao povo brasileiro é "triste" demais. O repasse de informação errada para tentar fazer com que todos sejam a favor da reforma previdenciária é um ultraje.
Perto do final do seminário, foi perguntado o porquê disto, desta 'tamanha propaganda negativa enganosa'.
Todos na mesa foram unânimes na respostas: é mais uma 'forçada de barra' dos planos privados de previdência, na sua grande maioria, como todos sabem, são administrados por bancos ou suas subsidiárias.
Se ninguém acredita na previdência social, tendo condições para isto, faz-se um plano de previdência privado.
O próprio governo já criou um plano complementar, o FAPI.
Procure informar-se melhor nos sites da ANFIP, sobre este seminário.
É bom que todos nos informemos, pois a nova reforma previdenciária já está no congresso, e com todo este boato de 'falência', vai passar tranqüilinho, e claro que com maior perda aos segurados.
É isso, infelizmente.

Vou tentar me lembrar com certeza de qual foi a emissora que transmitiu o seminário. Me lembrando, volto aqui e passo para você. Pode ser que esteja em arquivo.

2006-11-29 12:39:15 · answer #2 · answered by Flavia P 5 · 1 0

A t3suda sanha tributária do Governo não tem fim!

2006-11-29 12:29:32 · answer #3 · answered by . 5 · 1 0

Previdência Superavitária quer dizer simplesmente que ela arrecada mais do que gasta.Segundo a senadora tem muito gasto que é debitado na conta da Previdência indevidamente. Vou ter dar um exemplo muito simples. Toda pessoa com mais de 65 anos (eu acho), todo trabalhador rural tem direito a um salário mínimo como aposentadoria mesmo que nunca tenha contribuído com um centavo para a Previdência.O direito eu acho muito correto os mais velhos merecem pois trabalharam a vida inteira só não acho que deva ser contabilizado na conta da Previdência já que nunca fizeram parte do sistema. Deveria ser criado um Fundo de Assistência Social para pagar esses benefícios que repito acho correto.Li uma vez que um general famoso, durante a ditadura, foi fazer uma operação na Europa e a conta foi paga pelo INSS da época. Acho que a senadora é muito melhor informada do que eu, um simples leitor, mas acho que pude dar uma idéia do que ela estava dizendo.Já ia me esquecendo de falar dos inativos.Funcionário público se aposenta com o salário integral, como deixava de contribuir para a previdencia, na realidade passava a receber aposentado, mais do que quando estava trabalhando.Voce acha justo, quando um trabalhador normal recebe no máximo 10 salários minimos.Este é um vespeiro que um dia o governo, digo a sociedade brasileira terá que enfrentar. Agora mesmo os jornais estão informando que mais de 3000 pessoas recebem no Poder Judiciário. acima do teto estipulado em lei. Isso no Judiciário, imagina no resto do serviço "público".

2006-11-29 15:32:54 · answer #4 · answered by leocaixaforte 7 · 0 0

Caro Clayton há dois meses atrás eu fiz esta pergunta
e a comunidade yahoo escolheu a resposta do professor como sendo a melhor não foi a melhor não. Mas vamos aos fatos a previdência é superavitaria sim quer dizer que arrecada mais do que precisa gastar mas o governo, não é só o governo Lula não esse engôdo vem de longa data, deixa de computar varias contribuições para a previdência como PIS e CONFINS e você sabia que todas as loterias tem um percentual do que é arrecadado vai para o custeio da previdência já viu que montanha de dinheiro cada 1 real que a gente joga um percentual vai para a previdência agora quantas loterias nos temos e eu não sei porque a REDE GLOBO é a emissora que mais fala do déficit da previdência já teve matérias e documentários e entrevistas no canal 40 42 21 mas a quem interessa divulgar matéria tão danosa pasme "os bancos
com os seus planos de previdência privada"

2006-11-29 13:28:04 · answer #5 · answered by IANDHIR 6 · 0 0

Não é mito não. O INSS tem um rombo de 40 BILHÕES em suas contas, e esse buraco cresce exponencialmente. Negar isto é inventar desculpas para protelar em tomar medidas impopulares. Heloísa Helena é socialista, portanto não têm cacife para falar sobre este assunto. Daqui a pouco vão falar que o rombo da previdência é invenção da mídia. Só petistas mesmo.
Incluir o PIS e Cofins no cálculo da receita da SEGURIDADE é uma manipulação descarada dos dados. Negar o câncer que cresce na Previdência é de um desvio intelectual grave. É como jogar a culpa da crise dos aeroportos no excesso de pessoas que queriam viajar.
Uma medida inteligente e impopular (portanto sem chances de ser aplicada) seria desanexar o reajuste das aposentadorias ao mínimo e indexar ao IPCA mensal. Assim, controle inflacionário já ajudaria a conter a expansão do déficit.
Evitar o desperdício seria uma outra boa fonte de economia. Quer um exemplo? Lula deu 9 bilhões do contribuinte para cobrir o rombo da Petros, o fundo de pensão da Petrobras.
Infelizmente isso ainda seria insuficiente para contornar o rombo.

2006-11-30 05:28:59 · answer #6 · answered by Caveira Joe 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers