English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando se faz aluma força sobre a areia movediça, ela fica mais viscosa. Alguém tem alguma ideía do porque?

2006-11-28 08:44:17 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

Se alguém puder tentar explicar o fenômeno molecularmente, em termos de arranjo das partículas. E por favor não coloquem definições de areia movediça como alguém ja fez copiando um texto da wikipédia q ja li mil vezes.

2006-11-28 09:35:29 · update #1

3 respostas

Porque ao comprimir a areia movediça a água escoa para outras regiões e assim os grãos de areia ficam mais próximos entre si, aumentando a "viscosidade" efetiva. Esse efeito pode ser reproduzido ao se brincar com a areia na beira do mar, naquela região bem perto da água e ainda atingida pelas marolas. Comece a cavar por ali e pegue a areia na mão: parece areia movediça, bem "líquida". Aperte entre as palmas da mão e sentirá a mudança de viscosidade. É a água que escorreu devido à pressão das duas palmas. Detalhe, escolha uma praia com areia bem fina, senão fica bem mais difícil perceber o efeito. Os grãos têm que ser finos para que a mistura areia-água fique como uma suspensão. Brincar com areia e água num balde também reproduz o efeito.

2006-11-28 23:32:17 · answer #1 · answered by Oráculo 4 · 0 0

Areia movediça, também conhecida, no norte do Brasil, como areia gulosa ou areia engolideira, é um fenômeno natural que a maioria das pessoas conhece do cinema, televisão e quadrinhos, onde um personagem que cai em areia movediça é tragado por ela até desaparecer por completo, a menos que consiga se agarrar num galho, cipó ou raiz e se içar para fora, ou que seja salvo por outro personagem. Victor Hugo descreve a areia movediça em sua obra Os Miseráveis, no capítulo intitulado Existe, Tanto em Relação à Areia como em Relação à Mulher, Certa Finura que é Perfídia. Outros livros de ficção em que aparece areia movediça incluem Cinco Semanas em Um Balão, de Júlio Verne, e O Cão dos Baskervilles, uma das aventuras de Sherlock Holmes escritas por Sir Arthur Conan Doyle.

Ao contrário da imagem criada pelos filmes de cinema, no entanto, ninguém desaparece dentro da areia movediça. A ocorrência da areia movediça dá-se quando finas e soltas partículas de areia são submetidas a um fluxo ascendente de água, que preenche os espaços entre os grãos, reduzindo o atrito entre eles, o que faz com que a areia se comporte como um líquido. A viscosidade da areia movediça aumenta com movimentos bruscos. Portanto, a pessoa deve movimentar-se devagar e tentar boiar, o que é muito fácil na areia movediça por causa da densidade (muito maior que na água salgada). Em alguns lugares à beira-mar, porém, há o perigo da vítima se afogar em água se ainda estiver presa na areia movediça quando a maré subir.

Existe ainda a areia movediça seca, por muito tempo considerada uma lenda dos desertos, mas recentemente reproduzida em laboratório por cientistas holandeses. Os pesquisadores injetaram ar comprimido pelo fundo de uma caixa contendo areia com grãos de 0,04mm de diâmetro e a deixaram assentar; o resultado foi uma areia movediça onde bolas de pingue-pongue afundaram rapidamente a uma profundidade de até seis vezes o seu diâmetro e, um décimo de segundo depois, um esguicho de areia se eleva até cinco vezes o tamanho do objeto que afundou. Acredita-se que a areia movediça dos desertos se forme pela ação das tempestades de areia.

2006-11-28 09:09:48 · answer #2 · answered by neto 7 · 0 0

ela nao fica "mais viscosa" a arei a movediça é mole, e tem muita agua, se voce meche nela, empurra a areia pra baixo e joga agua pra cima, o mesmo acontece se voce cair numa "armadilha" de areia movediça, quanto mais voce se mexer, masi a aria vai sair de debaixo dos seus pes e mais voce vai afundar, é isso ae.

2006-11-28 08:52:58 · answer #3 · answered by Turmoil 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers