É o limite pq se um corpo atinge perto dessa velocidade a sua massa aumenta descomunalmente, quanto mais perto mais aumenta,.... se chegar a 300000 Km/s ele adquire a massa do próprio universo!
O que explica a impossibilidade de 0 Kelvin é esta equação:
e = 1- (T2/T1)
e = redimento máximo de uma máquina
uma máquina trabalha entre as temperaturas T1 e T2.
Se T2 chega a zero absoluto então o rendimento é igual a 1 ou seja 100%, mas como normalmente máquinas não operam a temperaturas infinitamente baixas, seu rendimento nunca será 100% nem tão pouco sua temperatura T2 igual a zero absoluto. Quem sabe uma maquina nanotecnologica :)
2006-11-28 04:36:36
·
answer #1
·
answered by Harima 2
·
1⤊
0⤋
A DEDUAÇÃO TEÓRICA??
Se atingeir o zero absoluto, você violará o princípio da Incerteza de Heisenberg.
Por que??
Se você atingir o zero, implicará falta de movimento no sistema, portanto você saberá a velocidade das moléculas, átomos e tudo o mais com extrema precisão, que é zero, você também saberá onde cada molécula está!!!!!
E sobre a velocidade da luz, é um postulado. Postulado é algo que vc afirma sem prova a priori, atá agora todas as teorias que o utilizam estão dando certo!!!
2006-11-28 06:41:00
·
answer #2
·
answered by Daniel Físico 3
·
0⤊
0⤋
A velocidade da luz É limitante sim, e foi comprovado isso com experimentos práticos, não apenas olhando para o céu, mas também dentro das partículas quânticas.
Einstein não inventou isso somente a partir de sua cabeça: ele deduziu a teoria da relatividade a partir de experimentos práticos feitos por outros cientistas.
Para explicar por você, vou pegar o gancho do exemplo dado na primeira resposta que deram para a sua pergunta:
Suponha um corpo se movendo em relação a você na velocidade de, digamos, 299.000km/s, e um outro corpo vindo de encontro a ele na velocidade também de 299.000km/s. O passageiro que está dentro de um desses corpos verá o outro se aproximar dele à uma velocidade de 299.998,33 km/s. É estranho mas é verdade. Se eu visse também um raio de luz se movendo a 300.000km/s (em qualquer direção), cada um desses corpos também verá esse raio se movendo a 300.000km/s.
Quanto à dedução do zero Kelvin, fico devendo essa resposta. Se eu achar a dedução eu complemento a resposta.
2006-11-28 04:21:48
·
answer #3
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
A velocidade da luz, não é a limite não. A velocidade limite de nosso universo é a velocidade de escape, que, embora variável, possa exceder a velocidade da luz. Como exemplo para isso, veja o caso dos buracos negros. Por que você acha que o termo é NEGRO. Porque ele é um campo gravitacional INVÍSIVEL, ou seja em que a velocidade de escape excede a velocidade da luz.
Não, não é possível atingir 0K, ou zero absoluto. O zero absoluto é um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma. Todavia, as leis da Termodinâmica mostram que a temperatura jamais pode ser exatamente igual a zero Kelvin; este é o mesmo princípio que garante que nenhum sistema tem uma eficiência de 100%, apesar de ser possível alcançarem-se temperaturas próximas de 0 K.
LEIS DA TERMODINAMICA:
A termodinâmica é baseada em leis estabelecidas experimentalmente:
A Lei Zero da Termodinâmica determina que, quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles têm igualdade de temperatura entre si. Esta lei é a base para a medição de temperatura.
Primeira Lei da Termodinâmica fornece o aspecto quantitativo de processos de conversão de energia. É o princípio da conservação da energia, agora familiar, : "A energia do Universo é constante".
A Segunda Lei da Termodinâmica determina o aspecto qualitativo de processos em sistemas físicos, isto é, os processos ocorrem numa certa direção mas não podem ocorrer na direção oposta. Enunciada por Clausius da seguinte maneira: "A entropia do Universo tende a um máximo".
A Terceira Lei da Termodinâmica estabelece um ponto de referência absoluto para a determinação da entropia, representado pelo estado derradeiro de ordem molecular máxima e mínima energia. Enunciada como "A entropia de uma substância cristalina pura na temperatura zero absoluto é zero". É extremamente útil na análise termodinâmica das reações químicas, como a combustão, por exemplo.
2006-11-29 23:58:22
·
answer #4
·
answered by Mateus Viegas 2
·
0⤊
1⤋
Sim é o limite.
A formula E=mc2 determina isso.
Massa é a quantidade de inércia que um corpo possui. Foi descoberto que a energia possui massa e segue a formula acima.
Quando nos deslocamos ganhamos inércia cinética e aumentamos nossa massa. A energia cinética que ganhamos quando chagamos a c é infinita e logo a inércia é infinita sendo assim impossível ir mais rápido, também nesse ponto é impossível parar.
2006-11-28 08:07:10
·
answer #5
·
answered by Miguel 2
·
0⤊
1⤋
Acredito que não. Enquanto não avançarmos na descoberta do universo, não é possível estabelecer limites. Que a velocidade da luz chega em algum lugar ok, mas... Que lugar!? "No limites".
2º A dedução é de que possa existir a possibilidade de poder se criar ou quem sabe exista um ambiente propício para se chegar a ZERO KELVIN. Talvez não seja aqui na Terra, mas como não há limites, não há porque negar a dedução.
2006-11-28 04:10:07
·
answer #6
·
answered by Eduardo C. Costa 1
·
0⤊
1⤋
Quem disse isso a você, a velocidade é algo que depende de referenciais e trajetórias, se vc pegar duas partículas com velocidade da luz transitando uma de encontro a outra, só aí vc dobra a velocidade em seus respectivos referenciais(sendo uma referencial da outra). E o 0 K não é impossível de ser atingido, ele só é o zero absoluto porque toda e qualquer partícula que estiver nesta temperatura estará inerte.
2006-11-28 04:03:03
·
answer #7
·
answered by Cadu Vieira 3
·
0⤊
1⤋
boa... zero absoluto só em laborátório. foi chamado assim porque é possível congelar qualquer coisa.
limite eu não sei, mas existem teorias de tempo e espaço, caso isto aconteça.
2006-11-28 04:09:48
·
answer #8
·
answered by South JP 4
·
0⤊
2⤋