Se fossem reduzidos de forma realmente drástica os níveis de poluição, como a fumaça dos veículos, das grandes indústrias, o uso do ar condicionado, já seria de grande ajuda para reduzir o aquecimento global.
2006-11-27 04:47:18
·
answer #1
·
answered by Comentarista 3
·
0⤊
0⤋
Cara amiga,
Vou resumi a pesquisa pra você. É so o maldito EUA assina o Protocolo de Kyoto!
Com intuito de jogar um pouco de luz (embora isto seja pecado em tempos de "apagão") nas discussões sobre a Mudança Global do Clima tenho colaborado com este jornal. Obviamente, o interesse maior neste assunto tem sido direcionado para a possibilidade de ganho financeiro advindo do Protocolo de Kyoto e do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (CDM), artigo 12 do protocolo.
Em um recente artigo, 24 de junho de 2001, o jornal Estado de São Paulo publicou uma entrevista com dois renomados estudiosos de mudança climática onde evidenciou-se o fato de que as medidas, hoje negociadas, do Protocolo de Kyoto não são a solução final para o problema Mudança Global do Clima. Isto é o que eu gostaria de ressaltar, não será o Protocolo de Kyoto que irá trazer o planeta a seu equilíbrio térmico. O aumento da concentração de gases de efeito estufa (com maior importância para o dióxido de carbono) vem se mostrando o causador do aquecimento global, desde que o Homem passou a queimar intensivamente os combustíveis fósseis, os quais estavam estocados abaixo da crosta terrestre. Mesmo com as dúvidas que ainda posem sobre o rigor científico em provar a relação entre as ações antrópicas e o aquecimento global, os modelos matemáticos tem comprovado esta relação dia após dia, como visto nos gráficos do Hadley Centre da Inglaterra a seguir. (Os gráficos só no site)
Então se ações do Homem influenciam o aquecimento global e se o Protocolo de Kyoto não irá resolver isto, o que os países estão negociando? Na verdade a lógica de negociações internacionais nem sempre caminha na mesma linha da solução prática e objetiva que muito desejamos. A solução almejada através do Protocolo de Kyoto é a de criar um novo modo de pensar a matriz energética global. Isto é, direcionar os esforços de pesquisa não para a busca de novos poços de petróleo mas sim para a busca de energias renováveis como a biomassa, solar, eólica e outras. Para tanto é preciso primeiro arquitetar o incentivo financeiro que irá redirecionar os investimentos, ai entra o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
Não devemos também pensar que este CDM será o objetivo do investimento. A nova matriz energética será sim o objetivo. Então ao investirmos em gerar energia, seja ela líquida ou elétrica, com o uso da biomassa estamos atingindo o objetivo do Protocolo de Kyoto e consequentemente receberemos o incentivo proposto no Protocolo. A indefinição das negociações internacionais, acrescida de recente alteração de posição do governo norte americano, leva a especulação sobre o montante dos incentivos. Como um bom estudo, o Professo Zhang da Universidade de Groningen na Holanda calculou o mercado de CDM como no mínimo US$ 244 milhões e no máximo dez vezes isto, no caso não serem impostas restrições ao comércio de créditos de carbono através do CDM. Mesmo parecendo um grande número, devemos alertar que isto será um mercado não para o Brasil mas para todos os países que compõe o chamado Não-Anexo I da Convenção Quadro sobre Mudança do Clima.
Assim sendo as decisões de investimento em energia renovável são a melhor forma de minorar o aquecimento global. Por isto no mercado financeiro atual devemos focar estes investimentos. Fazendo parte da equipe que administra o CleanTech Fund, um fundo de investimento de capital de risco, eu tenho buscado empresas interessadas em receber investimentos para seus projetos em energias renováveis, eficiência energética, eficiência em transporte e prevenção de poluição e reciclagem. Estas empresas terão não somente o capital desejado para seu projeto como também a condição de vender seus créditos de carbono já que o CleanTech Fund reserva US$ 3 milhões para a compra de créditos de carbono ou certificados de redução de emissão (CER) gerados nos projetos do fundo. Como todo fundo de capital de risco, além de trazer o capital para o projeto ainda auxiliamos no desenvolvimento deste, haja visto que o melhor retorno virá com a valorização da empresa investida.
Como vimos o objetivo do Protocolo de Kyoto será criar uma mundo onde a melhor qualidade de vida não seja automaticamente relacionada ao maior consumo de combustíveis fósseis. A mobilização do mercado financeiro se faz necessária devido à complexidade de relações que a vida moderna trás. De nada adianta olhar o Meio Ambiente sem olhar o Homem na complexidade de sua sociedade, afinal o melhor para o Meio Ambiente é que o Homem não existisse, mas como já estamos aqui vamos harmonizar ao máximo esta relação.
Pesquisa realizada no site do Planeta Organico, por sinal um otimo site de informativo desse peso.
*Site onde foi encontrado a Resposta.
http://www.planetaorganico.com.br/mjunqueira.htm
*Resutado de busca do google, si preferi si aprofunda melhor na pesquisa.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Medidas+para+evitar+o+aquecimento+global&btnG=Pesquisa+Google&meta=cr%3DcountryBR
Um forte abraço,
Espero que tenha ajudado!
Bjo
2006-11-27 12:55:21
·
answer #2
·
answered by xilder 3
·
0⤊
0⤋