Heitor Villa Lobos, nasceu em 03/03/1887 no Rio de Janeiro, filho de Noêmia Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, foi considerado em vida o maior compositor das Américas, tem umas 1000 obras, foi através de Villa Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, maestro, multinstrumentista, compositor, modernista de formação eclética, alimentou sua música erudita com as manifestações regionais...uma das suas obras mais famosa, inspirado em J. S. Bach, ele compôs as Nove Bachianas Brasileiras...
2006-11-28 04:02:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Heitor Villa-Lobos, foi o maior compositor brasileiro, é autor de mais de mil músicas. São peças de vários gêneros, como concertos, sinfonias, suÃtes, quartetos de cordas, sonatas, bailados, arranjos para coro, peças para pequenos conjuntos e para grande orquestra.
Nasceu no Rio de Janeiro em 1887, no bairro de Laranjeiras . Carioca da gema, costumava argumentar: "- Sim sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo".
Provavelmente seu gosto pela música tenha sido adquirida (herança genética) pelo pai Raul Villa-Lobos, que trabalhava na
Biblioteca Nacional e como músico amador, gostava de reunir em sua casa junto a famÃlia, animados encontros musicais, onde celebridades da época tocavam até altas horas da noite.
Quem não gostava muito do interesse do garoto Heitor Villa-Lobos pela música, era Dona Noêmia, sua mãe, pois queria que o filho fosse médico.
Um pouco maior, Heitor Villa-Lobos passou a freqüentar as rodas de boemia onde se fazia o melhor choro da época.
Heitor Villa-Lobos aprendeu música na escola da vida. Chegou a freqüentar o Instituto Nacional de Música (INM), aos 20 anos. Mas não suportou a rigidez da disciplina e da falta de espÃrito criativo da escola. O INM não era o lugar de sua música, e sim da música-papel, como ele dizia: "- Há três espécies de compositores: os que escrevem música-papel, segundo regras ou modas; os que escrevem para ser originais e realizar algo que outros não fizeram e, finalmente, os que escrevem música porque não podem viver sem ela. Só a terceira categoria tem valor".
Casou-se com a pianista LucÃlia Guimarães, em 1913.
Houve uma apresentação dele em São Paulo na famosa Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Já entrando no palco foi vaiado por estar com um chinelo em um pé e um sapato no outro e apoiava-se em uma bengala.
A platéia assobiava, gritando: “Xô, fora o capenga!”
Mas o que a platéia não sabia era que o compositor estava atacado de gota na ocasião.
Villa-Lobos viajou por praticamente todo o Brasil de 1905 a 1912. As condições para fazer tal aventura na época eram as mais precárias possÃveis.
Em 1923, Villa-Lobos fez sua primeira viagem à Europa, financiada pelo milionário Carlos Guinle, uma das maiores fortunas do Brasil na época. Quando desembarcou em Paris, perguntaram-lhe com quem iria estudar. A resposta de Villa foi ao mesmo tempo arrogante e humilde: "- Não vim estudar com ninguém, vim mostrar o que eu fiz. Se gostarem ficarei, senão voltarei para minha terra".
Sua obra continua viva ao contrário de muitos compositores chamados eruditos brasileiros, lembrados só muito raramente ou totalmente esquecidos.
Na história da música brasileira, Villa-Lobos é uma espécie de Bach, Beethoven e Stravinsky em um homem só.
Os CDs com as músicas de Heitor Villa-Lobos dificilmente param nas lojas especializadas. Tem uma vendagem incrÃvel.
Entre os tÃtulos mais importantes que recebeu, está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque; foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Música e regeu onze orquestras brasileiras e quase 70 na Alemanha, Argentina, Ãustria, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, México, Portugal, SuÃça, Uruguai e Venezuela.
A música de Villa-Lobos é, sobretudo, sui generis: o compositor nunca chegou a possuir um estilo definido.
O ciclo de obras mais conhecido de Villa-Lobos é o das nove Bachianas Brasileiras, escritas entre 1930 e 1945, onde o compositor intencionou construir uma versão nacional dos Concertos de Brandemburgo, usando ritmos ou formas musicais de várias regiões do Brasil.
Heitor Villa-Lobos faleceu em 17 de novembro de 1959. Não deixou filhos.
Um site muito bom para aprender sobre o compositor é o:
onde pode ouvir o compositor tocando piano, violão e até mesmo ouvir o som de sua voz.
2006-11-28 13:04:45
·
answer #2
·
answered by rebeca_laila 3
·
0⤊
0⤋
Maestro, instrumentista, compositor, educador, modernista, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é oriundo de família de musicistas, autodidata, viajou pelo Brasil pesquisando o folclore, os tocadores de viola e modas caipiras, interessando-se pelas manifestações regionais. Começa a compor, viaja a Paris várias vezes, mas retorna às origens e é conhecido pela modernidade de sua música. Esteve à frente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com seu plano de Educação Musical. Trabalhou, depois, no Rio de Janeiro, dirigindo a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema) e introduzindo a música e o canto coral nas escolas. Organizou concentrações orfeônicas chegando a reunir, sob sua regência, 40 mil escolares. Uma, dentre as suas obras famosas, chama-se Bachianas Brasileiras, que ele compôs sob forte influência de J.S.Bach.
2006-11-28 12:13:35
·
answer #3
·
answered by m_m_s 6
·
0⤊
0⤋
Villa-Lobos, carioca, foi um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Músico compositor e concertista de vários generos musicais - sacra, teatral, solistica, sinfonica, popular, etc.
2006-11-28 12:06:19
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋