Estômatos Realizam trocas gasosas entre o meio.
São varias celulas que se localizam na epiderme geralmente na parte superior das folhas. Essa troca ocorre para evitar o excesso de transpiração.
Lembrando que quando o meio atinge uma alta temperatura é importante que os estômatos estejam fechados, Pois a uma grande perda de Água caso estejam abertos, pois perdem agua para o meio. E em temperaturas baixas o inverso.
2006-11-28 17:26:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Estômatos
Estômatos são estruturas encontradas na epiderme dos órgãos aéreos das plantas. O maior número de estômatos encontra-se nas folhas, mas também são encontrados nos caules, flores e frutos.
Estrutura dos estômatos
O estômato é constituído por duas células-guardas ou células estomáticas, que delimitam entre elas uma fenda chamada ostíolo. Aop lado das células estomáticas aparecem duas ou mais células conhecidas por anexas, companheiras ou subsidiárias. As células-guardas são providas de cloroplastos e a parede voltada para o ostíolo apresenta um forte empessamento, enquanto a parede oposta é delgada.
O ostíolo abre-se, no interior da folha, numa grande cavidade denominada câmara subestomática
Mecanismos de abertura e fechamento dos estômatos
A diferença de espessura nas paredes celulares que já citamos acima permitem a abertura da fenda estomática quando a turgescência das células-guarda aumenta. Assim, quando estas células ganham água, aumenta a pressão da turgescência sobre as paredes celulares. A parede delgada distende-se facilmente, tornando-se convexa e arrastando, no mesmo sentido, a parede espessa que se torna côncava.
Como as duas paredes côncavas ficam voltadas uma para outra, o aumento de turgescência provoca um afastamento dessas paredes e a conseqüente abertura do ostíolo. Por um lado, a diminuição de turgescência provoca o fechamento do ostíolo.
O aumento de turgescência está associado ao transporte ativo de íons potássio das células anexas para as células-guardas. O desequilíbrio de cargas é compensado pelo movimento de íons Cl-, e pela formação de ânions orgânicos como malatos etc.
O transporte ativo de íons é influenciado por fatores internos, como os fitormônios. O ácido abscísico bloqueia a bomba de íons, reduzindo o grau de aberturados estômatos.
Fatores externos também podem influenciar o movimento de abertura e fechamento. Existem certos fungos parasitas que produzem substâncias tóxicas que paralisam o movimento estomático. Venenos ambientais como o SO2, ozônio, fungicida a base de mercúrio também influenciam negativamente o movimento estomático
2006-11-28 21:38:44
·
answer #2
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋