Vou te mandar o q sei ok?
Espero q goste...
Tiwanaku (grafias em desuso Tiahuanaco, Tiahuanacu) é um importante sítio arqueológico pré-colombiano situado na Bolívia.
Os Tiwanaku formaram uma importante civilização que floresceu nas proximidades do Lago Titicaca, sendo por muitos historiadores considerada como precursora dos Incas.
As ruínas de sua principal cidade e os sítios arqueológicos mais importantes estão na costa oriental do lago, no lado boliviano, a aproximadamente 72 quilômetros a oeste da capital La Paz, nas coordenadas 16°33'17.00"S 068°40'24.00"W.
Existem teorias de que o nome tihuanku teria derivado do termo aimará taypikala que significa pedra no centro, referindo-se à rocha que se situa no meio do lago. Entretanto há de se considerar que os habitantes de Tiwanaku não tinham nenhum idioma escrito.
A cultura de Tiwanaku iniciou-se com uma pequena aldeia aproximadamente no ano 200 a.C., crescendo e constituindo-se considerável centro urbano entre os anos 300 e 500 a.C., daí expargindo sua influência e se tornando um poder regional no sul dos Andes até o ano de 900 a.C., quando iniciou sua decadência.
Tratava-se de uma cultura precursora das grandes construções monumentais da América do Sul que, embora e admiravelmente se utilizasse de grandes de pedras pesando até cem toneladas, as cortavam e requadravam e depois as entalhavam e esculpiam (ou revestiam) para encaixá-las umas às outras com uma precisão e engenhosidade raramente encontradas mesmo na construção monumental inca posterior.
A cidade cobriu uma extensão máxima de seis quilômetros quadrados e teve no apogeu estimados quarenta mil habitantes. Seu estilo de cerâmica sem igual é encontrado numa vasta área que cobre a moderna Bolívia, Peru, o norte do Chile e a Argentina.
No entanto, é difícil dizer se a presença desta cerâmica atesta o poder político desta civilização sobre esta área ou somente atesta sua influência cultural ou talvez apenas meramente comercial. A civilização de Tiwanaku desmoronou ao redor de 1100 da Era Cristã, quando há evidências de que a cidade foi abandonada. Daí em diante desapareceu o estilo artístico que a caracterizava.
É evidente a originalidade do estilo da arte Tiwanaku, mas é perceptível alguma correlação com o estilo da cultura Huari, certo que ambas as culturas definem o período médio do horizonte das culturas pré-incaicas, parecendo que ambas foram precedidas pela cultura Paracas que floreceu na bacia norte do lago Titicaca. Alguns estudiosos afirmam ter encontrado laços com a influência cultural e artística da cultura Chimu.
O sítio arqueológico de Tiwanaku encontra-se num estado lastimável de conservação, já tendo sofrido ao saque de escavadores amadores à cata de preciosidades desde a queda da cidade. Esta destruição continuou no século XIX e início do século XX com ações como a redução das pedras monumentais em britas para a construção de ferrovia e o seu uso como alvo de tiro em exercício militar.
Hoje o sítio de Tiwanaku é considerado como patrimônio da humanidade pela UNESCO, administrado pelo governo boliviano.
Espero ter tirado sua dúvida...
E aí?Gostou?
Aguardo resposta...
Bjus =]
2006-11-27 12:15:09
·
answer #2
·
answered by cris 7
·
1⤊
0⤋