As principais partículas que formam o átomo são os prótons, os nêutrons e os elétrons.
Elas estão organizadas em núcleos e eletrosfera.
No núcleo ficam os prótons e os nêutrons e na eletrosfera, os elétrons.
2006-11-27 11:21:52
·
answer #1
·
answered by Lúcifer 2
·
0⤊
0⤋
O átomo é constituído de uma parte central, chamada de núcleo, onde estão localizados os prótons e os nêutron, e ao redor do núcleo giram os elétrons.
2006-11-27 19:33:39
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
São compostos por partículas subatómicas. As mais conhecidas são os prótons, os nêutrons e os elétrons.
Compreender o átomo é fundamental para o estudo da química, da física e da tecnologia do mundo moderno.
O átomo é a unidade fundamental da matéria, o que significa dizer que toda matéria é constituída de átomos. Atualmente existem estudos a desvendar os fundamentos do átomo já o tornando não mais indivísivel. Existem partículas dotadas de cargas que são denomindas quarks e que constituem os prótons os nêutrons do átomo.
A sua nomenclatura deriva do grego, em que significa indivisível (a = não, tomos = parte), pois quando de sua idealização, imaginava-se sendo a menor partícula possível de matéria.
O átomo é formado por duas regiões básicas: o núcleo atômico e a eletrosfera, no qual se situam suas partículas componentes.
O núcleo é constituído de prótons (cargas positivas) e nêutrons (cargas neutras). Os nêutrons estabilizam o núcleo, uma vez que cargas de mesmo sinal tendem a se repelir.
Em torno do núcleo, na eletrosfera, estão os elétrons (cargas negativas). Os elétrons são atraídos pela carga positiva dos prótons e então ficam ao seu redor, na eletrosfera.
Havendo dois prótons no núcleo, devido à força nuclear forte, haverão dois nêutrons, e devido à força eletromagnética dois elétrons orbitando este núcleo.
Como a carga do elétron é igual à carga do próton, embora de naturezas opostas, para haver um equilíbrio eletrodinâmico no átomo, existe a necessidade da anulação ou neutralização das cargas elétricas. Desta maneira, quando existir uma determinada quantidade de cargas positivas no núcleo, a quantidade de cargas negativas externas deve ser a mesma num átomo em seu estado fundamental. Ocorrendo esta condição, pode-se dizer que o átomo é eletricamente neutro.
2006-11-27 19:32:11
·
answer #3
·
answered by Lucky LBM 5
·
0⤊
0⤋
neutron e eletron
2006-11-27 19:18:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eletrons neutrons e protons
2006-11-27 19:17:53
·
answer #5
·
answered by gladsonskt 1
·
0⤊
0⤋
protons
eletrons
neutrons
quarqs (dentro do nucleo) nao confirmado por mim so ouvi,
bom... todo o resto eu sempre so ouvi
eu nunca vi e provei a mim memso, o negocio é acreditar. paciencia! he....
2006-11-27 19:16:48
·
answer #6
·
answered by Alexandre P 4
·
0⤊
0⤋
Até algumas décadas atrás considerava-se que o átomo era a menor porção em que se poderia dividir a matéria, posteriormente descobriu-se que o átomo era subdividido em partículas menores, e atualmente já se sabe que estas também são formadas por outras partículas. Os átomos são, portanto, constituídos por partículas menores, entretanto a diversdidade de átomos existente tem quantidade limitada, sendo a maior porção de matéria existente na natureza com diversidade limitada, de forma que podemos formar um banco de dados limitado. Quando se trabalha com matéria de dimensões maiores, ou seja, formada de átomos, a diversidade se torna tão grande que ainda não é, e provavelmente não será, possível ter um banco de dados com uma quantidade definida, limitada. Um átomo é a menor porção que existe e pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades físico-químicas mínimas.
...
2006-11-27 19:16:46
·
answer #7
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋