English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-26 11:59:40 · 3 respostas · perguntado por R 6 em Esportes Artes Marciais

Rê,
seja lá de onde você copiou isso não respondeu minha pergunta.
Estou falando dos cinco elementos naturais: terra, água, fogo, ar e um quinto que eu não sei.
Foi por não saber que eu fiz a pergunta.

2006-11-26 12:26:50 · update #1

3 respostas

GO DAI – OS CINCO ELEMENTOS NATURAIS

Ku - Elemento vazio.
Esse elemento representa a união do Go Dai. Não consideramos o "Vazio" como elemento natural, mais sim, como a representação total do aperfeiçoamento das técnicas e propriedades do Ninjutsu. Estágio máximo vivido somente pelos grandes mestres.
Futen Goshi Gasho.

SHI (Elemento Terra).
Empregada para camuflagem, pois o Ninja podia se esconder embaixo da mesma cavando um buraco e posteriormente atacar o seu adversário quando este passar. Também pode-se utilizar para criar um rastro ou uma pista falsa da sua suposta localização, conduzindo o inimigo para um local vulnerável, propicio para o ataque; ou sinalizando um caminho completamente errado para que o mesmo se perca ou afaste-se.

SUI - Elemento água.
Técnicas de combate, mergulho, nado e respiração embaixo d' água. - Utilizando-se tubos de bambu (Fukija) o Ninja podia permanecer durante um longo tempo imerso na água a espera do inimigo e no momento adequado o surpreendia. Esse tipo de técnica também conhecida como "Suiren jutsu" pode ser utilizada durante uma suposta fuga, onde o Ninja mergulhava na água e ficava aguardando o melhor momento para atacar ou abandonar o local, podendo assim, agir furtivamente ou despistar o inimigo.

KA - Elemento fogo.
Preparação de alimentos, fundição de armas, conservação da fogueira e emprego de bombas de fumaça, seja: Explosivas ou Fumegantes. Ou ainda, provocar um incêndio, a fim de desequilibrar ou confundir o inimigo, deixando-o nervoso e desorientado. Dessa forma o Ninja, aproveitando-se da situação, poderia atacar o inimigo uma vez que sua forças estão desequilibradas ou direcionadas para uma outra necessidade. Muitos Ninja, utilizam-se deste artifício quando querem fazer um ataque geralmente em massa, ou quando o objetivo e causar uma grande movimentação. Dessa forma, podia se camuflar e se infiltrar no meio da confusão, aproximando-se facilmente do alvo.

Fu - Elemento ar ou metal.
Técnicas de escalada ou descidas em muros e árvores; Saltos á distância ou altura; Ocultação e camuflagem. O elemento ar também possuí sua representação através do metal, sendo destacados o uso de laminas.

KI - Elemento Madeira.
Ao sair para a missão, o Ninja leva somente o material necessário para o combate. Caso fosse preciso permanecer no local por alguns dias o mesmo deveria construir o seu próprio abrigo, utilizando-se de troncos, bambus e galhos, ou até mesmo se infiltrando no interior de uma determinada árvore (Quando possível). - Dessa forma poderia se esconder e observar o inimigo, aguardando o momento propício para sua abordagem.
Além disso, através de técnicas de expressão corporal, os Ninja, conseguem iludir e confundir o inimigo, assumindo o formato de um tronco caído, quando observados a distância. Ou basicamente, preparar fogueira, alimento, armas e armadilhas.

2006-11-26 21:42:58 · answer #1 · answered by paulo_juventus 2 · 2 0

Os Kuji Kiri, são símbolos realizados com as mãos de teor e expressões energéticas, particular de cada escola de Ninjutsu, mas exclusivo no seu universo e representação. Sua pratica seria uma herança do seu surgimento deixada pelos antigos seguidores do Budismo Shingon de Kobo Daishi. Ao total são nove, porém as suas traduções e aplicações podem sofrer modificações de acordo com a descendência ou linhagem pertinente ao Ninpo.

A prática constante do Kuji Kiri sob forma de meditação, eleva o espírito e a mente do praticante para um campo superior de compreensão, além de proporcionar: auto-controle, discernimento, equilíbrio físico e emocional, segurança, coordenação e eliminação do medo. - Inclusive o da própria morte. O Ninja em estado meditativo, aprende a se conhecer interiormente. Compreende suas fraquezas e limitações, as superando gradativamente dentro de si. Elimina o estresse e a fadiga, provocado pelo dia á dia. Renova o espírito e esvazia a mente a deixando-a mais lúcida e saudável.

Em algumas ocasiões, a prática do kuji kiri é feita em conjunto com a queima de incenso e recitações sob forma de Mantra (Hindu). Dessa forma é possível a ativação do “KI” de acordo com o grau de concentração e desprendimento, físico e espiritual do aluno.

Os nove cortes.

Rin: Força da mente e do corpo.

Concentrar-se unicamente no seu propósito, livrar a mente e o espírito de toda carga negativa, afastando o medo, a fadiga e a dor. Respire com calma, relaxe e deixe fluir toda a energia do seu corpo. Imagine que esta coberto por uma áurea, feche os olhos, sinta sua respiração e ouça os seus batimentos cardíacos.


--------------------------------------------------------------------------------

Kyu: Direcionamento de energia (Ki).

Direcionar toda força e energia necessária para um único objetivo. Em combate, investir em ataques maciços e ferozes contra o inimigo, afim de liquidar e esmagar suas forças, sem oferecer possibilidade de reação.


--------------------------------------------------------------------------------

Toh: Harmonia com o universo.

Buscar harmonia, paz e tranqüilidade; mesmo em situações problemáticas ou de forte pressão. Procurar se adequar ao ambiente e desfrutar de tudo ao seu redor, tirando proveito da natureza e áreas de ocupação inimiga.


--------------------------------------------------------------------------------

Sha: Saúde do “EU” e dos outros.

Liberar energias positivas contra manifestações adversas, seja corporais ou espirituais. Através do “Sha” é possível controlar a dor, o medo, descontrole emocional e suavizar ferimentos.


--------------------------------------------------------------------------------

Kai: Premonição do perigo.

Manter o seu estado de espírito em perfeita harmonia com a natureza, elevar seu sentidos e intuições, colocando-se aberto a alterações de energia externa. Dessa forma, se o praticante estiver concentrado é possível pressentir a aproximação inimiga, podendo se antecipar ou investir na batalha. Todos os seres possuem energia interna. Em algumas pessoas, essa energia denominada “KI” é mais aflorada ou evoluída, em outras, é pouco aprimorada ou não foi devidamente trabalhada.


Jin: Conhecer o pensamento dos outros.

Esvaziar a mente de todo desejo e pensamento negativo. Procurar em meditação a aproximação inimiga, imaginar suas reações, colocando-se no seu lugar! Enxergar seus olhos, concentrar-se em sua mente, sentindo o seu grau de espiritualidade. Observar seus movimentos e estudar com cautela suas atitudes anteriores. Avaliar sua técnica... palavras... pensamentos... e estilo de vida! Tirando proveito de suas fraquezas e reações.


--------------------------------------------------------------------------------

Retsu: Domínio sobre tempo e o espaço.

Este kuji kiri, geralmente é utilizado quando o Ninja se prepara para executar algum tipo de missão!, Onde o mesmo necessita de maior adaptação, cautela e agilidade em seus movimentos! Podendo ser utilizado em locais desconhecidos, como: Áreas de tráfego de sentinela, Labirintos, Ambientes escuros e Mata fechada.


--------------------------------------------------------------------------------

Zai: Controle sob os cinco elementos da natureza.

Utilizar-se de sabedoria e experiência, usufruindo de recursos naturais contra o inimigo, deixando-o vulnerável e abalado emocionalmente. Utilizar a união dos cinco elementos naturais em benefício próprio, buscando aproximação, equilíbrio e entendimento com a natureza (Terra, Fogo, Agua, Ar e Madeira).


--------------------------------------------------------------------------------

Zen: Iluminação (Satori).

Buscar harmonia, contemplando tudo o que á sua volta! Enxergar a beleza e a simplicidade das coisas;. Valorizar o espírito e entender a impermanência da vida; Conhecer á si próprio - Seus fundamentos e princípios. Descobrir que viver intensivamente e amar o perfeito e o imperfeito, aceitando suas diferenças e limitações. Compreender que não existe orgulho na vitória e nem fraqueza na derrota! Pois o que se vive, é apenas um caminho - Traduzido em múltiplos aprendizados.


“Tudo o que existe é expressão do vazio! Começo...Meio... e Fim. - Apenas vazio”

Sidhartha Gautama - Buda Shakyamuni.


GO SHU GO GAKU

Os cinco princípios do aprendizado



Hitotsu - Kokoro gamae no koto

Importante - Atitude/estado de reação



Hitotsu - Ashibumi no koto

Importante - Postura/atitude



Hitotsu - Maii no koto

Importante - Distância



Hitotsu - Tenshin no koto

Importante - Mudanças de Posição



Hitotsu - Henka no koto

Importante - Alteração do ângulo do corpo

2006-11-26 20:08:36 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 2

sei não amigo

2006-11-26 20:07:39 · answer #3 · answered by Violeiro 2 · 3 3

fedest.com, questions and answers