LINGUAGEM MÉDICA
FUNDAMENTOS DA TERMINOLOGIA MÉDICA
Todo ramo do saber humano, toda ciência, necessita criar sua própria terminologia, adequada às suas necessidades de comunicação e expressão. A medicina, como uma das mais antigas atividades do homem, desenvolveu uma linguagem que, ao leigo, se afigura hermética e de difícil entendimento. Do mesmo modo, o estudante de medicina se assusta de início com tantas palavras novas que deve aprender e cujo significado tem dificuldade de memorizar.
Para facilitar o aprendizado da terminologia médica são úteis algumas noções sobre formação de palavras.
Inicialmente é necessário ressaltar que os termos médicos são regularmente formados a partir de radicais, prefixos e sufixos gregos e latinos, com os seguintes bjetivo:
1. Simplificação da linguagem.
2. Precisão do significado das palavras
3. Intercâmbio científico entre as nações com diferentes idiomas de cultura.
essa é somente um dos termos de terminologia ok...bj
2006-11-29 07:31:48
·
answer #1
·
answered by eu Amabile 7
·
2⤊
0⤋
Acho que qualqer livro de metodologia cêntifica abosda esse assunto, mas não lembro o nomo de nenhum...
2006-11-28 00:36:15
·
answer #2
·
answered by Du 4
·
0⤊
0⤋
Caracteriza-se a passagem do paradigma normativo, fundador da teoria clássica da terminologia, para o enfoque pragmático-comunicacional das linguagens especializadas, identificando-se os principais pontos discutidos pelo percurso revisionista. Destacam-se ainda os fundamentos e as proposições para o estabelecimento de uma nova teoria da terminologia articulada à luz do funcionamento da linguagem. Com isso, abre-se a perspectiva para o tratamento textual e discursivo dos termos técnico-científicos, com importantes implicações para a produção de obras de referência temáticas.
2006-11-28 00:36:11
·
answer #3
·
answered by Kael 4
·
0⤊
0⤋