“Odeio o capitalismo.”
Sinceramente não vejo lógica nessa afirmação, vou dizer porque.
Desde que os seres humanos começaram a escrever sua história ela nos narra que a miséria e a desigualdade sempre existiram.
No Egito antigo apenas os faraós e suas cortes tinham vida boa, o resto vivia na pobreza ou na escravidão, tal como os judeus que viveram como escravos no Egito antigo.
Os gregos tinham a escravidão como algo normal.
No Império Romano todas as nações conquistadas passavam a pagar altos impostos para Roma e muitos de seus habitantes eram levados para Roma como escravos.
Na Idade Média a miséria e a desigualdade no mundo alcançou seu ponto máximo, as fogueiras da Inquisição queimavam pessoas vivas e os nobres apenas olhavam de seus castelos.
Na Idade Média a miséria do povo era global, tanto no ocidente como no oriente.
No Oriente Médio, África, Ásia, apenas os reis, suas cortes e seus parceiros vivem numa boa, o resto vive na pobreza, desde sempre.
Depois do ano de 1500 DC
2006-11-26
05:05:58
·
12 respostas
·
perguntado por
Brian S
1
em
Governo e Política
➔ Outras - Governo e Política
os europeus devastaram as civilizações que existiam na América e na Ásia e escravizaram os indígenas, disseminaram também o horror da escravidão negra pelo mundo, inclusive aqui no Brasil.
E por ai vai, só opressão e desigualdades por milênios.
Desta forma vemos que - sempre existiu – a miséria e a desigualdade no mundo, ela não surgiu com o surgimento do capitalismo que existe no mundo a apenas 200 anos !!
(continua)
2006-11-26
05:11:00 ·
update #1
texto completo
Depois do ano de 1800 surgiu no mundo um sistema político chamado Capitalismo.
Com o surgimento desse sistema – pela primeira vez na história da humanidade – países como Austrália, Suécia, Noroega, Japão, Holanda, Canadá, Islândia, Áustria, Alemanha e alguns outros, conseguiram dar um alto padrão de vida para seus povos, os seres humanos nesses países vivem bem, respeitam as leis, não existe corrupção disseminada, respeitam o meio ambiente, fazem grandes doações para a ações humanitárias da ONU – padrão de vida que jamais existiu no planeta Terra !!
Enquanto em outros países que já foram, ou são até hoje, ditaduras, reinados, comunistas, socialistas, “democracias” corruptas, etc – não conseguiram sair da miséria e desigualdade que sempre existiu a séculos ou a milênios nestes países .
2006-11-26
05:15:48 ·
update #2
A miséria na região onde hoje existe a Bolívia p.ex., sempre existiu !
A cultura de coca nessa região é antiquíssima, de muito antes do capitalismo existir !
Como poderíamos culpar o capitalismo da Austrália pela pobreza da Bolívia ?
Então, não entendo por quê odiar um sistema que – finalmente, depois de milênios de miséria – conseguiu fazer com que seu povo vivesse uma vida boa ?
Acho que as pessoas que odeiam o capitalismo não analisaram direito a história da humanidade.
Falta de conhecimento da realidade e da história do mundo que os leva a ter esse ódio cego e a querer destruir os únicos povos que conseguiram sair da miséria.
Se conseguirem o seu intento de destruir esses países a única coisa que vão conseguir é trazer novamente toda a humanidade para a miséria.
Talvez seja isso que realmente queiram – a igualdade na miséria.
2006-11-26
05:17:34 ·
update #3
Basicamente é assim que funciona ao meu entender: o trabalhador trabalha para o capitalista 8 horas (isso é só um exemplo). Depois de trabalhar 5 horas o proletário já produziu o equivalente ao seu trabalho*. Depois disso ele estaria trabalhando mais 3 horas de graça para o capitalista. Ou seja, existiria aí a "exploração do proletário pelo capitalista".
Isso é errado, porque Marx parte da idéia que o capitalista sempre terá lucro. Uma visão deturpada de como funciona uma economia de mercado, principalmente o capitalismo moderno. Uma empresa pode ter lucro ou prejuízo. A idéia de Marx então seria: o lucro capitalista teria que ser distribuido igualmente à mão-de-obra, pois se não fosse, ela estaria sendo explorada.
E quando uma empresa tem prejuízo? Acontece a "menos-valia"? Os trabalhadores são os culpados ou têm participação no prejuízo? Não. O inverso não é "menos-valia". Então a escola marxista diz que uma hora acontece a teoria serve, outra hora não serve. É muito cômodo isso.
2006-11-26
05:41:04 ·
update #4
^ explicando a mais valia
Muitos sindicatos socialistas (nem todos são) durante a história do século XX usaram essa desculpa para dizer que estavam sendo explorados. Eles queriam participação nos lucros. Ora, quando uma empresa estava no vermelho JAMAIS os trabalhores disseram: "nós vamos pagar nossa participação no prejuízo".
Nenhum trabalhador quer ajudar a cobrir os prejuízos, logo também não têm o direito inalienável de participar dos lucros. Algumas empresas modernas permitem a participação nos lucros entre seus trabalhadores, mas baixar uma lei dizendo que todas as empresas TEM QUE fazer o mesmo vai contra a teoria econômica sadia - aquela que observa as leis do mercado.
2006-11-26
05:44:40 ·
update #5
SUA PERGUNTA ESTA MUITO ACIMA DA MINHA CAPACIDADE DE RESPONDER. MAS SO SEI QUE TER DINHEIRO E MUITO BOM QUANDO SE GANHA COM DIGNIDADE, MAS AJUDAR OS QUE NÃO TEM E MUITO MELHOR.
2006-11-26 05:12:15
·
answer #1
·
answered by senel 2
·
0⤊
0⤋
Tudo depende dos projetistas, executores e comando.
Com certeza, o CAPITALISMO é melhor do que socialismo demágogico e falsas democracias. Capitalismo junto com a democracia fazem um bom par.
Sem dinheiro e sem a possibilidade de alcançá-lo, nada funciona onde o povo é pobre e só o poder manipula o tesouro da nação.
A desigualdade é uma injustiça da natureza, até as plantas. Uma nasce formosa, e garbosa cresce com raízes profundas e troncos poderosos, outras nascem fraquinhas e morrem ou crescem raquíticas e precisam de cuidados especiais e as sementes não são aroveitáveis.
Quando vejo a pessoa tendo esperança no futuro, fico esperançosa também. Agora, quando vem a insana conversa de ROB HOOD, abomino.
Ninguém terá esperança de um dia alcançar os seus objetivos.
SOCIALISMO E COMUNISMO NÃO EXISTEM A NÃO SER PARA GANHAREM VOTOS.
2006-11-30 12:41:45
·
answer #2
·
answered by Luz e sombra 7
·
0⤊
0⤋
Voce tem razão. Eu sou um brasilero que se tivesse ficado aki num ia ter nada, fui pros Est,Unidos, o centro do capitalismo e vivo muito bem la. Tenho uma casa boa, todo conforto e se ficasse aki eu ia ter que morar em uma favela.
Consegui depois de 10 anos me naturalizar americano. Tenho pouca cultura, mas o que eu sei de conhecimento pratico da pra viver bem la.
2006-11-26 15:07:03
·
answer #3
·
answered by Messi 2
·
0⤊
0⤋
Concordo. tudo que foi criado no campo de comodidades, conforto, saude, etc. foi graça ao emprendedorismo dos capitalistas com liberdade.
2006-11-26 13:56:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
tem quem apóia , e quem é contra o capitalismo , mas o fato concreto é que o mundo hoje é capitalista , então o negocio é tentar viver na melhor maneira possível , visto que tanto faz ser a favor ou contrario , não vai mudar nada
2006-11-26 13:45:29
·
answer #5
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
Acontece o que sempre aconteceu, alguns tem demais e outros não tem nada. A riqueza fica com 10% da população e 90% da população é pobre. É apenas isso o que ocorre no capitalismo. Pra quem detém o capital não tem problema. Achei interessante o comentário da Morfhine, afinal os empresários faturam milhões e exploram a mão de obra barata,sempre disponível neste pais.
2006-11-26 13:38:58
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Por que o diar o capitalismo?
Ora, é muito simples, meu caro. Devemos odiar este sistema porque ele privilegia a desigualdade e o elitismo. Porque ele promove a riqueza de dez e a miséria de mil. Porque ele vai contra qualquer direito humano!
Diga-me... É correto o nosso sistema de trabalho? É correto uma pessoa trabalhar para produzir dois milhões e ganhar apenas 400 reais?! NÃO! E é isso que o capitalismo impõe. Chama-se mais-valia...
Não é por que 'desde sempre foi assim' que é correto. Desde sempre homens matam uns aos outros, e isso não significa que matança geral seja uma coisa legal de se praticar.
Devemos odiar o capitalismo porque ele mata tudo o que é humano dentro de nós. Automatiza, massifica, explora e destrói. Devemos não só odiá-lo e repudiá-lo, mas lutar por um sistema diferente, mais humanos, mais igualitário e libertário.
2006-11-26 13:25:23
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sempre existiu, existe e existirá, essa defasagem social, entre os seres humanos, pobres e ricos.
Infelizmente, sem o capitalismo, a miséria seria muito maior.
De onde vem o ganha pão para o pobre?
Então, dos males o menor.
2006-11-26 13:22:48
·
answer #8
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
0⤋
Indelizmente, pessoas com QI acima de 80 são cada vez mais raras. É por isso.
2006-11-26 13:19:54
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
LIBERDADE E DIREITOS IGUAIS, É O QUE O GOVERNO DEVE FAZER PARA O POVO.
O CAPITALISMO É BOM.
2006-11-26 13:18:49
·
answer #10
·
answered by Chico Jr. 4
·
0⤊
0⤋
Pense no capitalismo como um mal necessário da atualidade. Em um mundo perfeito não será mais necessário, porém estamos bem longe de estarmos em um mundo perfeito.
2006-11-26 13:17:33
·
answer #11
·
answered by Cida 6
·
0⤊
0⤋