[Do tax. Philodendron < gr. philódendron, neutro de philódendros, 'que ama as árvores'.]
S. m. Bot.
1. Gênero de plantas trepadeiras da família das aráceas, com espatas de cores variadas, flores em espádices densos, e que são muito cultivadas em parques e jardins.
2. Qualquer espécie desse gênero como, p. ex., a Philodendron oxycardium ou P. cordatum, vulgarmente conhecida como jibóia [ v. jibóia (2) ] , e a P. adreanum, dita filodendro-negro (q. v.).
3. Qualquer espécime desse gênero.
2006-11-28 22:02:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Uma planta
2015-11-03 09:09:14
·
answer #2
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
filodendro
[Do tax. Philodendron < gr. philódendron, neutro de philódendros, ‘que ama as árvores’.]
Substantivo masculino Bot.
1.Gênero de plantas trepadeiras da família das aráceas, com espatas de cores variadas, flores em espádices densos, e que são muito cultivadas em parques e jardins.
2.Qualquer espécie desse gênero, como, p. ex., a Philodendron oxycardium ou P. cordatum, vulgarmente conhecida como jibóia [v. jibóia (2)], e a P. adreanum, dita filodendro-negro (q. v.).
3.Qualquer espécime desse gênero.
2006-11-28 23:27:23
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
planta de rápido crescimento, aprecia locais sombreados e não suporta correntes de ar... o resto já responderam...
curiosidade: virou nome até de uma revista eletrônica pra estudantes com dificuldades de aprendizagem...eles tem um vaso com filodendro na sala e todos cuidam. Pra mostrar a importância da união e do apoio no crescimento.
2006-11-28 22:23:32
·
answer #4
·
answered by Zug♪ 6
·
0⤊
0⤋
Oi,
Nome popular: Filodendro
Nome científico: Philodendron bipinnatifidum
Parte tóxica: Todas as partes da planta
Princípio ativo: Ráfides de oxalato de cálcio
Sintomatologia: Logo após a ingestão de qualquer parte da planta, ou do simples ato de mastigá-la, surgem intensas manifestações: irritação de mucosa; edema (inchaço) de lábios, língua e palato; com dor em queimação, salivação; dificuldade de engolir; cólicas abdominais; náuseas e vômito.
Tratamento: O tratamento é sintomático e inclui uso de demulcentes (clara de ovo, óleo de oliva, bochechos com hidróxido de alumínio e ainda antiespasmódicos, analgésicos e anti histamínicos). Administrar corticóides. A pele e olho devem ser lavados com água e soro fisiológico sem esfregar. Deve-se realizar avaliação oftalmológica e, nos casos de ingestão, realizar endoscopia digestiva alta, se houver dor intensa. Notificar o caso ao Centro de Controle de Intoxicações.
Um abraço
2006-11-28 22:05:09
·
answer #5
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋