O Sul do Brasil é mais alfabetizado, mais trabalhador, mais desenvolvido, mais empreendedor, tem os melhores índices de desenvolvimento, qualidade de vida, enfim. Paga também muito mais impostos que o Norte, não era de se esperar que recebessem mais recursos também? Mas não é o que ocorre.
Ao invés do governo premiar os três estados por conseguirem bons resultados, TAXA mais ainda, enquanto que os nordestinos são BONIFICADOS com uma quantidade cada vez maior de verbas do Estado.
E o presidente Lula promete expandir muito mais o assistencialismo.
Isso é certo?
(Se responder informe seu estado).
2006-11-29
03:52:26
·
22 respostas
·
perguntado por
Almirante Kirk
3
em
Governo e Política
➔ Governo
Já estive em Porto Seguro durante as férias e me lembro muito bem. Axé Moa em plena terça-feira e a praia estava LOTADA, eu perguntei para um bahiano: "É todo dia assim?" ai ele me respondeu: "Tah limpeza, tah limpeza, aqui nóis não se estressa não!"... foram exatamente com essas palavras. As vezes aqui em casa nóis até brincamos, "ta limpeza, ta limpeza". É incrivel como eles vivem por lá, essa foi a impressão que eu tive.
Também visitei Salvador e não era muito diferente, bahianas cobrando 15 reais para tirar uma foto! Absurdo.
2006-11-29
04:10:47 ·
update #1
Porque os nordestinos aí de baixo são tão contra a separação? Será que é porque vão perder o pé-de-meia fácil do governo seus cara-de-pau!?! Se fossem mesmo tão corretos teriam orgulho de sua própria região e concordariam com isso.
2006-11-29
04:22:49 ·
update #2
Ninguém "precisa de ajuda", o que as pessoas precisam é de oportunidades. Meu avô, por exemplo, é alemão, veio morar aqui no interior de Santa Catarina no início da década de 30 junto com outros imigrantes, e sem um "****" no bolso. Nunca recebeu "bolsa-família" mas nem por isso de crescer muito na vida - plantando arroz, criando suínos, trabalhando, correndo atrás, enfim. Hoje ele possui uma cooperativa que leva seu nome (Junckes) e têm a felicidade de dizer que conseguiu dar formação e estudos para todos os seus filhos.
Não estou sendo discriminador nem preconceituoso – mesmo porque, não fui eu quem pré estabeleceu estes conceitos que aí estão – só não acho justo essa política paternalista governamental, é obviamente desestimulante. Repito: “O sucesso do bolsa-família não tem que ser medido pelo número de cidadãos que INGRESSAM no programa, mas sim pelo número que SAI”. No entanto, Lula não tem sequer projetos para encaminhar essas pessoas para uma vida autônoma.
2006-11-29
04:44:50 ·
update #3
E uma salva de palmas para o "krd_sde" que complementou muito bem meu ponto de vista.
Agora tenho mais o que fazer, fui!
2006-11-29
04:47:04 ·
update #4
Preconceito porque?
Sou de São Paulo, e ele não esta mentindo, tem muito nordestino trabalhador, mas muitos vem aqui pensando que vai ganhar a vida fácil, o que não acontece, quando ele vê a realidade vai roubar....
É só notar os presídios de São Paulo, grande parte dos detentos são nordestinos...
São Paulo é mais desenvolvido, possui um desenvolvimento maior, tem o maior numero de empresas (mini, pequenas, grandes....), possui em geral uma qualidade de vida melhor, grande parte dos impostos pago por São Paulo a União vai para programas como o Bolsa-Familia (os maiores beneficiados são os estados do nordeste...), ele não esta mentindo, o que ele disse é fato, porem muitos tem um ativismo e ignoram isso, dizendo que uma Paraíba da vida é um estado desenvolvido, que la não existe favela (quem mora nas favelas de São Paulo?, grande parte dos moradores são nordestinos...) e que se vive com uma qualidade de vida supimpa!
Ele não esta confundindo Norte com nordeste, assim como Sul e Sudeste, porem se BC for ver no mapa o nordeste fica pra cima! (Nordeste = Norte e leste!!!) e o sudeste fica ao Sul (Sudeste = Sul + Leste)....
Ninguém esta insultando o Nordeste, e do mesmo jeito que o Nordeste sustentou o Brasil na colonização, o Sudeste sustentou o Brasil no tempo do Império e pós-império...
Ninguem falou que os nordestinos são preguissosos, preguissoso tem em quaquel lugar do mundo, sendo o tema da pergunta diferente desse, ninguem falando de uma separação Norte-Sul, de um visto para locomoção...
Egoismo...
Acho que o que quis dizer foi: o sudeste precisa de verbas federais do mesmo jeito que o Norte, proporcionalmente o governo investe mais no nordeste do que no Sul, o dinheiro do investimento (em grande parte) é proveniente do Sul, e esse investimento (em grrande parte) vai para programas sociais como o Bolsa-Familia (Não ha duvidas de que isso influenciou na votação) o Bolsa-Familia ja foi criticado ate pela CNBB, ela disse que o Bolsa-Familia acomoda algumas pessoas...
O governo se faz de Hobbin-Hood brasileiro, o que não é certo, pois os impostos pagos pelos paulistas vieram do Trabalho deles, o que muitos imigrantes ganharam não veio do ceu, meu avo por exemplo, que veio do Japão, veio ao Brasil com 18 anos, começou trabalhando como agricultor (plantava tomate...) e assim foi progredindo, hoje minha familia tem ma qualidade de vida razoavel, e eles não tiveram nenhum tipo de assistencialismo, e algo obvio, é que alguem que quer crescer, que tem uma meta x, e que tenha vontade consegue, com mais ou menos dificuldades pelo caminho, mas é possivel...
E claro que o Brasil vai progredir com pessoas como ele, assim como os EUA evoluiram apos a guerra da secessão, houve diferenças de interesses e pensamentos, mas ambos progrediram....
2006-11-29 04:14:21
·
answer #1
·
answered by krd_sde 3
·
5⤊
7⤋
Vagabundo existe no mundo todo. A Geografia não os separa dos trabalhadores. O problema que ocorre é porque existem muitos Estados na região norte-nordeste, ocasionando a maioria no Congresso Nacional. Se fossem políticos honestos, já teriam resolvido boa parte dos problemas da região.Mas sempre criaram seus feudos, barrando principalmente a educação, pilar básico da democracia. Por isso boa parte dos recursos vai para lá, mas não é aplicado para benefício da população, daí a bronca dos "sulistas" vendo seu dinheiro roubado. Lamentável ver um Jader Barbalho, com algemas nos pulsos, meses atrás, reeleito... No "Sul (Sul e parte da região Sudeste), houve uma mescla maior com europeus imigrantes, que mesmo sendo colonos, tinham uma cultura mais elaborada e não permitiram tantos abusos (mesmo assim votaram em Maluf, Clodovil...)
As terras dessa região permitiram o desenvolvimento e a crescente diferença entre a população dos dois extremos. Isso acontece até hoje na Itália, onde o Norte é rico e o Sul é pobre e não aceito.
Concordo com a distribuição do bolsa família, mas condicionado a coisas que existiam e tiraram: provar que os filhos vão para a escola e fiscalizar quem realmente precisa.
Hoje virou bagunça: gente que precisa não recebe, vagabundo recebendo (conheço um monte aqui no sul) e as crianças não estão indo para a escola e sim pedindo esmolas por aqui ou indo para a roça em outas partes.. Dessa forma ficaremos a vida toda pagando e o povo nunca terá cultura suficiente para saber escolher seus representantes ( e cultura é coisa pouca nesse país, onde o sul é menos pior ).
Nesse estado de coisas, o povo sempre será manipulado.
Mas parece ser um mal da maioria dos brasileiros: fazem qualquer coisa para não irem à escola. Livro para que? Imagine que vou deixar de comprar minha cerveja e cigarro para gastar com livro... Dessa forma, meus trinetos continuarão a pagar bolsa família, pois sem escola, não existe melhoria social.
Resumindo: conheço gaúcho trabalhador e vagabundo, baiano culto e baiano burro.. Faltam oportunidades para alguns e vergonha na cara para muitos...
2006-11-29 04:58:59
·
answer #2
·
answered by Gilberto C 5
·
3⤊
2⤋
Sou do sudeste também, mas acho q esta é a lei da natureza, quem tem mais deve dividir com os q precisam. Acho q deveria haver uma politica de investimentos no norte/nordeste, seria o desejável, criação de empregos, indústrias, enfim condições para q o próprio povo nordestino se sustentasse sem precisar esperar ajuda. Mas acho q por uma questão de política econômica, os investimentos são feitos no sul/sudeste, então...
2006-11-29 04:11:11
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sou do Paraná e tenho certeza que não é assim, você está chorando por uma coisa que só existe na sua cabeça, o Sul é ainda bastante agrário, quem paga mais impostos, bem mais, é o Sudeste, que é onde tem mais industrialização, ous eja, o maior número de empresas, que pqgam muito imposto, sem contar que tem a mior população entre todas as regiões.
E somos parte de um todo, se tem partes menos desenvolvidas,
temos que ajuda-las pera que tornen-se prósperas.
2006-11-29 04:06:30
·
answer #4
·
answered by MotoqueiroCrazy 5
·
2⤊
1⤋
Acho certo e corretíssimo...
Pois o dia que todo o Nordeste conseguir ser tão desenvolvido como o Sul e alcançar os índices que te deixam "tão orgulhoso" de ser do Sul, com certeza o País Brasil, que neste caso é o mais importante e maior interessado, poderá passar a ser um País mais desenvolvido e quem sabe um dia País de Primeiro Mundo...
Não consigo entender essa bronca de quem é do Sul com a Turma do Nordeste.
Sou de São Paulo, Capital.
PT. Saudações.
2006-11-29 04:04:26
·
answer #5
·
answered by Rogério Pulga 7
·
3⤊
2⤋
Em termos concordo com vc...SP tmb passa por isso! Esse governo chamado de "GOVERNO DO POVO" só bonifica os que não merecem...Nao acho certo dar o peixe, e sim ensinar a pescar e não é o que o governo está fazendo!!
De outro lado concordo que lá precise de mais investimento para que a região possa se desenvolver e que possa ser auto suficiente como é o Sul e Sudeste, o que acontece é que lá tem mtas pessoas de pouca cultura e que não querem fazer nada alem de filhos. O primeiro investimento a ser feito lá tem que ser a educação...não adianta dar casa e comida pra qm nao tem educação, pois senão serão eternos dependentes.
Sou de SP Capital!
2006-11-29 04:04:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Eita pensamento discriminador e preconceituoso (Atenção! essas duas palavras têm conceitos diferentes, muito embora eu veja uma par de imbecis utilizando as duas como se fossem exatamente a mesma coisa)
2006-11-29 03:56:28
·
answer #7
·
answered by Marcelo L 3
·
4⤊
3⤋
Meu Amigo Suíno,quero dizer Sulino,esse seu
preconceito é um tanto descabido e não condiz
de forma alguma com a realidade.No Norte e no
Nordeste do Brasil as pessoas são trabalhadoras
e não vivem de esmola,vive do suor do seu rosto.
Agora,tem pessoas realmente necessitadas que
precisam de ajuda,e o Governo também é
responsável por elas!
Moro aqui no Norte,Belém do Pará,com muito orgulho!
2006-11-29 04:57:31
·
answer #8
·
answered by ? 7
·
2⤊
2⤋
O Nordeste é históricamente conhecido como terra de barões e latifundios, onde os pobres se mantiveram pobres até hoje, tanto pela falta de estrutura secular, quanto pela usurpação atual de empresas que se instalam lá com o apoio do governo. O sul é conhecido por uma colonização de povos que tinha mais conhecimeto de luta, pois começaram a a chegar "agora no país" (sec. 19).
2006-11-29 04:06:56
·
answer #9
·
answered by Leandro 3
·
1⤊
1⤋
Meu amigo sulino, A região mais desenvolvida do Brasil é o sudeste e sul e eu acho razoável que os estados do sul e sudeste ajudem o norte e nordeste, a final de contas não somos um único país.
2006-11-29 04:03:16
·
answer #10
·
answered by Val 5
·
2⤊
2⤋
Nossa...! q preconceituoso.
Eu sou do CEARÁ, e aqui num tem gente encostada não, tem muito trabalhador.
Estamos melhorando e qria eu que fosse o Nordeste que pudesse ajudar as regiões e estados mais necessitados, assim, o Brasil se tornaria um País forte.
2006-11-29 04:02:36
·
answer #11
·
answered by Miranda 4
·
3⤊
3⤋