English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E, por descobertas, quero dizer "encontrar" o que estava aí o tempo todo. A cada descortinar do desconhecido, passamos a nos familiarizar com o que antes nos era oculto e, talvez, estranho e assustador. Gostaria de, diante disso, fazer uma pergunta em forma de provocação, mas provocação da faculdade de pensar, da consciência: quem diz não existir um Deus revela saber muito ou, pelo contrário, demonstra um estreitamento de consciência (ou talvez, nenhuma das alternativas)? Lembremo-nos de que a ciência nem provou, nem "desprovou" a sua existência. E, por fim, por favor, não estou aqui falando especificamente do Deus de católicos, ou de espíritas, ou de evangélicos... refiro-me simplesmente ao fato da existência de um Deus. Obrigado pelas opiniões.

2006-11-29 05:18:20 · 7 respostas · perguntado por Sigma 4 2 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

7 respostas

Atualmente a Ciência procura verificar o que está certo ou na Religião. Nem sempre têm sucesso.

Mas muita das coisas explicadas na Bíblia de uma forma "poética", já foram provadas pela Ciência que realmente existem ou que poderão existir. Estas últimas, "poderão existir", refiro-me a abstração de conceitos científicos que explicados em teoria corroboram com acontecimentos ou crenças religiosas, mas que na prática não podem ser comprovadas.

De qualquer forma o melhor é mesmo separar as coisas para não ficarmos muito confusos

2006-11-29 05:39:19 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

E se Deus (não interessa de qual religião) fosse a personificação da ciência?

2006-11-29 05:29:53 · answer #2 · answered by Salomé/Lilith 5 · 1 0

certo!

2006-11-29 05:26:54 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

A compreensao do mundo é fantastica, pena que temos apenas cinco sentidos para explora-lo. Em relaçao a existencia ou inexistencia de Deus é presiso ser metodico e especificar ao maximo o conceito de Deus. Como voce considerou um ser superior ao empregado nas religioes, contribuiu para o melhor direcinamento da resposta. No entanto, faltou especificar os atributos desse Deus.

Talvez o sentido mais amplo e geral que existe sobre Deus seja o conceito de panteismo, no qual Deus seria o conjunto de forças atuantes em tudo, nesse conceito o ser supremo teria apenas um atributo absolutividade de existencia. Neste caso seria impossivel negar a existencia de tal entidade.Pois mesmo que existice apenas uma pedra no universo e mais nenhuma força, no sistema panteista a pedra seria Deus.

As religioes criam e moldam seu Deus da forma mais convenient possivel. Prova disso temos as eternas discussoes dos fieisque nunca chegam num concenso. No sistema religioso, é facil perceber que a maioria das religioes sao superficiais e possuem dogmas infundados baseados na falta de conhecimento dos seguidores, que por medo de castigo divino nunca questionam nada, acentam tudo como verdades indiscutiveis.

Mas voltando para apergunta, depente do grau de profundidade de que aceita ou nega a existencia de uma entidade superior. Muitos sao ateus porque pensam que o mundo é uma droga e sentem que a melhor maneira de expresar isso é com rebeldia. Por outro lado, temos aqueles que concluiram atravez do livre ato de pensar que nao a provas ou evidencias satisfatorias para optarem por uma crença, neste ultimo caso nao vejo estreitamento de conciencia, mas sim faculdade de pensamento independente.

Em relaçao aos teitas é observado o mesmo fenomeno, muitos creem nas suas religioes nao porque refletiram a fundo sobre sua vida e no que acreditam, aceitam o que les é dito, afinal na maioria dos casos a educaçao religiosavem da familia, na idade em que a criança e muito sugestiva, assim fica compreensivel ela adotar determinada doutrina pois seus familiares axiliam para isso acontecer. Como acontece com alguns ateus existem individuos que optam por determinada doutrina refletindo, esses entendem que seus preceitos no ambito religioso sao necessarios pois sua razao os julga como validos. Esta ultima categoria de teistas tambem ao meu ver nao dever ser considerados de conciencia estreita.

Finalizando percebo que independe da conclusao que o individuo tirou de suas premisas. Para perceber alguem tem conciencia estreita ou ampla é necessaria analisar os motivos que o levaram a tal conclusao.
Portanto temos teistas e ateistas com mente aberta, que sabem utilizar suas faculdades de juizo, mas tambem temos o inverso.

Contudo os humanos sao espertos o suficiente para perceberem que estao muito longe de respostas absolutas ou inquestionaveis. Por ultimo cabe resaltar que existe um consenso entre as a varias correntes de pensamento transedental certos fenomenos e forças sao inacessiveis a mente humana. Algumas ideias estao um pouco confusas pois faltou capacidade de articulaçao do autor, falta de expressao é um problema, mas de qualquer jeito bom ou mau saiu. Valeu

2006-12-02 10:39:29 · answer #4 · answered by tempol131 2 · 0 0

Há alguns anos quando se pensava que o átomo era indivisível tinha-se o conhecimento teórico da existência de Deus. Atualmente é impossivel negá-lo, no entanto, surgiu uma outra pergunta bem mais intrigante na forma até de uma piada: Quem ou o que criou Deus, para que, então, Ele criasse todo o resto? Intrigante não? Não creio que este tipo de pergunta, nosso, QI limitado esteja preparado para responder.

2006-11-29 11:00:40 · answer #5 · answered by Cida 6 · 0 0

É, muitos negam a existência de Deus. Fato que certamente não se deve a um excesso de sabedoria. Se deve claramente a um estreitamento de consciência. Pois pense bem, o que é reduzir tudo que se pode perceber a um "acidente cosmológico"? Até que ponto a "pura e simples" ciência é aplicável? É bem verdade que a ciência descobre coisas novas e importantíssimas a cada dia, mas cada descoberta gera novas dúvidas e desafios que quando descobertos gerarão novas dúvidas e desafios....
Gosto de falar sobre ciência e Deus especialmente na questão do surgimento do Universo. Claro que podemos justificar ou tentar justificar os eventos que acontecem na Terra e no universo de forma geral como conseqüências de eventos anteriores, isso se partirmos da premissa de que todo evento requer um anterior.
Mas se formos pensar realmente como tudo isso surgiu, ou seja o "primeiro evento", entitulado pelos cientistas de Big Bang, e contextualizado como uma grande explosão que deu origem ao tempo e ao espaço, temos que, na minha modesta opinião, recorrer ao Criacionismo. Eu escuto algumas pessoas, tentando explicar a origem da explosão, como ela aconteceu e tal. Mas como isso é possível? Como contextualizar algo que deu origem ao espaço e o tempo? Será que é difícil aceitar que isto está além do que a mente humana pode conceber? Difícil aceitar que uma força superior criadora ("Deus"), que provavelmente não é o pai daquele rapaz bonzinho e barbudo, fez surgir tudo que se pode imaginar e muito mais do nada?
Daqui a 500 anos estaremos nos perguntando as mesmas coisas. Deus existe? A ciência explica tudo?

2006-11-29 06:10:14 · answer #6 · answered by DAMD 2 · 0 0

Acho que o homem quer se julgar superior a Deus, sempre criando suas Leis, e se metendo onde não deve. Com Deus não se brinca.

2006-11-29 05:52:24 · answer #7 · answered by Lisete C 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers