English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

que narra a historia do Rio Grande do Sul

Comentar .......

2006-11-27 00:01:13 · 5 respostas · perguntado por FTeles 5 em Educação e Referência Outras - Educação

5 respostas

O Tempo e o Vento.

O resto do seu trabalho voce vai ter de pesquizar sozinho. Ninguem fica forte vendo os outros fazendo ginástica.

2006-11-27 00:08:29 · answer #1 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 0

Erico Verissimo (1905-1975) - Natural de Cruz Alta, RS. Escritor de estilo simples, excelente contador de histórias, uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira.

Na sua maneira cinematográfica de apresentar as histórias, Erico Verissimo ampliou o romance, focalizando o homem contemporâneo divorciado da religião, na busca de uma solução nem sempre otimista.

Filho de família tradicional, mas arruinada economicamente, exerceu várias atividades profissionais: foi ajudante de comércio, bancário, balconista de farmácia e desenhista na imprensa gaúcha. Viveu nos Estados Unidos, onde foi professor de Literatura Brasileira.

Sua temática é tipicamente brasileira e, mais que isso, regional, gaúcha. A tentativa de recriação genealógica e social da história do Rio Grande do Sul atingiu seu ponto culminante na trilogia O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato, e O Arquipélago

2006-11-30 20:18:42 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Fernando, como já disseram é "O Tempo e o Vento", que já foi até minsérie na Globo nos anos 80 com Tarcisio Meira e Glória Pires nos papéis principais.
Eu só li "Um Certo Capitão Rodrigo", e achei maravilhoso, ainda mais que meu avô é nascido no RS.

2006-11-27 08:13:29 · answer #3 · answered by neto_69 4 · 0 0

O tempo e o vento.

2006-11-27 08:09:25 · answer #4 · answered by Betty 6 · 0 0

Fernando,

A trilogia O tempo e o vento, que inaugura o relançamento da obra completa de Erico Verissimo pela Companhia das Letras, é a mais famosa saga da literatura brasileira. São 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que o escritor compôs em três partes - O Continente, O retrato e O arquipélago -, publicadas entre 1949 e 1962. O primeiro volume de O Continente abre a trilogia. Erico mergulha no passado do Rio Grande do Sul e do Brasil em busca das raízes do presente. O país vive um momento de redescoberta de si e de redefinição de caminhos, com o fim do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial, e o começo da Guerra Fria. Essa é a moldura para sua visão vertiginosa da violência e das paixões na definição da fronteira e nas guerras civis de seu estado natal. O Continente, segundo o crítico literário Antonio Candido "um dos grandes romances da literatura brasileira", lança o leitor em plena ação, durante o cerco das tropas federalistas ao Sobrado do republicano Licurgo Cambará, em 1895, para em seguida retroceder um século e meio e mostrar as origens míticas e históricas do clã Terra Cambará. Acompanhando a formação dessa família, Erico nos apresenta toda a saga. O projeto gráfico de Raul Loureiro e as ilustrações do artista plástico Paulo von Poser respeitam o espírito das primeiras edições de Erico Verissimo, acompanhadas meticulosamente pelo próprio escritor - que chegava a desenhar esboços de personagens e cenários. Além de ilustrar as páginas iniciais de todos os volumes, Paulo von Poser desenhou o mapa do Rio Grande do Sul que ilustra O Continente.

2006-11-27 08:06:18 · answer #5 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers