HAL 9000
HAL 9000 (Heuristically programmed ALgorithmic computer, ou Computador Algorítimico Heuristicamente Programado , em tradução livre), é um personagem ficcional da série Odisséia Espacial, de Arthur C. Clarke, e foi imortalizado pela adaptação cinematográfica feita por Stanley Kubrick do primeiro volume da mesma, 2001: Uma Odisséia no Espaço, de (1968). Na trama, HAL é um computador com avançada inteligência artificial, instalado a bordo da nave espacial Discovery e responsável por todo seu funcionamento. No filme, é representado por câmeras de televisão distribuídas através da nave, sendo sua voz dublada por pelo ator canadense Douglas Rain. HAL se tornou operacional na fábrica HAL situada em Urbana, Illinois no dia 12 de janeiro de 1992 (no romance de Clarke, entretanto, é mencionado o ano de 1997) e foi criado pelo indiano Dr. Sivasubramanian Chandrasegarampillai, ou simplesmente Dr. Chandra. HAL é ilustrado como sendo capaz de falar naturalmente, realizar reconhecimento facial e vocálico, fazer leitura labial, apreciar manifestações artísticas, interpretar emoções, raciocinar e expressar emoções.
Na tradução do filme para outras línguas, HAL foi batizado diferentemente. Em francês, por exemplo, foi chamado de CARL (Cerveau Analytique de Recherche et de Liaison), entretanto nas famosas plaquetas das câmeras seu nome original foi mantido.
Algumas fontes afirmam que o nome HAL deriva de IBM. De fato, cada letra de HAL é exatamente uma anterior, alfabeticamente, às letras de IBM. Entretanto o autor, tanto em entrevistas quanto através de seu personagem Dr. Chandra (em 2010 - Uma Odisséia no Espaço II) negam essa informação
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/HAL_9000"
2006-11-26 16:38:24
·
answer #4
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋