Navaratri ou Dásara - Homenagem ao Aspecto Feminino da Divindade
Deus se manifesta de muitas maneiras, e uma das mais belas é o aspecto Mãe, que representa o Poder Divino atuando na Criação (como Natureza) e é reverenciado em todas as culturas, com diferentes nomes e formas.
Na tradição hindu, a Mãe Divina, ou Shakti (energia feminina), é considerada a eterna consorte do aspecto masculino de Deus e se apresenta com três formas principais: Durgá, a deusa da Destruição; Lakshmi, a deusa da Prosperidade; e Sarasvati, a deusa do Conhecimento. Elas representam as três qualidades da Natureza: Tamas, a inércia ou ignorância; Rajas, a atividade ou paixão; Sattva, o equilíbrio ou pureza.
Durante o Festival de Navaratri (Nava = nove, ratri = noite) ou Dasara (adoração às 3 Devis ou deusas), que ocorre na época que, para nós, corresponde aos meses de setembro e outubro, estas três formas da Deusa são reverenciadas.
As nove noites se dividem em períodos de três, durante os quais se invoca a cada uma das três Deusas. O objetivo é fazer com que nos lembremos de que é possível purificar os 3 aspectos que elas representam, conseguindo, assim, atravessar a “noite da ignorância”.
Durante este período, realizam-se rituais védicos de adoração. No Ashram de Sathya Sai Baba, os mais destacados eruditos e sacerdotes se reúnem para oficiar os rituais (Yajnas), presididos por Swami. Baba também costuma proferir importantes discursos durante este período, considerado altamente auspicioso.
2006-11-29 06:49:23
·
answer #1
·
answered by LeoMaia 3
·
0⤊
0⤋