[De mesoderma + -ico2.]
Adj.
1. Derivado do mesoderma, ou que dele faz parte.
Mesoderma
De mes(o)- + -derma.]
S. m. Embr.
1. A camada média, das três camadas germinativas primárias do embrião, da qual derivam os tecidos conjuntivo, ósseo, cartilaginoso, muscular, o sangue, etc.
[Cf. endoderma (1) e ectoderma (1).]
u Mesoderma extra-embrionário. Embr.
1. Camada de tecido disposta em torno do âmnio e do saco vitelino.
u Mesoderma intra-embrionário. Embr.
1. Tecido que converte o disco embrionário didérmico em tridérmico.
2006-11-29 08:55:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O organismo do embrião possui três camadas fundamentais de tecidos. A mais exterior denomina-se ectoderma e a mais interna, endoderma; a do meio é o mesoderma. É nesta camada média que são produzidos novos vasos e glóbulos sangüíneos. No início, o mesoderma é constituído apenas por uma massa gelatinosa de protoplasma, com núcleos dispersos. Não existem limites evidentes entre as células, que se comunicam livremente, caracterizando, assim, o chamado sincício.
Pouco a pouco, o sincício mesodérmico dá origem à rede de delgados vasos capilares, forrados de endotélio; o protoplasma original se liquefaz e se transforma no plasma, que é a parte líquida do sangue. Em alguns pontos do endotélio, suas células proliferam e se diferenciam, dando origem a glóbulos vermelhos. Assim aparecem no interior dos capilares massas de células portadoras de hemoglobina (pigmento vermelho transportador de oxigênio), que preenchem e distendem o espaço interno desses vasos recém-formados.
Esse processo de formação do sangue que ocorre no mesoderma é, ao que parece o único exemplo de fabricação de hemáceas no interior de vasos. Durante o resto da vida fetal, os glóbulos vermelhos serão fabricados fora dos vasos.
Após o terceiro mês de vida fetal, a formação do sangue se processa, em particular no fígado e também no baço; é a chamada fase hepática da hematopoese (fabricação de sangue) fetal. Entre os vasos sanguineos e as células que compõem esses órgãos, localiza-se o mesêquima, tecido derivado do mesoderma. É a partir daí que se formam os glóbulos vermelhos do feto.
Portanto a sua resposta é muito simples, quando dizemos que algo é de origem mesodermica, queremos dizer q ele foi originado pelo mesoderma como é o caso da rede de vasos capilares, dos globulos vermelhos e do mesenquima e outros tecidos.
2006-11-30 15:47:52
·
answer #2
·
answered by HY_FLY 2
·
0⤊
0⤋
Significa que o orgão ou tecido tem origem nesse tecido embrionario.
2006-11-29 17:31:50
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
meso = meio, entr
derme = pelo
Deve ser alguma coisa que teve início no meio da pele. Nem na epiderme (superfície) nem abaixo, (nos músculos).
2006-11-29 17:01:50
·
answer #4
·
answered by Timóteo 5
·
0⤊
0⤋
origem mesodérmica: íris, corpo ciliar e coróide. A íris, conhecida vulgarmente por menina dos olhos tem função de regular por maior ou menos abertura de sua abertura central, à entrada de luz no interior do próprio olho. Já o chamado corpo ciliar, é a porção que empresta cor aos próprios olhos e está intimamente associado a própria Íris. A coróide nada mais é que a membrana do olho, que no local faz um prega servindo de alojamento a esses mesmos constitutivos anatômicos, assim como ao cristalino que logo em seguida se situa, funcionando este como lente convergente das imagens transferidas do exterior para a camada fotosensivel (retina).
2006-11-29 16:58:24
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Meso - meio; dérmica - pele. Do meio da pele ou, em meio à pele.
2006-11-29 16:51:36
·
answer #6
·
answered by pantimtim 4
·
0⤊
0⤋