Oi,
Porque seguem o padrão da máquina de escrever:
Teclado
O segundo maior elemento causador de desconforto é o teclado.
Diversos fatores são responsáveis por esses problemas. Entre eles:
i) Padrão - disposição das teclas
Os teclados de computadores herdaram a disposição das teclas das máquinas de escrever, assim como a bitola de trens herdou a bitola das carruagens romanas. A disposição mais popular e hoje considerada padrão (ISO 9995) a partir de 1971, é a disposição chamada de QWERTY. Esta disposição foi inventada por Christopher Latham. Sholes, Glidden e Soule, em 1878, e usada em uma máquina de escrever da Remington. Na figura abaixo aparece a disposição das teclas, onde se observa na primeira linha à esquerda, as 6 primeiras letras são Q, W, E, R, T e Y, de onde se originou o nome para o teclado.
A disposição e posição das letras, no teclado QWERTY, causa algum tipo de desconforto, em especial dores no túnel carpal, pela posição angular com que as mãos trabalham sobre o teclado.
Em 1930 o Prof. August Dvorak propôs uma nova disposição das teclas, onde as vogais ficariam todas juntas na linha central (linha de descanso) à esquerda. Entretanto a iniciativa não obteve muito sucesso, e embora hoje exista lugares onde este lay-out é preferido, esta não é a situação da maioria dos países e comunidades. Outras disposições vêm sendo tentadas e testadas recentemente. Entre elas o chamado teclado ajustável para um dedo (One-Finger).
Recentemente a Microsoft propôs um teclado dito ergonômico, conhecido como teclado natural Microsoft.
Em 1977 foi apresentado um outro lay-out, por Lilian G. Malt , denominado de MALTRON. A Idéia era criar um ângulo das mãos sobre o teclado, não somente de frente para o teclado, mas também uma pequena inclinação para as laterais.
Recentemente apareceram algumas versões de teclado, com a disposição qwerty, mas com a inclinação similar ao Maltron, sendo chamados de dobráveis.
ii) inclinação
Desde os primeiros teclados das máquinas de escrever, se entendeu ser importante que as várias linhas de teclas estejam inclinadas em relação ao plano horizontal. Hoje a quase totalidade dos teclados possui pés ajustáveis para a regulagem da inclinação do teclado. O efeito positivo é a diminuição das dores nos pulsos, pois o ângulo que as mãos trabalham sobre o teclado fica mais adequado, quando o teclado está inclinado.
iii) bloco numérico
Quando se digita grande quantidade de números, ganha-se bastante em velocidade, quando junto ao teclado de letras e símbolos se tem o chamado bloco numéuzido. É um conjunto de teclas, dispostas de forma retangular (quase quadrada), com os 10 algarismos e geralmente o ponto decimal e um Enter/Return, entre outras adicionais.
Duas disposições têm sido usadas para este teclado. A mais freqüente é a disposição tipo máquina de calcular.
iv) teclado em português x teclado português
A disposição das letras e dos números é relativamente constante em todos os teclados do padrão QWERTY. Porém os caracteres de pontuação e acentuação, têm diferentes posições dependendo do tipo de teclado. O teclado "em português", comercializado no Brasil, em geral, segue o lay-out desses caracteres, igual ao padrão ASCII americano, com poucas diferenças. Já o teclado "português", desenvolvido para ser comercializado em Portugal, contém praticamente os mesmos símbolos, só que em posições diferentes. Isto faz com que um usuário que esteja acostumado com o teclado "em português", se atrapalhe, toda vez que encontra em algum lugar um teclado com o teclado "português".
v) cor das teclas - cor das inscrições
Como a maioria dos usuários não teve algum tipo de treinamento em datilografia, estes não possuem a destreza de digitar sem olhar para o teclado. Assim sendo, a visibilidade das inscrições nas teclas, passa a ser um ponto importante.
Abaixo seguem algumas combinações (pela ordem de legibilidade e conforto de leitura), de cores para a tecla (fundo) e inscrição dos símbolos:
tecla cinza (claro) inscrição preta
tecla creme inscrição preta
tecla branca inscrição preta
tecla preta inscrição branca
tecla cinza (escuro) inscrição branca
tecla cinza (escuro) inscrição preta
tecla preta inscrição cinza.
vi) tipo de tecnologia de contato do teclado
Inicialmente todos os teclados eram mecânicos, ou seja, ao acionar uma tecla, um contato é fechado, como se fosse um interruptor de campainha. O inconveniente desta tecnologia, é que com o tempo, os contatos ficam oxidados, dificultando o fechamento do contato elétrico.
Outras tecnologias apareceram, tentando resolver o problema, com maiores custos, e outras apareceram para diminuir os custos.
O teclado de membrana consiste em duas espirais entrelaçadas, mas que não se tocam. A tecla possui uma chapa metálica que quando pressionada faz um curto-circuito em algum ponto entre as duas espirais.
Dentre as tecnologias de maior custo e melhor confiabilidade estão:
teclado por efeito "hall", que usa o princípio da física que leva o nome.
teclado capacitivo
teclado "HP", usado nas calculadoras e outros equipamentos da HP, com dispositivo peculiar, que fornece feedback sensitivo de efetivação do contato elétrico.
teclado com "reed relé", que utiliza um relé miniatura, acionado por campo magnético deslizante.
vii) sensibilidade das teclas
A sensibilidade das teclas tem muito a ver com a tecnologia do teclado. Existem teclados que fornecem o feedback de que a tecla foi efetivamente acionada (contato elétrico) por meio táctil, que é o mais indicado e eficiente para produtividade elevada. Outros fornecem este retorno através de ruído típico, causado pelo impacto dos dedos sobre a tecla. Outros ainda fornecem um bip sonoro, gerado eletronicamente, que na maioria dos casos prejudica a produtividade, pois o incômodo auditivo constante, causa sérios danos de irritabilidade ao usuário. Há ainda aqueles que nada fornecem, obrigando o usuário a conferir na tela, se a tecla foi efetivamente acionada ou não.
viii) altura sobre a mesa
O teclado deve ficar numa altura tal que os braços do usuário operem sobre o teclado, mantendo um ângulo de cerca de 90 graus entre braço e antebraço.
ix) destacável ou fixo
A maioria dos teclados é ligada ao computador através de um cabo flexível, permitindo que o usuário desloque o teclado para qualquer posição fora da mesa, ou lateralmente sobre a mesa. Há casos em que o teclado é incorporado ao computador, ou é fixado sobre a mesa (em laboratórios coletivos), para evitar que se remova (ou seja furtado) o mesmo. Nesses casos, na maioria das vezes, a postura adotada pelo usuário, não é ergonomicamente correta, causando desconforto principalmente nos pulsos, ombros e braços.
Um abraço
2006-11-29 09:54:07
·
answer #8
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋