English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não seria também paternalista ou populista o governo voltado para os interesses das camadas mais favorecidas da sociedade, isto é, da elite?

2006-11-29 00:29:58 · 9 respostas · perguntado por Valdevino Marques F 2 em Governo e Política Lei e Ética

9 respostas

Olá Valdevino Marques F,

Suas perguntas, quase nunca possíveis de plenamente caracterizá-las como "perguntas", sempre quase afirmações, sempre emitindo "juízos de valor". Um bom "perguntador" é imparcial, quer respostas diversas, a fim de formar um consenso ou obter uma maioria. Suas perguntas são muito evasivas, procure defini-las melhor, torná-las imparciais, possibilitar uma discussão saudável, não vários elogios ou críticas a sua opinião. Terá respostas surpriendentes quando seguir estes conselhos, algumas que lhe farão até refletir sobre o que pergunta ou visualizar um outro ângulo de cada questionamento.

Mas, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia, acate se quiser.

Pois bem, o termo paternalista (como qualquer coisa em ciências humanas), pode ser visto de várias formas, sendo que eu utilizarei dois exemplos:

a) Paternalista pois "cuida" da população menos favorecida como se fosse "pai", ou seja, sem avaliação de condutas, somente pelo inerente dever de cuidar;

ou

b) Paternalista pois privilegia uns em detrimento de outros.


O atual Governo é considerado "paternalista" por ambas as condutas, pois dá (benefícios ou esmolas, como queiram), sem nada exigir em troca (nenhuma contra-prestação, nem mesmo a freqüência escolar, como exigia o Bolsa-Escola), e, com isso, cuida, independentemente de avaliar se a pessoa tem "baixa renda" por desocupação ou por falta de Oportunidade. E, ainda, privilegia, indevidamente alguns, em detrimento de outros, principalmente porque o programa é de distribuição de renda (tira o pouco ou quase nada de uns e dividem o "miserê" para outros poucos).

Quanto a elite, não sei onde você vive, mas aqui onde eu vivo há somente 02 residencias próximas (em 20 mil habitantes) que eu consideraria seus moradores "de elite", sendo que uma das famílias está falida (é que a cidade ainda não sabe). No Brasil não há elites, tomos somos pobres, uns um pouco mais, outros um pouco menos, elites só os políticos ou os milionários sonegadores de impostos (os quais nenhum deles perderiam seu precioso tempo aqui no Y!R).

Quanto ao Populismo, veja que o significado é completamente diverso de paternalisto (você, ao que vejo, usou-os como sinônimos e não o são). Populista é o governo que fala para o povo, ou seja: FALA, DIZ, DISCURSA, EMITE COMUNICADOS, diretamente ao povo, sem utilizar-se de alguns obstáculos comuns em democracias constituídas (como os porta vozes, por exemplo). Assim, o governo de Lula é populista, porque em seus discursos ele fala com o povo (metáforas futebolísticas, exemplos pessoais, gírias e silogismos de "senso comum").

Não critico as atitudes do presidente, se ele fosse um bom governante isso tirariasse "de letra". Ocorre porém que ele não foi eleito para "bater papo" ou "convencer" o povo e sim para trabalhar habilmente como administrador dos bens da coletividade.

Não há problemas em "paternalismo" e "populismo", contudo que os deveres éticos e administrativos sejam respeitados e os benefícios ou oportunidades sejam disponibilizados a todos em igualdade de condições, o que não ocorre no Brasil.

Faltaria grana se dessem para todos? Óbvio, faltará grana em breve mesmo dando para poucos. O problema é que não deveriam dar e sim condicionar: "até um determinado tempo", "até a conclusão de um curso profissionalizante", "até surgirem estas e aquelas oportunidades".

Brasileiro é ingênuo, deveria exigir sim: equiparação, igualdade, não distribuição e discriminação. Mas enfim, a democracia é jovem e tentadora demais para aqueles que não a valorizam.

B-jos para todos.

2006-11-29 06:38:50 · answer #1 · answered by Si 7 · 0 0

Valdevino,
Nos países civilizados, a maior preocupação dos governos, é trazer as camadas menos favorecidas para classe média e depois num processo incessante melhorar seus rendimentos.
O resultado, é que com um consumo interno forte, o país sempre terá grandes empresas, comercio pujante, tecnologia de ponta etc.
Os idiotas, imbecis, e com falta de inteligência que póvoam o Brasil, não conseguem entender este processo.
Estudem história economica, o surgimento do capitalismo, conheçam um pouco dos EUA.Europa,Japão,Austrália,Canadá e confirmarão.
Um bom livro: A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO Autor Max Weber Ex-Prof. Sociologia da Univ.Berlim de 1920. Repito 1920.

2006-11-29 08:45:20 · answer #2 · answered by Silvio R 5 · 1 0

É chamada paternalista porque apenas doa um determinado valor, uma esmola e não faz aquilo que é real no mundo inteiro, criação de empregos, pois só com o trabalho o ser humano mantem a sua dignidade.

2006-11-29 08:32:22 · answer #3 · answered by alcirflorentino 7 · 1 0

Um governo que só pensa em dar esmola, só pode ser chamado de paternalista. Seria melhor dar educação e trabalho para esta gente, pois merecem mais dignidade.

2006-11-29 09:57:03 · answer #4 · answered by claudioroy s 7 · 1 1

O foco não é este. O caso é que não adianta o governo ficar dando vale comida, roupa, transporte indefinidamente. Isto só faz aumentar a dependência das pessoas e as contas. E não vai resolver problemas, apenas empurrar. Por isto é dito paternalista.

2006-11-29 09:06:36 · answer #5 · answered by Blue Guy 3 · 1 1

Vamos pensar da seguinte forma:
- estamos chamando de paternalista o governo que fica dando esmolas para essa população mais carente.
- dando essas esmolas, o povo não precisa trabalhar.
- não precisando trabalhar, não há porque investir em educação, infra estrutura, saude, enfim, em coisas que trariam o progresso para essa população.
- e, o pior de tudo, quando chegar as próximas eleições, terão os mesmos votos dessa gente.
Formou-se o círculo vicioso.
A única solução é a que menos interessa ao governo, investir muito em educação, da básica a superior, formando e informando o povo das suas reais necessidades e possibilidades, eles não fazem isso para continuar manipulando esse povo que sofre e morre, mas o que aparece é a esmola paternalista que recebem.
Não tenho nada contra o atual governo, só gostaria de saber como cobrar o que eles prometiam antes de estar no poder.

2006-11-29 08:58:43 · answer #6 · answered by Experiente 3 · 1 1

Paternalista porque protege os mais fracos, assim como os pais sempre defendem os filhos que estão em desvantagem.

2006-11-29 08:39:38 · answer #7 · answered by Eduardo 5 · 0 1

não sei

2006-11-29 08:38:05 · answer #8 · answered by GT-3000 4 · 0 1

Simplesmente porque a elite só quer para ela.

2006-11-29 08:34:00 · answer #9 · answered by Eduardo TP 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers