English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A explicação não e tão simples, mas a pergunta nos incentiva ir em busca de conhecimento. Augusto

2006-11-26 05:46:27 · 3 respostas · perguntado por Augusto 2 em Governo e Política Outras - Governo e Política

3 respostas

O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo. Esse sistema de governo foi criado pelos norte-americanos no século XVIII. A monarquia inglesa atuava como chefe de estado sobre as treze colônias. O descontentamento com a atuação do monarca e as influências de autores que se opunham ao sistema absolutista, principalmente Locke e Montesquieu, foram determinantes para que os americanos adotassem um sistema onde houvesse mecanismos que impedissem a concentração de poder. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes. O presidente é o chefe de estado, e é ele que escolhe os chefes dos grandes departamentos (ministérios). O Legislativo, o Judiciário e o Executivo são independentes entre si.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidencialismo

O parlamentarismo ou democracia parlamentar é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado, que pode ser um monarca a exemplo da Inglaterra ou presidente como ocorre em Portugal , não detém as funções de Chefe de Governo.

O parlamento é que escolhe o chefe de governo, que pode ter o título de primeiro-ministro, presidente do conselho (Espanha) ou Chanceler (Alemanha), entre os blocos político-partidários com maior presença, mas nada impede a oposição de ganhar. Se uma crise política abala a base de sustentação do governo, o parlamento poderá destituir o chefe de governo do poder executivo e substituí-lo por outro.

Em tese, o líder do partido ou coalizão que obtiver a maioria das cadeiras parlamentares terá direito de escolher o chefe de governo e compor o gabinete de governo. Por vezes isso não ocorre. Uma dessas exceções ocorreu na Europa, com o Gabinete Espanhol, onde a oposição com minoria simples em novo sufrágio de votos ganhou as eleições e montou um novo governo parlamentarista, outra denominação do parlamentarismo.

Sua origem remonta à Idade Média, quando os soberanos partilhavam o poder com um parlamento ou conselho de lordes. Os primeiros conselhos desse tipo se reuniam entorno de uma grande mesa, na qual o rei ficava na cabeceira em posição mais alta e os lordes e pessoas influentes ocupavam ambos os lados. Quanto mais rico, íntimo ou influente fosse junto ao rei, mais próximo dele o nobre poderia se sentar. Disso advém a expressão usada no Parlamento Europeu, quanto mais têm mais sou seu amigo.

Pode-se dizer que a Inglaterra foi o berço do parlamentarismo moderno, sendo o primeiro país a limitar os poderes de seu monarca, chegando mesmo a decapitar um rei absolutista, Carlos I em 1649, transferindo o poder de governo para a Câmara dos Comuns.

Atualmente o Conselho dos Lordes é a Câmara dos Lordes ou Câmara Alta para os ingleses. Na França é o parlamento, onde os Deputados são eleitos por um período de 6 anos. Outro exemplo de parlamentarismo é o israelense, onde o principal partido atual é Kadima.

O Parlamentarismo é conhecido para definir as relações entre o Poder. O Executivo e o Poder Legislativo, no qual há uma partilha equilibrada entre as funções do chefe de Estado e chefe de Governo. Aqui há uma co-gestão da coisa pública entre o Legislativo e o Executivo. O regime parlamentarista formou-se a partir das experiencias históricas por que passou a Inglaterra ao longo da idade Moderna.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamentarismo

ma República é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo.A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.

A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado. A palavra república vem do latim Res publica e quer dizer "coisa pública".

Existem hoje duas formas principais de república:

1 República presidencialista ou presidencialismo Nesta forma de governo o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de Chefe de Estado e chefe de governo. Nesse sistema, para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria;

2 República parlamentarista ou parlamentarismo Neste caso o presidente apenas responde à chefia de Estado, estando a chefia de governo atribuída a um representante escolhido de forma indireta pelo Legislativo, normalmente chamado "premiê", "primeiro-ministro" ou ainda "chanceler" (na Alemanha).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Republica

Dentro da forma de governo denominada monarquia o rei ou monarca é o chefe de Estado. Através dos princípios básicos de hereditariedade e vitaliciedade o poder lhe é transmitido ao longo de uma linha de sucessão. Há monarquias onde o chefe de Estado é eleito, mas recebe o título de monarca, mas são exceções, como no Vaticano e na Polônia nos séculos XVII e XVIII.

Com a lideraça absoluta de alguns chefes tribais Primitivos, deu-se origem ao regime monárquico que desenvolveu-se como uma extensão lógica por muitos países. Alguns monarcas, dos mais antigos, como os do Egipto antigo, se viam no direito de reinvindicar seu trono alegando que governaram por direito divino. Mas no entanto, na Idade Média, com a proliferação da monarquia européia, que geralmente recaía sobre um nobre a liderança, pois este poderia com tal eficiência reunir e comandar um exército.

As monarquias em sua maioria, são dinástica e hereditária, onde o rei morrendo ou abdicando de seu trono, quem herdava o mesmo, era o próximo na linha de sucessão, que geralmente seria o filho mais velho. Antigamente, a liberdade pessoal e econômica de todos os cidadãos, era severamente limitada, pois o monarca tinha a autonomia de tomar decisões finais absolutas com exceção da nobreza e da aristocracia.

O descontentamento de cidadãos nobreza, burguesia, clero e das classes mais baixas foi crescendo com o passar do tempo, resultando em revoltas e revoluções que fizeram cair muitas dessas monarquias centenárias que existiram na maioria dos países da Europa. Foi então que abriu-se caminho para um governo mais participativo por meados do século XIX, onde o poder dos monarcas já não tinham o mesmo efeito e estavam cada vez mais limitados, como nas monarquias parlamentaristas, as repúblicas parlamentaristas e as repúblicas presidencialistas.

Em uma república, é ao presidente da república que é confiada a soberania nacional, ao contrário das monarquias que são os monarcas que recebem a confiança da soberania popular. Há defensores da monarquia que dizem que o monarca é a pessoa mais qualificada dentre todas as outras para exercer o papel de chefe de Estado por uma série de motivos como já ser preparado desde que nasce para este fim, ou não precisar de financiamento eleitoral ou mesmo depender de campanhas para se eleger, ou então não pertencer a nenhum partido político.

Em uma monarquia parlamentarista, o monarca nomeia um primeiro-ministro que é aprovado pelos parlamentares depois de apresentar seu gabinete ministerial e seu plano de governo, mas que por meio de uma moção de censura pode vim a ser derrubado pelo Parlamento. Este primeiro ministro, é quem detém a chefia de governo. O monarca tem apenas funções de moderador político, determinadas pela Constituição. Com isso o monarca passa a exercer a chefia de Estado, utilizando de seus poderes protocolares para resolver impasses políticos, proteger os súditos e a Constituição de projetos-de-leis que contradizem as leis vigentes ou que não fazem parte dos planos de governos defendidos em campanhas eleitorais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monarquia

2006-11-26 05:57:42 · answer #1 · answered by Alexandre D 2 · 0 0

Diferença , praticamente, não existe, é só questão de composiçaõ política e, que se apresenta, mais menos diferenciada.
Monarquia é representada por um REI, tendo a frente um Primeiro Ministro, inclusive é , em verdade, quem dirige o país.
República e Presidencialismo, é, a mesma coisa ,quem,comanda o país é o Presidente da República.
Parlamentarismo, tem um Presidente da República a frente do governo, contudo quem comanda o país é um Primeiro Ministro.
O que escreverem a mais , será só para "encher linguiça".
.

2006-11-26 07:30:32 · answer #2 · answered by delauromarques 6 · 0 0

Não sei e confesso que não me envergonho disso, pois o lulla que é presidente, também nao sabe. Aliás elle não sabe de nada.

2006-11-26 05:54:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers