O diodo retificador é um dispositivo eletronico formado por um material (cristal) semi-condutor que pode ser o silicio ou germanio mais esses cristais não conduzem eletricidade para isso acontecer precisam passar por um processo chamado de DOPAGEM. Uns dos processos de dopagem consiste em usar elementos que contenham cinco életrons na sua camada de valencia como o antimonio ou o arsenico são colocadas na estrutura cristalina do silicio ou do germanio na proporção de um para cada dez milhões de atomos. esse tipo de dopagem forma o que chamamos de material tipo N existe outro tipo de dopagem que forma o material tipo P mais não vou descreve-lo porque estou com pressa bem esses semi-condutores já formados precisam serem ligados para formar o diodo bem o material P tera buracos livres e ions negativos fixos já o tipo N tera eletrons livres e ions positivos fixos a região de contato entre os dois materiais se chama de junção juntando os dois materiais aparecerão na junção forças ionicas que vão atuar da seguinte maneira: os ions negativos da região P vão repelir os eletrons livres da região N da mesma forma que os ions positivos da região N vão repelir os buracos da região P em consequencia teremos uma area proxima da junção vazia de portadores de corrente esta area recebe o nome de região de depleção ou carga de espaço conectando ao diodo um pontencial eletrico de modo que na região N esteja o terminal positivo da bateria e na região P o terminal negativo a região de depleção vai aumentar os buracos livres da região p serão atraidos para o terminal negativo da bateria da mesma forma que o terminal positivo da bateria vai atrair os eletrons livres da região N alguns eletrons conseguem chegar ate o terminal posivo da bateria e são conduzidos ate o terminal negativo penetrando na região P e aqnulando alguns buracos mais num espaço de tempo pequeno essa circulação cessa e o diodo se comporta como um isolante invertendo a polaridade da bateria no diodo de maneira que na região N se aplique o terminal negativo e na região P o terminal positivo o potencial negativo aplicado na região N vai repelir os eletrons em direção á região de depleção da mesma forma o potencial positivo aplicado na região P vai repelir os buracos também para a região de depleção o efeito que vamos obter é de que os portadores majoritários de corrente vão atravesar a barreira de depleção permitindo o fluxo de corrente eletrica dessa forma o diodo se comporta como um elemento condutor.
Bem os DIODOS são usados para retificar as correntes alternadas ( transformar a corrente alternada em continua ) usando os principios que vc viu a cima existe varias maneiras de se usar o diodo para retificar correntes...
espero que minha resposta tenha te ajudado valw abraço...
2006-11-29 07:03:02
·
answer #1
·
answered by jdjuniordj214 2
·
0⤊
0⤋
Diodo retificador é um disposistivo eletrônico que permite a passagem de corrente em apenas um sentido, oferecendo alta resistencia no sentido reverso.
Possui um terminal catodo e outro chamado de anodo.
Por essa caracteristica é utilizado nos retificadores, que são conversores de corrente alternada em continua.
Assim, dependendo da configuração desse componente no circuito conseguimos com que apenas os semi-ciclos positivos tenham passagem ou se o invertermos, apenas os negativo, de uma corrente alternada.
Existem diversas configurações em que os diodos retificadores são utilizados, tais como retificadores de meia onda (o mais simples) retificadores de onda completa com dois ou quatro diodos, etc. Normalmente utiliza-se outros componentes em conjunto com os diodos para que se obtenham otimizações da tensão retificada, tais como capacitores e bobinas. (compondo filtros LC).
Existem os retificadores rápidos e os lentos.
Os retificadores lentos são os comumente usados nas fontes retificadoras e os rápidos em circuitos onde trabalhamos com frequencias mais altas. Áudio ou radiofrequencia.
Os primeiros diodos eram à valvula (termoionicos) depois sugiram os retificadores de selênio e hoje são utilizados materiais como o Silicio e o Germânio.
Aguns tipos já vem encapsulados contendo um conjunto de quatro, montados em ponte, onde existem quatro terminais, dois ligados na fonte AC (tensao alternada à ser retificada) e outros dois compoem os terminais positivo e negativo da tensão retificada.
Os demais modelos são com involucro em epóxi, plastico ou metálico com dois terminais. Um correspondente ao catodo e o outro ao ânodo. Variam também de tamanho, os de alta corrente são relavamente grandes.
Espero que resposta te satisfaça...
Grd abraço.
2006-11-29 05:12:33
·
answer #2
·
answered by martins357 3
·
1⤊
0⤋
É isso ai que todos falaram, só tenho p/ acrescentar que os diodos são feito com cristal de quartso os primeiro rádios eram feito com eles que tinha o nome de pedra galena este radio era composto de uma bobina uma pedra galena (atualmente vc pode fazer com um diodo) , um condensador variável e um fone, só isso monta o radio
2006-11-30 03:28:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em palavras simples, um diodo tem um campo elétrico internamente armazenado.
Quando a tensão aplicada entre seus terminais tem a polaridade do campo, o diodo conduz; quando a tensão tem polaridade contrária, o diodo não conduz.
2006-11-29 04:52:33
·
answer #4
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
Diodo é o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica, tanto pode ser em estado sólido quanto termiônico
Um retificador é um dispositivo que permite que uma tensão ou corrente alternada(CA) (normalmente senoidal) seja retificada, sendo transformada em contínua. Existem vários tipos de retificadores e métodos complexos para seu projeto e construção, normalmente sendo empregados no circuito DIODOS e tiristores (esse último amplamente utilizados em retificadores de alta potência). Os retificadores mais simples são do tipo meia-onda e onda completa.
2006-11-29 02:24:34
·
answer #5
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋