English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando um grande número de pessoas adota como verdadeira uma determinada crença, na qual se estabele valores éticos e morais específicos ( e conhecidos mesmo daqueles que não o praticam ) este grupo não de torna mais previsível? Neste caso, a previsibilidade, se há, tornaria estas pessoas mais sujeitas à manipulação ou seria um fator harmonizador?

2006-11-26 14:53:24 · 17 respostas · perguntado por Zahara 1 em Artes e Humanidades Filosofia

17 respostas

Zahara, Boa começo de madrugada! A pergunta é complexíssima. O comentário, desfaz, em princípio, tal alta complexidade. Assim, levarei certo tempo para responder tua pergunta, que, além de uma outra exlusivamente técnica, tb nesta página, são as únicas a que hoje respondo.
Bem, A concepção histórica do universo remonta, segundo o astrofísico Hubert Reeves ("Patience dans l'azur, tradução do ingês) a Albert Eintein, não obstante tenha subscrito, apenas em 1928, as observações de Edwin Hubble, em 1928: "Hubble's obsevation suggested that there was a time, called the big bang, when tehe universe was infenisimally small and infenitesimally dense" (Stphen W. Hawking, "A bief History of Time - from the big bang to the black holes", p 9). Tornando a Reeves, na obra referida, depois, muitos astrofísicos, "concederam ao universo estacionário e eterno, para enconomizar um 'começo'" (p 57), e mais tarde ainda, embora a obervação o tenha desmentido, a concepção continiou popular (entre muitos astrofísicos) porque eliminava o problema da origem da matéria.
V deve de estar se perguntando por que estou procedendo a todo este rodeio. E eu te respondo que: apenas (?) para dizer que o grande desenvolvimento da física, longe de escorraçar a religião, a trouxe de volta ao centro do debate - e o próprio Einstein veio a encontrar uma relifiosidade a que ele chama de "religião cósmica" (nada antropomórfica, nada dogmática; uma abertura para o que nos é incompreensível e transcendente). E, de outra parte, esse grande desenvolvimento e abertura da física, levou a muitíssimos teólogos cristãos, católocos romanos ou protestantes (históricos) a cada vez mais reaproximarem-se da filosofia para indagar a teologia, tornando-a assim mais abstrata e problematizável. Na semana passada, pûs aqui uma frase do teólogo Gabriel Vahanian que, em sua obra "The Death of God" (1960) colocava precisamente essa questão, a da morte de Deus, e dizia que não foram os ateus quem o matou, mas as religiões post-cristãs, seja: as seitas protestantes não históricas, ou pentecostais, sicréticas, que surgiram nos EUA justamente nas décadas de 50 e 60, quando o desenvolvimento tecnológico começava a se prenunciar, com o intuito de dar guarida, e a segurança - dogmática - da salvação pessoal às massas que se viam de todo perdidas.
Isso posto, penso que temos hoje dois movimentos: Um do encontro no mistério entre físicos, filósofos e teólogos cristãos. (Tenho vaga recordação de haver lido um rabino que caminhava no mesmo sentido, mas não guardo, infelizmente, lembrança). Outro, o das seitas pentecostais, às quais, como já tive oportunidade de referir aqui, literária, sociologica, antropológica e filosoficamente com todo a propriedade e esplendor escreveu a contista e novelista Flannery O'Connor, também norte-americana.
Enfim: Esses últimos grupos, nada morais mas moralistas, são, sim, previsivelmente, deveras manipuláveis. Já, no seio do catolicismo romano e do protestantismo (histórico), vejo abismo crescente entre os grandes filósofos-teólogos e as massas também crentes, embora de maneira menos (desculpe-me:) histéricas, num Deus antropomórfico que virá um belo dia julgar os vivos e os mortos.
Uma outra abordagem, seria a do catolicismo ortodoxo, antes essencialmente místico, mas ora, embora sempre enfatizando o Espírito Santo, também tendente ao fechamento de questão (para não repetir: ortodoxo.
Se me permite um pergunta, v estuda filosofia. Gostaria que se manifestasse a respeito no comentário à pergunta que eleger a melhor.
Abç p v.
(Em Tempo: Se houver erros de digitação, ou palavras repetidas ou comidas, queira me escusar. Quanto a acentos que não mais existem etc., há muito deixei de acompanhar as intermináveis mudanças da língua portuguesa. A francesa, graças aos Céus, é a mesma do século XVII. Uma última coisa: pontuação e hífens, evito-os ao máximo).

2006-11-28 13:33:18 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

ESTE É UMFATOR POSITIVO.

2006-11-30 09:20:26 · answer #2 · answered by Daniel . 6 · 0 0

O ser humano não é previsível! Ele adota o que lhe cabe naquele momento de sua vida!a religião representa aquele momento que a pessoa está passando e vem pra aliviar o que ela está sentindo e o melhor jeito é si entregar a algo que te der respostas!!

2006-11-29 23:53:18 · answer #3 · answered by Ava 5 · 0 0

complicado

2006-11-29 14:00:35 · answer #4 · answered by j?s 6 · 0 0

Positivo.....ser bom, correto, justo, solidario ter muito amor pra partilhar......o mundo com isso seria maravilhoso....tranquilo......humano

2006-11-29 13:47:51 · answer #5 · answered by Nita 3 · 0 0

Aquele que se esconde atrás de um rótulo religioso, além de previsível se auto-condena à estagnação. O caminho em busca da verdade é feito de muitos degraus, porém só os ousados os galgam.

2006-11-27 11:16:35 · answer #6 · answered by Satori 6 · 0 0

Fator de harmonia,pois nunca o ser humano é prevísivel ,qdo tem Deus no coração.

Estas religiões +tradicionais impedem ,q seus fiéis sejam manipulados por valores contrários aos deles.

Evitam ver tv,cinema e rádio justamente pra isso.Nem a moda os manipula como faz conosco,pois se vestem sempre social e muito simples.

2006-11-27 08:33:36 · answer #7 · answered by Daniella YR 7 · 0 0

Se os fiéis de uma religião realmente seguissem seus preceitos, não haveriam guerras em nosso mundo, pois tanto Maomé quanto Jesus pregavam o amor ao próximo e a compreensão.
Assim, os seguidores das religiões apenas adotam os preceitos exteriores,não os comportamentais, o que os tornam imprevisíveis.

2006-11-26 22:32:10 · answer #8 · answered by Filosófica 4 · 0 0

depende de como o homem usa essa religião... pode ser ruim ou bom

2006-11-26 20:24:28 · answer #9 · answered by Su 6 · 0 0

Tudo neste mundo, depende de cada pessoa.
O certo, e a religião ser um fator positivo.
Mas nem sempre isso acontece pq,
tudo depende de cada um de nos.
Muitos valorizam mais a religião, do que a Deus.
A religião, e um lugar, que cada pessoa escolhe,
para ouvir a palavra de Deus.
Não existe melhor ou pior,
existe aonde eu me sinto bem,
e cada pessoa tem o seu lugar.
Mas, ai entra o conflito e a competição.
Cada uma querendo ser melhor que a outra,
Mas são todas iguais,
O melhor e Deus, no coração de cada um.
Na atitude de cada ser humano,
para com seu proximo.
Por isso, e preciso que aja sabedoria,
para que as pessoas respeitem,
a religião de cada um.
Somente assim, sera um fator harmonizador.

2006-11-26 15:36:40 · answer #10 · answered by Amiga vitual 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers