English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-28 03:27:31 · 3 respostas · perguntado por raissa l 1 em Ciências e Matemática Química

3 respostas

Desde a antiguidade, os alquimistas já sabiam lidar com ácidos e bases (também denominadas "álcalis"), mas estes dois compostos não alcançaram grande importância antes da era industrial.
Ao cabo de pouco tempo criaram-se métodos para produzir os ácidos sulfúrico e clorídrico (H2SO4 e HCl, respectivamente), hidróxido de sódio (ou soda cáustica, NaOH) e hidróxido de potássio (ou lixívia de potassa, KOH); e a indústria têxtil deu, assim, o seu primeiro passo.
Até hoje não se modificou grandemente a extraordinária importância dos ácidos e bases; hoje são produzidos aos milhões de toneladas, e muitos processos químicos dependem deles.

Em lugar destacado está o ácido sulfúrico, pois mais de um quarto da sua produção serve para fabricar adubos; enquanto que um quinto destina-se à produção de um eficientíssimo corante branco, o dióxido de titânio (TiO2). Grandes consumidores do ácido sulfúrico são as refinarias de petróleo e as fábricas de detergentes e de plásticos, na indústria farmacêutica e, até mesmo, na indústria bélica.
É comum até medir o grau de desenvolvimento de um país pela quantidade de ácido sulfúrico que este país produz e gasta por ano.

Há várias definições de ácidos; a mais difundida é a "Teoria de Arrhenius", que diz: "ácidos são compostos que, em solução aquosa, liberam unicamente o cátion hidroxônio H3O+; conforme a reação: HA + H2O à A- + H3O+ ". Contudo, a teoria mais acertada é a de Lewis, que diz "ácido é toda e qualquer substância, capaz de aceitar um par de elétrons".

Quanto às bases, a mais importante é o hidróxido de sódio (ou soda cáustica, NaOH), utilizado principalmente na fabricação de sabões e detergentes, na obtenção de hipoclorito de sódio, como agente alcalinizante etc. O hidróxido de sódio pode ser obtido pela ação de sódio metálico sobre a água, juntamente com desprendimento de hidrogênio:

As definições das bases variam, assim como as dos ácidos; segundo a teoria de Arrhenius, base é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente o ânion hidroxila OH- . Contudo, a melhor definição ainda é a de Lewis, que diz "bases são substâncias capazes de fornecer um par de elétrons".

Da reação entre ácidos e bases resultam substâncias chamadas "Sais", os quais ocupam lugar de destaque, devido à enorme quantidade de propriedades; propriedades estas que variam de composto para composto.
Não se pode dizer com precisão que os sais são compostos químicos que possuem sabor salgado; só uma parte deles tem essa propriedade, que conhecemos do sal comum (cloreto de sódio, NaCl). A definição geral diz "São sais, todos os compostos formados por íons, excetuando os ácidos, bases e óxidos (compostos binários onde o elemento com maior tendência de receber os elétrons é o oxigênio)".

São numerosos os empregos dos sais; dentre eles, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3), utilizado na produção de cimento; sulfato de cálcio (CaSO4), cuja composição hidratada fornece o gesso; nitrato de amônio (NH4NO3), empregado na indústria de fertilizantes e de explosivos, entre muitos mais.

Um dos mais importantes sais é, talvez, o carbonato de sódio (Na2CO3), indispensável na produção de vidro, sabões e detergentes, corantes etc. Em 1863, o belga Solvay inventou um método até hoje empregado para a produção desse sal. Ele insuflou gás amônia (NH3) e dióxido de carbono (CO2) numa solução de sal comum; obtendo, assim, bicarbonato de sódio (NaHCO3), o qual pode se decompor, por meio de calor, em carbonato de sódio, CO2 e água.

Espero ter ajudado

2006-11-28 03:52:19 · answer #1 · answered by Eurico 4 · 0 0

Sou estudante de zootecnia, e vou tentar responder a sua pergunta, q por sinal é mto interessante.
Usamos ácidos e bases no nosso dia-a-dia e as vezes nem percebemos, como por exemplo quando cozinhamos, quando tratamos a água de uma piscina, fazendo adubação de solo, quando tomamos um remédio pra azia, que mto comum. Esses são apenas alguns dos mtos momentos em que usamos ácidos e bases no nosso cotidiano.
Valeu? Abraços...

2006-11-28 03:42:40 · answer #2 · answered by Ana 3 · 0 0

Conheço alguns ácidos:
Ácido clorídrico (HCl)
O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático.
É encontrado no suco gástrico .
É um reagente muito usado na indústria e no laboratório.
É usado na limpeza de edifícios após a sua caiação, para remover os respingos de cal.
É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais.

Ácido sulfúrico (H2SO4)
É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. O poder econômico de um país pode ser avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele fabrica e consome.
O maior consumo de ácido sulfúrico é na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio.
É o ácido dos acumuladores de chumbo (baterias) usados nos automóveis.
É consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, fabricação de papel, corantes, etc.
O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais.
O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante.
O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido.
As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental.
Ácido nítrico (HNO3)
Depois do sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria. Seu maior consumo é na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora) e ácido pícrico e picrato de amônio.
É usado na fabricação do salitre (NaNO3, KNO3) e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre).
base:
Hidróxido de sódio
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um uma substância usada na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos e detergentes.

2006-11-28 05:33:31 · answer #3 · answered by Cleitonmac 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers