Formado por células indiferenciadas em constantes divisões, é responsável pelo crescimento em comprimento (meristema primário) e espessura (meristema secundário). O meristema primário é encontrado na ponta do caule, dos galhos e na região subterminal da raiz, sendo constituído pelo: dermatogênio que forma a epiderme, periblema que origina a casca e pleroma que forma o cilindro central; na raiz, o caliptrogênio forma a coifa. O meristema secundário é encontrado nas partes mais velhas da raiz e do caule sobre a forma de felogênio (na casca, formando súber e feloderme) e câmbio (no cilindro central, formando xilema e floema. Ok um forte abraço.
2006-11-30 07:46:35
·
answer #1
·
answered by Lourenço 3
·
0⤊
0⤋
Meristemas primários são aqueles localizados nas extremidades da planta, e são responsáveis pelo crescimento vertical, tanto para cima quanto para baixo(raiz). Os meristemas secundário estão localizados no córtex da planta, responsáveis pelo crescimento em espessura.
2006-11-27 23:38:17
·
answer #2
·
answered by Orochimaru 2
·
1⤊
1⤋
Em botânica chamam-se meristemas aos tecidos das plantas que asseguram o seu crescimento.
Os meristemas consistem em células indiferenciadas com capacidade de divisão contínua.
O primeiro meristema a aparecer, nas extremidades da radícula e dos cotilédones da semente, chama-se Meristema apical e é formado por células iguais. Mas estas células vão-se diferenciando em três tipos de meristema primário:
A protoderme, a camada exterior, que dá origem à epiderme das folhas, caule e raizes jovens;
O procâmbio, a camada seguinte, que vai dar origem ao xilema primário, ao floema primário e ao câmbio vascular (que dará origem ao xilema e floema secundários); e
O meristema basal, que dá origem à medula e ao câmbio cortical (que, por sua vez, dará origem ao cortex - ou cortiça, no sobreiro - nas plantas que se tornam em árvores).
[editar] Meristema apical
Para além de promover a germinação da semente, os meristemas apicais continuam a actuar durante o crescimento da planta, por vezes promovendo a formação de gomos ou "rebentos", que podem dar origem a folhas ou ramificações do caule ou da raiz.
Os meristemas apicais secundários são formados por várias camadas de células, cujo número e forma são característicos das diferentes espécies. A camada exterior chama-se túnica e a interior, corpo. Nas monocotiledóneas, é a túnica que determina a forma da folha, enquanto que nas dicotiledóneas é o corpo que a determina.
2006-12-01 04:21:17
·
answer #3
·
answered by =) 4
·
0⤊
1⤋
os primarios estão mais a periferia e os outros mesmo dp.
2006-11-29 04:42:53
·
answer #4
·
answered by sofia t 3
·
0⤊
1⤋
nao sei
2006-11-28 09:01:55
·
answer #5
·
answered by CELIO Jgabriel 3
·
0⤊
1⤋