English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando estão no meio do céu, a lua e o sol parecem ser menores do que quando estão próximos à linha do horizonte

2006-11-26 23:51:41 · 8 respostas · perguntado por roderban 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

8 respostas

É uma ilusão psicológica, cuja causa ainda não foi comprovada. Porém, há algumas hipóteses a respeito do que causa esse efeito. O link abaixo fala sobre todas (a hipótese da distância aparente, do tamanho relativo e dos processos cognitivos).

2006-11-27 00:07:48 · answer #1 · answered by Verbena 6 · 1 0

Acredito que seja uma ilusão de ótica.

2006-11-27 07:54:24 · answer #2 · answered by Avatar 5 · 1 0

veja resposta a mesma pergunta no topico FISICA

2006-11-30 08:04:22 · answer #3 · answered by chicobento 2 · 0 0

Sutilezas de nossos cérebros. Ilusão de óptica, se preferir. Quem medir vai ver que no horizonte eles ficam menores.

Um detalhe: a Lua fica um pouquinho maior quando está alta no céu, porque nessa situação estamos mais perto dela. Uns seis mil quilômetros mais perto (raio da Terra).

2006-11-27 17:45:38 · answer #4 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

ISSO E UMA ILUSÃO OTICA
NO HORIZONTE OU NO MEIO DO CEU
O TAMANHO DELES É O MESMO
MAS COMO QUANDO ELES ESTÃO NASCENDO , NAO TEM MUITA LUMINOSIDADE, E A PUPILA ESTA DILATADA, PERMITINDO UMA MAIOR ENTRADA DE LUZ, MAS QUANDO ELES FICAM INTENSAMENTE BRILHANTES, A PUPILA SE CONTRAI, DIMINUINDO A ENTRADA DE LUZ, O QUE DA A ILUSAO DE QUE QUANDO ELES NASCEM SÃO MAIORES

2006-11-27 12:48:56 · answer #5 · answered by † Язιηคłδө ™ † ☼ ♫♪ ₪ ðεmεcŧяøη 2 · 0 0

Como disseram, é uma ilusão de ótica. Podes fazer uma experiência tirando duas fotos com zoom, uma com a Lua próxima ao horizonte e outra alta no céu. Compare as duas fotos e verás que a Lua próxima do horizonte é mais achatada, porém tem a mesma largura que a Lua do alto do céu. Portanto, na verdade a Lua próxima do horizonte tem menor área total que a Lua do alto, apesar da ilusão indicar o contrário..

.

2006-11-27 08:23:25 · answer #6 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

A atmosfera envolve a terra com uma camada de cerca de 1000km de espessura. A terra sendo praticamente esférica, a atmosfera, com muita aproximação, também o será. Por outro lado, essa atmosfera é formada de camadas, cada uma possuindo, predominantemente, um tipo de molécula. Em cada camada há uma lei de densidade de gás com a altura que influi diretamente nas propriedades ópticas da atmosfera. Portanto a atmosfera terrestre é um sistema complexo do ponto de vista da óptica geométrica e não será examinada aqui com o detalhamento que merece. Ficaremos, somente, em uma análise qualitativa.

Associado à curvatura da terra, a atmosfera comporta-se opticamente como um conjunto de lentes cujas superfícies refringentes se sucedem em uma seqüência de esferas concêntricas, em que o índice de refração vai aumentando na medida que o raio luminoso penetra nas camadas mais profundas da atmosfera.

Para todos os efeitos, portanto, a atmosfera da terra é um sistema óptico que pode ser caracterizado por uma distância focal, uma potência, eixo óptico, enfim, todas propriedades que um sistema óptico possui.

Isso posto, parece natural concluirmos que os objetos observados fora da atmosfera terão suas dimensões aparentes modificadas por conta das propriedades ópticas da atmosfera. A lua e o sol, em particular, por serem objetos extensos, se apresentarão com dimensões diferentes das reais.

Uma pergunta, contudo, parece incomodar: por que seus tamanhos mudam quando se aproximam do horizonte. Pelas propriedades ópticas da atmosfera, esse tamanho não deveria variar pois:

As distâncias desses astros até a terra permanecem as mesmas no período de um dia;

O aumento da "lente atmosférica" não muda pois depende apenas da curvatura da superfície.

Essa questão tem intrigado muita gente a ponto de aparecerem hipóteses como as que sustentam que essa variação tem origem psicológica, o que é improvável (a menos que as câmaras fotográficas também sejam "sugestionáveis" como o nosso cérebro). Outra idéia é que seria por difração diferencial como eu mesmo cheguei a aventar. Contudo, se fosse esse o efeito preponderante, veríamos a lua ou o sol "alongados" na direção vertical pois não existe difração diferencial na direção horizontal.

2006-11-27 08:13:36 · answer #7 · answered by kao kabeci ilê 7 · 0 0

Não chega a ser uma ilusão de óptica, mas é uma modificação de referências visuais próximas. No horizonte, temos a Luz ou o Sol perto de objetos cujo tamanho são conhecidos, ou pelo menos são comuns à nossa percepção. Quando ambos estiverem altos no céu, temos nuvens (eventualmente) ou estrelas como objetos de comparação, e como estes objetos não nos são "conhecidos" em
termos de tamanho, aparentemente tanto a Lua como o Sol parecem menores. Faça um teste olhando para a Lua através de um canudo de papelão. Ela vai ter um certo tamanho no horizonte (molde o diâmetro do tubo para ficar um pouco maior que o diâmetro aparente da Lua) e quando olhar para a Lua já alta no céu através do mesmo aparato verá que ela tem exatamente o mesmo tamanho. Só não faça o mesmo teste com o Sol para não danificar teus olhos!

2006-11-27 12:41:46 · answer #8 · answered by Oráculo 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers