English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-25 14:39:08 · 10 respostas · perguntado por antonio s 1 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

10 respostas

A relação que há entre relâmpagos e chuva é a existência de nuvens espessas. Pode relampejar e não chover, e vice-versa.

2006-11-25 14:50:19 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Para haver relâmpagos e necessário que as nuvens la estejam se chover estas se esgotam e o céu fica limpo. Os relâmpagos e o resultando da fricção ou do choque de duas cargas de energia diferentes que ao se encontrarem elas se repelem ou explodem fazendo primeiro a faisca e só depois o estrondo.

2006-11-29 16:22:55 · answer #2 · answered by sudema777 3 · 0 0

Os relâmpagos são descargas elétricas oriundas da diferença de potencial elétrico entre o solo e as nuvens. Ou seja, isso se dá quando há formação de íons, positivos (no caso das nuvens) e negativos (no caso do solo - Por isso usado também como fio terra - "E não é só por que é da terra que vem o fio! kkk"). Partindo por um princípio simples de química em que "Os opostos se atraem!".

Quando essa diferença entre as cargas (íons) é alta o suficiente para quebrar a resistência do ar (que é a massa que se encontra entre eles), ocorre a descarga.

Mas ao se ver uma descarga elétrica, imagina-se que ela vem do céu para o solo, porém é o contrário! Ela acontece do solo para as nuvens.

Os picos autos que se encontram no solo como (Torres, árvores, postes, etc...), essas pontas atraem eletróns carregados. Por sua vez, canalizam a carga elétrica do solo e soltam pequenas descargas (menores), estas se atrairam, e ao quebrar a resistência do ar, se unem numa descarga maior.

Porém, os relâmpagos ocorrem antes e durante as chuvas. Com uma pequena diferença, De que as chuvas elevam a umidade do ar, assim aumentando a resistência do mesmo. Tornando mais denso o ambiente.
Com isso, os relâmpagos ocorrem com mais frequência antes da chuva, mas não impedindo que ocorra durante. Isso só depende da diferença entre as cargas (íons) ser alta o suficiente para quebrar a resistência do ar.

2006-11-29 08:33:19 · answer #3 · answered by Pyro 2 · 0 0

A ciência ainda não chegou a uma boa definição de como os raios se formam, mas eu tenho uma que é de minha autoria.
Vc pode testa-la.
O atrito do ar com os corpos faz com que grande quantidade de energia estática se prenda a eles e se acumulem, aí em um determinado tempo, pelo acumulo destas cargas que são negativas, ao contrário do que alguns pensam, ocorre a descarga elétrica.
Para testar é simples: saia em um carro em um dia que estaja bem seco, no irverno é melhor, e depois de rodar em altas velocidades, experimenta deixar o veiculo, retire o calçado sem estar apoiado no veiculo e depois experimente toca-lo, você vai ficar chocado, literalmente.
Abraços.

2006-11-26 06:51:46 · answer #4 · answered by Parem o mundo, quero descer 6 · 0 0

relâmpagos são descargas elétricas oriundas da diferença de potencial elétrico entre o solo e as nuvens. Quando essa diferença entre as cargas é alta o suficiente para quebrar a resistência do ar, ocorre a descarga.

O curioso é que a grande maioria das descargas acontece do solo para as nuvens e não o contrário, como se pensa. Várias "pontas" do solo (pontas atraem eletróns carregados) como árvores postes, para-raios etc canalizam a carga elétrica do solo e soltam as suas descargas menores que se atraem e se unem numa maior que sobe às nuvens.

Bom, levando em consideração que as chuvas provém das nuvens e que estas, por estarem carregadas de água estão mais próximas do solo, é normal que os relâmpagos aconteçam antes e durante as chuvas. Durante é um pouco mais difícil porque a humidade aumenta a resistência do ar. Assim, quanto mais seco o clima da região (não confundir com temperatura), maior a probabilidade de raios.

2006-11-25 23:19:57 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Algumas vezes caem sem aviso, quando não há nada além do céu azul logo acima. Na Flórida central, tempestades de raios são uma ocorrência diária no verão, e por isso, ironicamente, pessoas nesta terra ensolarada muitas vezes passam as tardes dentro de casa para evitar o risco de que o céu caia sobre sua cabeça.
No mundo inteiro, ocorrem cerca de 4 milhões de relâmpagos por dia, e raios têm sido observados em outros planetas. Apesar de toda essa familiaridade, ainda não sabemos o que causa os relâmpagos. É um engano pensar que Benjamin Franklin resolveu o mistério quando conduziu seu famoso experimento com uma pipa em 1752. Embora Franklin tenha demonstrado que os relâmpagos são um fenômeno elétrico, os cientistas até hoje lutam para entender como tempestades geram carga e como os relâmpagos ocorrem. Os físicos cogitam que os relâmpagos possam até mesmo ter uma conexão com raios cósmicos - partículas de alta energia que bombardeiam a Terra - que disparam cascatas de elétrons acelerados na atmosfera.
O Brasil está expandindo a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), da atual cobertura de um terço do país (26 sensores) para dois terços do país (53 sensores). As instalações, que detectam relâmpagos que atingem o solo, são operadas pelo Elat em parceria com outras instituições. A nova rede, que deverá entrar em operação ainda este ano, cobrirá as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e será a terceira maior do mundo, atrás somente das redes dos Estados Unidos e do Canadá

2006-11-25 22:43:48 · answer #6 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 0

>> pah avisah q vai chove ..

rsrs

brinkadera ..

eu naum sei pq tem issu .. mais um professor de fisika com ctza sabe ..

deve ser algum tipow de choque termiko que acontece .. nem sei direitu ..

mais vlw . rs

2006-11-25 22:42:12 · answer #7 · answered by vicky 1 · 0 0

Pelo mesmo motivo, razão ou circunstância dos choques entre nuvens carregadas causarem esse magnifico causo.

2006-11-25 23:06:20 · answer #8 · answered by bill 1 · 0 2

Bah... isso a gente aprende logo no primário...

Porque as nuvens carregadas se chocam.

2006-11-25 22:58:39 · answer #9 · answered by Coger 4 · 0 2

O relâmpago é a visualização da descarga elétrica provocada pelas energias cósmicas das núvens pesadas da tempestade que se tocam entre sí, provocando a queda da chuva.
Observe que se vê primeiramente a luz provocada pelo relâmpago (que se manifesta à velocidade da luz) e alguns segundos depois o som do estrondo (que se manifesta à velocidade do som).

2006-11-25 22:53:28 · answer #10 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers