English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-24 07:44:24 · 9 respostas · perguntado por Mary Nollys 2 em Artes e Humanidades Teatro e Representação

me ajudem a fazer um comentario de alguma peça de Shakespeare, e me digam o q achou dela.
quem conseguir me ajudar com o melhor comentario vai levar 10 pontos
bjins

2006-11-24 07:49:00 · update #1

9 respostas

Eu assisti Hamlet, há muito tempo atrás. Lembro que o ator que fazia Hamlet era muito lindinho. Nao lembro muita coisa, mas era uma trama onde ele tentava se vingar da morte do pai. Tinha a celebre frase: Ser ou nao ser, eis a questao.

2006-11-24 07:57:28 · answer #1 · answered by Abelha ZZZ 6 · 0 0

Aí vai ao resumo de três peças dele, espero ajudar.
Sonho de uma Noite de Verão

Em Atenas uma lei obriga as moças a se casarem com os noivos escolhidos por seus pais. Caso estas não aceitem podem ser condenadas à morte ou reclusas num convento.
As vésperas do casamento de Teseu, herói grego, Duque de Atenas com a Amazona Hipólita, Egeu chega com sua filha Hermia e pede que se cumpra a lei já que ela está destinada a Demétrio, mas ama Lisandro.Teseu fica preocupado, mas como governante deve fazer cumprir as leis. Dá um prazo a Hermia para aceitar o casamento com Demétrio: quatro dias. Ou decide a favor do noivo ou será condenada à morte.
Hermia procura Lisandro e este lhe propõe uma fuga. Marcam um encontro para o dia seguinte num bosque, de onde vão partir para casar fora dos domínios da cidade onde a lei não vigora. Feliz com a solução Hermia conta a Helena os seus planos. Helena ama Demétrio e pensando em ter sua gratidão conta a ele os planos do casal.
No bosque escolhido para o encontro vivem seres misteriosos: fadas, elfos e duendes, fiéis súditos de Oberon rei dos duendes e Titânia, rainha das fadas. Oberon e Titânia são casadas e brigam pela tutela de um menino órfão cuja mãe foi amiga de Titânia que cuida do pequeno.Um grupo de artesão resolve encenar uma peça de teatro para homenagear Teseu em seu casamento. Também escolhem o bosque para seus ensaios.
Na noite do encontro entre Hermia e Lisandro, Oberon e Titânia se encontram casualmente e se desentendem porque ele lhe pede um pajem especial e ela recusa saindo do bosque. Oberon promete que vai castigá-la antes do amanhecer. Chama Puck, um duende esperto e brincalhão cujo maior divertimento é pregar peças nos outros e ordena-lhe que bosque uma flor chamada amor-perfeito, encantada pelo cupido e que guarda em seu sumo o poder de quando derramado sobre as pálpebras de alguém que dorme, este se apaixona pela primeira criatura que vê ao acordar. Com o encantamento de Titânia ela lhe entregaria o menino e depois ele desfaria o feitiço com outra erva.
Enquanto Puck busca a flor e Oberon espera, Demétrio chega ao bosque seguido por Helena. O rapaz à censura e ela desabafa seu sofrimento por amá-lo tanto. Ele a deixa sozinha, mas ela corre atrás dele implorando seu amor. Oberon decide ajudá-la: vai derramar nos olhos de seu amado o suco da flor.
Quando Puck volta Oberon pega a flor e diz que vai encontrar Titânia. Pede a Puck que procure um rapaz que despreza uma moça, e derrame o suco em seus olhos,cuidando para que ao acordar a moça desprezada seja a primeira que ele vê. Recomenda que se certifique de ter encontrado o rapaz certo, observando os seus trajes, típicos de um ateniense.
Puck parte o Oberon segue para o esconderijo onde Titânia dorme. Ao encontrá-la derrama o suco sobre seus olhos e sai.
Hermia e Lisandro chegam ao bosque cansados e decidem dormir. Puck ao encontrá-los reconhece neles o modo de vestir dos atenienses e derrama o suco sobre os olhos de Lisandro que dorme um pouco afastado de Hérmia. Certo de que ele a verá ao acordar por não haver ninguém por perto Puck sai tranqüilo.Helena que ainda procura Demétrio que lhe fugiu, encontra Lisandro e preocupada por vê-lo no chão chama-o. Ao acordar e vê-la Lisandro apaixona-se imediatamente e lhe faz declarações de amor. Ela não entende e foge. Ele a segue, deixando Hermia que ao acordar se vê sozinha e sai à procura de seu amor.
Puck, crente de sua missão cumprida, vai ao lugar onde Titânia dorme e encontra os artesãos ensaiando a peça. Quando um deles, Botom, se afasta, Puck coloca-lhe uma cabeça de burro sobre os ombros. Quando ele retorna ao grupo, todos se assustam e fogem. Com o barulho, Titânia acorda e ao ver o burro, apaixona-se por ele. Puck corre para contar a Oberon. Nisso passam pelo bosque Helena seguida por Lisandro. Oberon percebe que Puck se enganou. Entram então Hérmia seguida por Demétrio. Eles discutem. Demétrio resolve parar para descansar e Oberon aproveita para derramar o suco sobre seus olhos. Quando Helena que está pelo bosque fugindo de Lisandro passa por ali, acorda Demétrio que ao vê-la se apaixona. Lisandro chega e então os dois passam a brigar por Helena. Ela não entende nada, acha que os dois estão debochando dela. Hermia chega e fica sem entender nada. Ao vê-la, Helena acredita que Hermia também está no jogo contra ela. Elas brigam e enquanto isso os dois rapazes resolvem procurar um outro lugar para brigar.
Oberon que assiste a tudo invisível repreende Puck. Ele se desculpa dizendo que não fez por mal pois não sabia que havia dois casais de atenienses no bosque. Oberon ordena que Puck separe os dois rapazes e que quando estiverem cansados os faça dormir, derramando sobre os olhos de Lisandro o suco da planta que desfaz o encanto para que ele volte a amar Hermia e todos sejam felizes.
Titânia não tem mais tempo para cuidar do pajem, pois se desdobra para agradar o homem com a cabeça de burro pedindo a suas fadas que façam todas as suas vontades. Oberon que conseguiu que Titânia lhe entregasse o menino, resolve desfazer o encanto e quando ela dorme ao lado do seu amor derrama-lhe o antídoto sobre os olhos. Ao acordar, Titânia diz a Oberon que teve um sonho estranho no qual parecia estar apaixonada por um asno. Oberon aponta o camponês que ainda dorme com sua cabeça de burro e ela fica horrorizada sem entender nem acreditar no que vê. Eles fazem as pazes e Oberon pede às fadas que cantem música para embalar e encantar o sono de todos que dormem no bosque, para que ao acordarem pensem que tudo não passou de um sonho. Também pediu a Puck que desencante Botom. Este ao acordar também pensou que tudo o que ocorreu fosse sonho e saiu a procura de seus amigos para representarem a peça.
Ao amanhecer, Teseu, Hipólita, Egeu e uma pequena comitiva observam uma matilha à procura de caça. Ao encontrarem os jovens dormindo se admiram. Egeu reconhece sua filha. Teseu pergunta o que dois inimigos fazem tão próximos.Lisandro diz que pretendia fugir com Hermia e Egeu fica furioso. Demétrio então conta a Teseu que não mais ama Hermia e que está apaixonado por Helena. Teseu, contrariando Egeu abençoa os casais e propõe que eles se casem junto com ele e Hipólita. Diz que o amor é superior a qualquer lei. Na festa de casamento, Botom e sua trupe apresentam a mais lamentável comédia trágica: a morte de Píramo e Tisbe. Todos assistem e em seguida recolhem-se a seus leitos nupciais. Neste momento, todos os seres mágicos do bosque entram nos quartos para garantir a felicidade dos casais.

Hamlet

No reino da Dinamarca, o Rei Hamlet morreu a pouco tempo de forma repentina e misteriosa. A viúva, Gertrudes, casou-se com o cunhado Cláudio em seguida. O príncipe Hamlet, não se conforma nem com a morte do pai, nem com o casamento da mãe. Torna-se triste , amargo, sem sonhos. Questiona-se sobre o porquê da morte do pai.
Horácio, ao montar guarda vê um fantasma e comunica a Hamlet. Este resolve verificar melhor e descobrir o que se passa. No dia seguinte, com Horácio e outro soldado põe-se em guarda e espera pela aparição. Quando o fantasma aparece, Hamlet o segue. É o Rei Hamlet que lhe conta que Cláudio tirou-lhe a vida, a mulher e o trono e espera que o príncipe o vingue. Hamlet não pensa mais em outra coisa. Resolve agir com cuidado para não despertar a desconfiança do Rei Cláudio.
Nem o amor por Ofélia lhe tira o tormento pela lembrança do fantasma do pai implorando por justiça. Chega a tratá-la mal em algumas ocasiões, apesar de pensar nela com carinho.
Hamlet sente-se incomodado com a idéia de matar alguém: “ser ou não ser, eis a questão”, mas prometeu ao fantasma fazê-lo. Resolve confirmar o que já sabe, aproveitando-se de uma ocasião em que um grupo de teatro se apresenta na corte. Combina com os atores uma encenação para desmascarar Cláudio, preparando um enredo onde um duque é assassinado por um parente que depois se casa com a esposa do morto. Na apresentação, Cláudio se vê retratado na peça. Hamlet pediu a Horácio que observasse o rei durante o teatro. O rei torna-se pálido e levanta-se rapidamente saindo do local ofegante.
Ao ter com sua mãe, ocorre uma discussão ela o repreende dizendo que ele ofendeu seu pai. Hamlet diz que ela é que ofendeu seu pai ao compará-lo com o falso monarca. Tenta mostrar a ela o erro que cometeu. Quando ela tenta sair do quarto ele a segura e diz que ela deve ouvir tudo o que ele tem a dizer, ao que ela pergunta: pretende me matar? Polônio, pai de Ofélia, conselheiro do rei, a mando deste estava escondido para saber da conversa. Sem noção do que está acontecendo ao ouvir a rainha fica preocupado e grita: socorro, ajude a rainha. Hamlet, achando que é o rei quem está atrás da cortina, desfere-lhe várias facadas. Somente quando puxa o corpo, é que percebe que se enganou.
O fantasma aparece em seguida e lembra Hamlet da promessa que lhe fez. Vendo o filho olhar e falar com o nada, a rainha acredita testemunhar a loucura do filho. Ele argumenta não estar louco e tenta convencê-la a perceber o erro que cometeu e a arrepender-se. Volta-se para o cadáver e toma consciência de Ter matado o pai de sua amada, inocentemente. Uma lágrima corre-lhe pelo rosto.
Gertrudes convencida da loucura de seu filho revela isso ao marido que resolve mandar Hamlet para a Inglaterra. Na verdade seu intuito era matá-lo, acabando com seus problemas, mas teme a reação do povo e da rainha. A execução de Hamlet deveria ocorrer na Inglaterra, isentando-o do ato.
Advertido por Horácio sobre algo estranho e perigoso sobre sua viagem à Inglaterra, Hamlet parte para o exílio, mas não chega a seu destino, retornando à Dinamarca.
Ofélia, atormentada pelas perdas sofridas, a morte do pai e a partida de Hamlet, enlouquece. Seu irmão Laertes, que havia viajado retorna para saber sobre a morte do pai. Desconfia do rei, mas este lhe conta que o culpado foi Hamlet. Apesar de sempre terem sido amigos, o que o deixa confuso, Laertes promete vingar a morte do pai e a loucura da irmã.
Ao saber do retorno de Hamlet, o rei estimula em Laertes o ódio e o sentimento de vingança, convencendo-o a lutar com o enteado.
Ofélia suicida-se, Laertes joga-se em sua sepultura no enterro. Hamlet e Horácio assistem a cena à distância sem saber quem morreu. Com a atitude de Laertes, Hamlet percebe que sepultam Ofélia, corre e também se atira na sepultura. Laertes deixa-se tomar pelo ódio e avança sobre ele. Os presentes os afastam. Hamlet e Laertes parecem reconciliar-se.
O rei consegue convencer Laertes a lutar com Hamlet pela honra. Hamlet acredita ser uma luta amistosa, mas o rei envenenou a espada de Laertes. Com a demora no desfecho da luta, o rei oferece uma taça de vinho envenenado a Hamlet, mas o príncipe não aceita. A rainha pega a taça e antes que o rei possa detê-la, toma o vinho . Numa distração de Hamlet, Laertes o fere no ombro. Este percebendo que a luta não é amistosa parte para cima de Laertes e tira-lhe a espada. Ao devolvê-la troca-a pela sua, em seguida fere Laertes gravemente.Todos olham para a rainha que cai do trono. Hamlet pergunta a Cláudio o que houve e ele diz que ela se assustou quando o viu ferido. A rainha desmente-o dizendo: foi o veneno e morre em seguida. Hamlet ordena que se encontre o traidor. Laertes já no chão conta toda a verdade, culpando o rei por tudo. Este diz: “Hamlet, você não tem mais que meia hora”. Ao ouvir isso, Hamlet atravessa o tio com a espada envenenada cumprindo assim a promessa que fez a seu pai. Em seguida morre.

Macbeth

No reino da Escócia, Macbeth, Thane de Glamis, acompanhado de Banquo, encontra três bruxas que o saúdam como Barão de Cawdor e em seguida o saúdam novamente dizendo: Salve Macbeth, tu serás rei. Ele estranha pois atual o Barão de Cawdor ainda vive e goza de plena saúde. Banquo as questiona, ao que elas respondem: tu não serás rei, mas darás origem a muitos reis. Macbeth apressa-se em escrever a sua esposa contando do ocorrido e ela na sua ambição, sente-se já a rainha e pensa nas possibilidades disto ocorrer um dia.
Ao chegar ao reino, Macbeth recebe o título de Barão de Cawdor, cujo detentor deste até então foi condenado a morte por trair o rei. A realização da primeira profecia leva Macbeth ao seu íntimo ambicioso que o impulsiona a lutar para ser rei, realizando-se assim a segunda profecia. Ladi Macbeth sabe das dúvidas de seu marido e resolve tomar a frente no assunto e resolve planejar a morte do Rei Duncan
Quando o rei vem passar a noite na casa de Macbeth, este o mata e também a seus guardas, sujando os punhais destes para incriminá-los.Os filhos de Duncan Malcom e Donalbain fogem e aguçam a idéia de terem sido os mandantes do crime. Macbeth é coroado rei . Temeroso de sua posição e perseguido pela culpa, começa a cometer outros crimes, entre eles o assassinato de Banquo. Cada vez mais a culpa o persegue e Macbeth passa a ver fantasmas e a ouvir vozes imaginárias.
Macbeth resolve então procurar novamente as bruxas. Estas fazem novas previsões a partir de um desfile de espíritos: o primeiro pede a Macbeth que tome cuidado com Macduff; o segundo diz que Macbeth não será derrotado por homem nascido de uma mulher; e o terceiro afirma que Macbeth só será vencido quando a floresta de Birman se mover em marcha e subir a colina de Dusinane.
Macbeth para sua segurança, manda exterminar Macduff e toda sua família. Macduff consegue fugir e na Inglaterra se reúne ao exército de Malcom. Preparado, o exército de Malcom marcha em direção à Escócia para fazer justiça contra o traidor e recuperar a coroa do rei Duncan. Estando na floresta de Birman, Malcom ordena que os soldados cortem galhos de árvores para usá-los como camuflagem e enganar ao espião quanto ao número real de soldados em marcha.
Enquanto isso, doente e sofrendo de sonambulismo, Ladi Macbeth acaba revelando o crime e em seguida se suicida. Macbeth recebe a notícia com frieza. Em seguida, é avisado de que a floresta parece estar se movendo em direção ao castelo. Ele pensa no suicídio ao ver realizada mais uma profecia, mas decide lutar até o fim. Mata um soldado de confiança de Malcom e passa a enfrentar Macduff. Este vencendo a luta ouve de Macbeth que não poderá ser vencido por homem nascido de uma mulher ao que Macduff revela que foi tirado do útero da mãe depois que ela estava morta, portanto nascido de um cadáver. Macbeth vê a última profecia se realizar e reconhece seus erros. Macduff corta sua cabeça para levá-la a Malcom que é coroado rei. Finalmente, a Escócia pôde ver-se livre das atrocidades, da vilania e tirania de Macbeth.

2006-11-28 04:34:49 · answer #2 · answered by telawi 3 · 0 0

Romeu e Julieta, um amor que não existirá outro igual ao dos dois, que deixaram tudo para traz em nome do amor, agora no fianl de dezembro vamos apresentar aqui em Brasília o espetáculo Romeu e Julieta um amor armorial, baseado na obra de shakespeare e Ariano suassuna.

2006-11-27 00:39:49 · answer #3 · answered by Ric 310 2 · 0 0

Eu conheço muitas.... Já li quase toda a coleção de peças dele.
Uma das mais famosas é Romeu e Julieta, que se passa na italia, e conta a história de dois adolescentes que se apaixonam mas tem suas famílas são inimigas mortais. O final com os dois se suicidando é show.... E frases como "a rosa seria uma rosa, ainda que seu nome fosse outro"... Esta peça teve acho que mais de mil versões, tanto pra teatro quanto pra cinema, inclusive uma moderninha com Leonardo de Caprio.

A última peça de Shakeaspeare chama-se "A Tempestade", e desta eu gosto bastante, pois há muitas questões filosóficas nela. Passa-se em uma ilha, e é bem curtinha. Mas trata de questões como o que é a liberdade. http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/tempestade.html

Nossa... ainda tem Otelo -ciúme, Hamlet, Sonhos de uma noite de verão...e por aí vai...

2006-11-26 03:45:15 · answer #4 · answered by wrong 4 · 0 0

Já li Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Romeu e Julieta. Já assisti o filme sobre Ricardo III.
Estudei mais aprofundadamente sobre Hamlet e Macbeth. Nestes textos é essencial dar atenção à importância das palavras. O que elas querem dizer ao fundo. Elas são sempre usadas como armas ou golpes para atingir ao próximo. Isto acontece nas duas peças. É interessante também perceber a diferença da forma de se falar de cada personagem. Os personagens tem uma linguagem apropriada a sua classe social. Eu li as traduções e não os originais. Mas mesmo assim da pra ver a diferença. Os textos de Sheakspeare são detalhistas, profundos nos sentidos mais internos do ser humano. Não dá para ler ou ver uma peça dele superficialmente. O interessante é sempre querer saber mais. Este autor foi um dos grandes precursores do teatro mundial, inovando não só na organização das tramas, fugindo das noções de unidades propostas por Aristoteles e relidas pelo Classicismo francês, como também na visão de personagens, dando maior autonomia e individualismo a cada um deles e intensificando o psicológico.
Espero ter ajudado.

2006-11-24 11:34:50 · answer #5 · answered by aline 1 · 0 0

Hamblat - Narra a historia de um assas inato.
Quem descobre o assassinato é a alma do assassinado. Quem o matou foi a esposa colocando agua quente nos ouvidos do falecido.

2006-11-24 10:17:57 · answer #6 · answered by lydiarlima 3 · 0 0

Romeu e Julieta.Onde existem dias familias que são rivais e seus filhos acabam se apaixonando e vivem uma história de amor que acaba em morte

2006-11-24 08:02:57 · answer #7 · answered by Rewurg 2 · 0 0

Todos os livros de Shakespeare foram considerado clássicos...
e todos eles já tiveram uma peça, com muito sucesso.
as que mais fizeram sucesso foram:
-Sonhos de Uma Noite de Verão
-Romeu e Julieta
-Rei Lear
-Hamlet

2006-11-24 07:49:55 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

várias: O REI LEAR; HAMLET; ROMEU E JULIETA; MACBETH

2006-11-24 07:47:33 · answer #9 · answered by aninha 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers