English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-25 03:07:29 · 6 respostas · perguntado por EU 1 em Ciências Sociais Economia

6 respostas

com o desaquecimento da economia americana o que já está previsto por vários economistas do mundo entendo que o dolar deve se desvalorizar em relação ao real, ou seja ficar mais caro (3reais ate o fim do ano, pode apostar).

2006-11-25 05:12:22 · answer #1 · answered by Drehco 3 · 0 0

A cotação de uma moeda estrangeira deveria obedecer apenas as leis de mercado. Assim, quem tem mais bens para vender terá moeda forte, porque quem quiser comprar, terá de vender algo. Se o País não vende nada, sua moeda não vale nada. O excedente do País, vendido para o exterior, é que gera moeda estrangeira. Quando o Governo interfere de forma irresponsável, como fez a Argentina, fixando em US$ 1 dolar uma unidade de sua moeda (Astral) o País acaba quebrando, por falta de condições de manter essa paridade. Isso pode ser, inclusive, intencional, para provocar uma crise e justificar o não pagamento de compromissos internacionais. No momento, a política econômica do Brasil está supervalorizando o REAL, quebrando os setores agrícola, calçadista e outros, pois seus custos estão muito elevados e os produtos não podem competir no mercado internacional. Quando a crise se instalar de forma generalizada no Brasil, alegará impossibilidade de pagar e dará o calote nos investidores. Farejando esse caminho, os investidores internacionais já reduziram em 17 por cento seus investimentos, quando deveriam ter, no mínimo, dobrado. Se a política econômica continuar trilhando esse caminho, a tendência é menos investimento externo, pois o investidor não é idiota para jogar seu dinheiro no lixo. O próprio exemplo da política de Evo Morales e agora do Equador servem de sinalizadores para os investidores, que não têm nenhuma intenção de correr risco. Por outro lado, toda instituição financeira à beira da falência capta recursos a juros elevadíssimos, pois fica cada vez mais difícil alguém se arriscar a emprestar e o Brasil está com as taxas de juros mais altas do mundo, acendendo outro sinal de alerta. Nessas condições, é possível que o dolar venha a ficar muito alto, em torno de R$ 5 (cinco) reais para cada dólar, em pouco tempo, pois sua cotação vem sendo mantida baixa artificialmente por muito tempo e isso tem que explodir mais cedo ou mais tarde. As autoridades sabem disso e agem de forma deliberada, com um propósito: dá o calote no sistema financeiro internacional...

2006-11-29 11:03:15 · answer #2 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Enquanto o Brasil tiver sua economia estável, a tendência é oscilar pouco porque está sendo encontrado o equilíbrio entre os que o preferem subindo (exportadores, agiotas, etc) e os que o querem baixo como os importadores.

2006-11-25 11:59:45 · answer #3 · answered by Timóteo 5 · 0 0

siiim, com certeza.
O euro é caro, mais, o dólar, é ainda pior

2006-11-25 11:17:31 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Creio q não.

2006-11-25 11:16:46 · answer #5 · answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7 · 0 0

Acho que não. Pelas medidas do governo ele deve fica na mesma faixa. Um dia sobe um pouco e o governo faz alguma ação e ele cai novamente.

2006-11-25 11:10:10 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers