NANDINHA, vê se considera a minha pesquisa... tô precisando de pontos, pois estava de férias e fiquei sem tc por 02 semanas... beijinhux!
A lendária EXCALIBUR, a espada do Rei Artur, dotada de poderes misticos, dita que poderia cortar aço. Em galês, é conhecida como Caledfwlch.
Segundo o épico Suite du Merlin, foi entregue ao Rei Artur pela Dama do Lago, quando sua espada original foi destruida em uma batalha, contra o Rei Pelinore.
Excalibur
Excalibur é sem sombra de duvida, a mais famosa espada de todos os tempos. Ela foi criada nos reinos mais distantes e místicos de Arcádia, pela feiticeira conhecida na Terra como Viviane, ou a Dama do Lago. O nome verdadeiro da espada Excalibur era Kaledfwich.
Excalibur pertencia a Uther Pendragon, rei dos Bretões. Uther foi emboscado e mortalmente ferido em combate. Antes de morrer, Uther cravou a espada em uma pedra para evitar que seus inimigos a tomassem (algumas fontes dizem que Uther cravou a espada em uma bigorna).
Merlin fez um feitiço sobre a espada que impedia que ela fosse retirada por qualquer um que não fosse Arthur Pendragon, filho de Uther. Mais uma vez, algumas versões da lenda contradizem a questão de quem poderia retirar a espada da pedra. Uma destas versões dizem que a espada foi colocada lá e apenas aquele que fosse valoroso o suficiente para merecê-la poderia retirá-la da pedra.
Todos os guerreiros de Bretanha tentaram o feito, mas apenas um rapaz ainda muito jovem foi capaz de retira-la da pedra. Era Arthur, ainda adolescente; sendo assim reconhecido por Merlin como futuro monarca.
Arthur governou seu povo com sabedoria, e não com a espada. Formou um círculo com os mais valorosos cavaleiros do reino, batizando o grupo de Távola Redonda (em referência ao local onde se realizaram as reuniões do grupo).
Algumas das versões desta lenda contam que, antes de criar a Távola Redonda, Rei Arthur enfrentou um poderoso guerreiro, inferior em nobreza e superior em técnica. Prestes a ser derrotado, Arthur fez uso dos grandes poderes de Excalibur de modo a reverter a situação do combate. A espada se quebrou com o golpe. Amargurado por ter usado o poder Excalibur para derrotar um oponente mais forte, Arthur jogou as duas partes da espada em um lago.
Este lago possuía uma ligação com Arcádia e a própria Dama do Lago sentiu a presença de Excalibur. Ela consertou a arma e um dia, quando Arthur estava nas proximidades dele, ela apareceu e devolveu Excalibur a Arthur.
O destino final de Excalibur também é incerto. Dizem alguns que, pouco antes de morrer, Arthur retornou ao lago e devolveu Excalibur à Dama do Lago. Outras versões se omitem nesse ponto.
Poderes de Excalibur
Os poderes de Excalibur são, sem sombra de dúvida, impressionantes. Quase tão poderosa quanto Excalibur é sua bainha. Enquanto Excalibur estiver embainhada, seu dono não sofrerá nenhum tipo de dano por arma, seja mágica ou não. Apenas fogo, frio, ácidos e magias podem afetar o personagem. O conjunto também confere uma aura mística de confiança a todos que estiverem lutando ao seu lado, permitindo que lutem com eficiência mesmo quando grandemente inferiorizado em número.
A espada em si é uma Espada Longa +5 (mais um bônus de -2 na C.A.), com poderes de uma Arma de Luz. Ou seja, ela faz dano de 1d10 + 1d6 + 5 em combates normais e 1d10 + 2d6 + 5 contra seres sensíveis à luz. Excalibur só pode ser usada em uma causa justa; caso contrário, quebrar-se-á ao primeiro golpe. Se usada para desarmar o oponente, Excalibur oferece um bônus adicional de +1 no Ataque, mas retormará automaticamente à bainha tão logo o oponente ofereça rendição.
Parece que Excalibur sempre aceita a rendição de um oponente. Porém, o retorno à bainha não visa apenas garantir o fim do combate, mas também proteger seu dono de uma eventual traição ou ataque surpresa.
Já no poema de Robert de Boron, Merlin, a excalibur é a espada da lenda da Espada na Pedra, na qual uma misteriosa espada apareceu traspassada em uma pedra, e apenas o rei por direito de toda Britannia poderia retira-la.
2006-11-27 02:57:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Excalibur em linguagem moderna.
Diz a lenda que o poderoso Uther Pendragon cravou essa espada mágica em uma pedra,em uma remota (ate hoje!)
região da Inglaterra e o único com poder para retira-la seria
aquele cujo destino era ser o rei....os candidatos se reuniam
freqüentemente procurando retira-la da pedra...para decepção
e frustração geral,uma vez um simples vassalo de nome Arthur
por acaso pegou na espada e para surpresa geral conseguiu
retira-la...foi o Rei Arthur,que passou a reinar sobre um reino
dividido entre os que o aceitavam e os que detestavam ter um
vassalo como rei.
2006-11-27 19:00:18
·
answer #11
·
answered by SCOTLAND 5
·
0⤊
0⤋