Sejam um locutor falando em Londres e um ouvinte aqui no Brasil. O sinal sofre as seguintes transformações e percorre os seguintes trajetos:
1) O locutor tem um pensamento e comanda seu aparelho fonador para gerar voz. Atraso muito variável, da ordem de centésimos de segundo até segundo.
2) A voz é gerada e o sinal sonoro viaja até o microfone, na velocidade do som no ar. Atraso da ordem de centésimos de segundo.
3) O sinal sonoro atinge o microfone e é transformado em sinal elétrico em banda básica pelo mesmo. Atraso da ordem de décimos de segundo.
4) O sinal é modulado por uma portadora de grande potência, saíndo da banda básica. Atraso da ordem de centésimos de segundo.
5) Na forma de onda eletromagnética, o sinal viaja ao redor da Terra, na velocidade da luz. A superfície da Terra é curva e o sinal viaja em linha reta. A BBC, porém, escolheu freqüencias de portadoras que se refletem na ionosfera e na Terra. O sinal viaja em zigue-zague até o Brasil. Atraso da ordem de décimos de segundo.
6) As ondas eletromagnéticas atingem a antena do receptor e são transformadas em um fraco sinal elétrico. Atraso da ordem de milésimos de segundo.
7) O sinal é amplificado e demodulado, voltando à banda básica. Atraso da ordem de centésimos de segundo.
8) O sinal elétrico é novamente amplificado e transformado em sinal sonoro pelo auto-falante do receptor. Atraso da ordem de décimos de segundo.
9) O sinal sonoro viaja do auto-falante até os ouvidos do ouvinte, na velocidade do som no ar. Atraso da ordem de centésimos de segundo.
10) O sinal sonoro é transformado em sinal bio-elétrico pelos ouvidos. Atraso da ordem de décimos de segundo.
11) O cérebro interpreta o sinal bio-elétrico conduzido pelos nervos, gerando um pensamento muito semelhante ao original do locutor (assim espera-se!). Atraso muito variável, da ordem de centésimos de segundo até segundo.
Somando todos estes atrasos, pode se chegar a 2 segundos ou mais.
Mas o atraso só é notado numa comunicação de mão dupla (uma conversa). Como exemplo, um locutor de telejornal conversando com um repórter que está distante.
2006-11-27 06:01:29
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
1⤊
0⤋
Não calculei as ordens de grandeza para saber se estão certas, mas me surpreendí com o detalhismo do nosso colega Alberto.
2006-11-28 13:08:12
·
answer #2
·
answered by Dario 5
·
1⤊
0⤋
Não, pois as ondas eletromagnéticas se propagam a uma velocidade de 300.000 km/s aproximadamente (velocidade da luz).
Realmente é uma velocidade absurdamente grande, contudo, ainda assim não é uma propagação instantânea.
Saudações.
2006-11-27 12:53:56
·
answer #3
·
answered by Sualk 2
·
0⤊
0⤋
Não! As ondas eletromagnéticas (assim como a luz) viajam a uma certa velocidade, por isso levará um pequeno intervalo de tempo para chegar ao receptor.
2006-11-27 11:11:13
·
answer #4
·
answered by Belphegore 5
·
0⤊
0⤋
não,existe um intervalo de tempo,não saberia dizer qual espaço de tempo,pequeno mas não instantaneamente
2006-11-27 10:51:44
·
answer #5
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋