Piroga é como os Tupis, que habitavam aqui antes da invasão portuguesa, chamava o seu barco, e era, como todos disseram já, uma canoa feita de tronco de árvore, m2m.
Mas ela tem uma importância muito grande na nossa história, embora pouco comentada. Os tamoios, do Rio de Janeiro, com elas, em uma pequena frota de 160, deram um show em cima dos portugas, por quase 70 anos.
As pirogas, com até 40 guerreiros, voavam sobre as águas, conforme os relatos dos jesuitas, amigo m2m. Apesar de toscas, eram ágeis e velozes.
Os indigenas - vamos parar com esse negócio de índio, né? - conhecendo as águas e os ventos, faziam estripulias que deixaram Pedro, João, Manuel, Joaquim e todos mais, doidos de raiva.
Ah! tinha um cacique chamado Cunhambebe, quase dois metros de músculos, que era muito irado mesmo e inventou um remo da hora, com duas pás.
Ai a coisa ficou preta pros portugueses m2m. Os sem noções encaravam as caravelas, os arcabuzes e o escambau e zoava dia e noite as galeras dos portugas.
E depois, também, um tal de Ernest, um náufrago, ensinou geral a aproveitar as armas dos portugas. Eles recuperavam e mandavam ver com elas. Diz a estória que o Cunha(mbebe) conseguia atirar com um canhonete, postado em seu ombro, é mole?
Bem, geral precisava de ajuda pra tocar o negócio das pirogas né? dai que conheceram uns caras chamados "mairs", que tinham vindo da França, também tudo picareta, mas que resolveram ajudar.
Ai num deu negócio bom, m2m. funfou geral mesmo. A galera começou a bombar nos ataques. Pulava todo mundo nas pirogas, diziam é nóis na fita, e coitado da patriçada né?
Bem, mas ai, um dia, num deu mais. Os portugas pensaram assim, pow, se os caras se juntaram com nossos inimigos, então vamos procurar os inimigos deles também, né?
Bom, acharam um tal de Araribóia, um nó cego, que trocou o sangue dos tamoios por uma terra que já era da gente, dele também.
Foi f... . m2m. Num dia só, 20 de janeiro de 1567, que agora a gente vai pra praia porque é feriado, naquele dia os caras foram más.
Num contra ataque poderoso - três galeões que estavam chegando de Portugal - nossas pirogas não resistiram. Riparam nossa gente, m2m. Milhares, cara. Cerca de 20 mil. Homem, mulher, criança, velho... foi um dia daqueles, do .. de Creuza, rapaz.
Oh, né brinquedo naum. Se a gente tivesse memória, cara... todo dia 20 a gente chorava, sabe.
Mas, passou né. Agora a gente fala em piroga e neguinho pensa só em sacanagem, né mesmo?
Mas perdemos um povinho bom, m2m. Muita moral que a gente mete hoje vem do sangue dele, que correm em nossas veias. Os tamoios então, espada mesmo, gostavam da coisa até num poder mais, chegavam a picar o pênis pra ficar mais tempo ereto e poder mais, uma hora inda conto prá você, tá bom?
2006-11-27 20:53:43
·
answer #6
·
answered by Geninho 4
·
0⤊
0⤋