English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um dia, aos 15 anos, disse a meu pai que ia estudar com uns amigos. Era verdade, mas acabei saindo com colegas. Meu pai telefonou para onde eu devia estar e soube que tinha saido. Disse-me que confiança é fundamental, passei 3 semanas sem poder sair e por meses ele me controlou, até achar que não precisava mais. Sempre achei o que ele e fez um tremendo exagero, eu era um adolescente assentado, o que ele fez foi um verdadeiro massacre psicológico a um adolescente. Fiquei extremamente ressentido e hoje, 10 anos depois, formado e trabalhando, tenho o mesmo ressentimento. Bom, por coisas da vida, meus pais me pediram um $ pra mim razoável e emprestei, com a promessa de que ele ia depositar sexta feira. Mas não fez o depósito e minha mãe me ligou chorando pedindo desculpas, ele não pode pagar. Fez muito pior do que eu, né? Quebrou a confiança e tem 58 anos. Vou abrir mão do $, mas vou dizer tudo que tá entalado, lembrá-lo de que como ne fez sofrer e fazê-lo passar uma grande humilhação

2006-11-27 00:42:10 · 23 respostas · perguntado por Edson 1 em Família e Relacionamentos Família

Na época, quase tudo mundo, mesmo outros pais, achou que meu pai exgerou muito e que não havia motivo para algo tão severo, bastave uma comversa ou uma pequena lição.

2006-11-27 00:43:19 · update #1

23 respostas

seu pai o estava educando.
Mas pelo visto de nada adiantou

2006-11-27 00:44:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

olha..
se vc fizer isso vc vai se arrepender...

as pessoas não são eternas e um dia seu pai nao estará mais aqui... e vc vai se lembrar do q fez e vai morrer de arrependimento...

talvez ele fez isso nao para te humilhar mas com medo de vc tá se envolvendo com más companhias..os pais sao meio eloquentes com isso mesmo...

2006-11-27 08:48:35 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

Não concordo contigo, ele foi severo, mas agiu em seu benéfico e não no dele. A situação é totalmente diferente, uma questão financeira. Agora se você acha que seu pai te humilhou por que tentou lhe ensinar o certo, então vá e humilhe ele da pior maneira que existe, que é mostrando que hoje ele tem que depender das esmolas do filho para poder seguir em frente. Agora pai só se tem um e eles geralmente morre antes de nós, um abraço.

2006-11-27 09:31:23 · answer #3 · answered by CLAUDIO TELES 5 · 1 0

Amigo Edson:
Tanbém sou pai,tenho 53 anos,e errei bastante para com meu filho.Hoje êle tem 27anos,e já conversei com êle sobre os meus erros do passado.Nos perdoamos e somos muitos amigos.
Com relação à sua pergunta,não julgando oque o seu pai fez no passado(se foi certo ou errado),êle fez aquilo que sabia fazer,que acreditava ser o correto.Voce não devia ser nenhum anjinho.Mas parece que isso te marcou tanto que ainda está presente na sua memória,como se tivesse acontecido à meia hora atrás!Conhecendo hoje o seu pai como voce o conhece,quero que voce volte no tempo,no instante que o fato aconteceu,e se coloque no lugar de seu pai,e,imagine,pensando como seu pai,que outra coisa poderia ser feita.Foi um castigo exagerado,mas foi só um castigo.Êle continuou a cuidar de voce,houveram centenas de momentos bons,de risos de alegria,e hoje,voce é um adulto mais ou menos da idade que seu pai tinha na época,e pode analisar se valeu a pena carregar esta mágoa por tanto tempo.
Conversando com meu filho sobre o acontecido do passado,chegamos à conclusão de que eu fui exagerado,mas êle não era fácil não.Fizemos uma trégua,uma limpeza do passado,estabelecemos a Paz,passamos a borracha no assunto.
Com relação ao seu pai não pagá-lo no prazo combinado,mostra apenas que êle é um ser humano igual a outro,com a grande diferença que êle É seu Pai,e merece,da sua parte ser tratado com mais atenção.Aceite o fato do passado como um aprendizado para não fazer o mesmo com seus filhos.Perdôe seu pai,ame seu pai,protejá-o da melhor forma que puder.
Esta e a opinião de um pai que já foi filho.

2006-11-27 09:15:00 · answer #4 · answered by vjairo04 2 · 1 0

o tempo passou e vc continuou "mimadinho"....que desgosto pro seu pai!

2006-11-27 08:58:26 · answer #5 · answered by Alexandre M 6 · 1 0

Olha, primeiro você tem que saber qual foi o tipo de educação que o seu pai teve. Normalmente os filhos tem condições de melhorar o nível da educação que recebe em casa, como também a cultura, principalmente quando os pais tem pouco estudo ou quase nenhum. Concordo que ele possa ter exagerado no castigo, porém, sabe que sair por aí é uma coisa perigosa. Você poderia estar fazendo alguma coisa que colocaria em risco sua vida e até mesmo a sua própria família.
Antes de fazer suas colocações, que em nada mudará o que já aconteceu, será apenas um desabafo, procure saber para que ele queria o dinheiro e porque não foi possível o pagamento. Depois que colocar todos os fatos e mesmo assim achar que deva questionar, tome cuidado. Você está querendo humilhá-lo e não mostrar como ele foi muito duro contigo. Não esqueça que apesar dos pesares ele ainda é o seu pai. Concordo que deva colocar para fora o que está te incomando até hoje, porém, na hora certa e na medida certa.
Um forte abraço.

2006-11-27 08:56:14 · answer #6 · answered by Ed 2 · 1 0

Concordo com a resposta do Zeca. A educação que seu pai tentou te dar de nada adiantou.

2006-11-27 08:55:09 · answer #7 · answered by paulo_juventus 2 · 1 0

faça um filho ai você vai ver o que é bom para a tosse. Tu não tem mais nada para lembrar que essa besteira. De uma volta em uma favela se você tiver coragem, veja como é a sobrevivência daquela raça sub-humana. Guardar ressentimento, raiva, ódio é a pior coisa que você esta fazendo para os seus neurônios. E pode depositar mais uma grana na conta do teu pai. Que não vai pagar tudo o que ele fez por você.

2006-11-27 08:50:41 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

oi Edson,na minha adolescencia eu ficava muito chateada com certas atitudes do meu pai,cheguei a ficar um bom tempo sem conversar com ele.Mas eu conheci uma pessoa maravilhosa que hoje é o meu marido e ele me mostrou que não valia a pena e não era certo brigar com os pais,porque na verdade eles querem nos protejer...voltamos a conversar,viajamos juntos ano passado para Cabo Frio em Outubro.Em Dezembro ele faleceu...infelizmente...foi de repente...Então não faça isso com seu pai,você é filho tem que respeitar,a vida é muito curta!!! um grande abraço...

2006-11-27 08:49:26 · answer #9 · answered by bina 6 · 1 0

Procure um psi , você está com um problema sério. Todos os pais podem às vezes errar, até por excesso de zelo. Mas 10 anos depois, você guardar este ressentimento! Quer humilhá-lo?Que atitude feia! Não sei quanto lhe emprestou,mas certamente ele gastou, muito, muito mais com você. Peça perdão a Deus, dê um beijo nos seus pais e você será mais feliz.

2006-11-30 22:19:48 · answer #10 · answered by Erica 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers