...Bom...
Entrei via concurso público, 22° lugar. Fui uma das ultimas, mas entrei e agradeço estar no serviço público onde tudo é precário o salário é merreca,plano de saúde é deficitário...mas coloca o páo na minha mesa chova ou faça sol.
2006-11-27 06:30:15
·
answer #1
·
answered by Tereza B 5
·
1⤊
0⤋
Não digo que o sistema de ingresso no serviço público seja o mais justo, pois pode ocorrer, e ocorre, que alguém de mais experiência e capacidade profissional seja superado por outro, por questão de sorte. Com isto quem fica prejudicado é o povo, que tem um servidor menos capacitado. Mas é o jeito mais democrático de se fazer uma seleção. A responsabilidade está na elaboração das questões. Quanto à Universidade, o ideal é que houvesse vagas para todos que querem estudar. Enquanto não há, tem de ser assim mesmo.
2006-11-27 20:41:44
·
answer #2
·
answered by Timóteo 5
·
1⤊
0⤋
teoricamente, sim, pq para ingresso no serviço público obrigatóriamente o cidadão tem que fazer concurso público. mesmo com a recente extirpação do nepostismo do jduiciário, ainda PERSISTE ELE NOS DEMAIS PODERES (EXECUTIVO E LEGISLATIVO) . portanto, só teoricamente neste país dos apaniguados, existe DEMOCRACIAAAAAAA!!!!! no processo atual de acesso a um emprego público
2006-11-27 11:38:41
·
answer #3
·
answered by ciririka 7
·
1⤊
0⤋
ao menos todos podem concorrer ao cargo, ainda que o nível de concorrência torne a coisa cada vez mais elitista (só quem tem tempo de estudar consegue passar, o que só uma pequena parcela o tem).
Minimizar essa deficiência? Você pode montar um grupo de estudos e ajudar aqueles interessados no serviço público, que tem maior dificuldade do que você. É a única forma direta que vejo. É pouco eficiente, mas pelo menos é real.
2006-11-27 06:31:22
·
answer #4
·
answered by flicts 1
·
1⤊
0⤋
Sim é democrático. Você estuda pra caramba, se prepara para todas as fases do concurso e é aprovado. Sou servidor público estadual aqui do Paraná e é justo. Você faz o concurso em igualdade de condições com os demais. É só estudar bastante para resolver o problema. Estou em um serviço público mas não me acomodei e fiz outros concursos e ano que vem vou trabalhar em outra secretaria do Estado. Estes testes são sempre dificeis porque exigem muito estudo e nem todos tem tempo de estudar com essa finalidade.
2006-11-28 08:20:30
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Valdevino, há democarica se o concurso não for mera formalidade... pois em algumas repartições já há pessoas ocupando o cargo e o concurso será só para regularizar a situação delas e/ou angariar algum dinheiro!
O concurso, por mais que pareça não dar iguais chances - ainda é o menos pior, pois não discrimina raça, religião, condição social, apenas nível de conhecimento importanta!
O que lhe faz pensar que não é democrático é o fato de que nem todos têm acesso à educação e aos conhecimentos necessários para fazer -- e passar em -- um concurso!!!!
2006-11-28 01:30:01
·
answer #6
·
answered by Flávia D 4
·
0⤊
0⤋
Olá...
Creio que existe, SIM, democracia em ambos os processos, tanto o concurso público para emprego público quando o concurso público para admissão em ensino superior público.
Os melhores passam, os não tão qualificados ficam para a próxima oportunidade. Isso é democracia.
Privilégios ou anti-democráticos são políticas como reserva de cotas, dentre outros, que beneficiam menos qualificados em detrimento de outros por simples critérios subjetivos e discriminatórios, infringindo o Princípio da Igualdade insculpido no Art. 5º, "caput", ca Constituição Federal.
B-jos para todos.
2006-11-27 06:45:26
·
answer #7
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋