Por uma razão bem simples: não há provas conclusivas de tais visitações.
É ingenuidade achar que testemunhos sempre são verdadeiros, e verdadeiros ufólogos sabem disso, e não dão tanta importância assim aos milhões de relatos de avistamento de discos voadores ou de naves alienígenas. Um dos motivos é que o vulgo não tem treinamento para identificar fenômenos atmosféricos (nuvens com formatos bizarros, mas perfeitamente normais, por exemplo), fenômenos astronômicos (como o planeta Vênus visto em condições raras), artefatos tecnológicos terrestres (balões meteorológicos, por exemplo), e objetos não identificados reais. E isto se descontarmos fenômenos psicológicos comuns, mas desconhecidos do vulto, como a paralisia do sono, e por aí vai. E se você contar com a quantidade de fraudes que aparecem por aí (a última foi a imagem de um suposto UFO em Brasília, coisa ridícula, e que muito ufólatra andou sacudindo triunfante aos quatro ventos e dizendo 'agora não podem nos ignorar' - patético), sobra bem pouco para sustentar a hipótese de que os relatos e "provas" que existem referem-se a fenômenos reais.
Outro problema é que a maioria dos ufólatras não tem vergonha nenhuma em dizer que um objeto não identificado é uma nave alienígena, e isto acaba completamente com a credibilidade de qualquer um que queira estudar seriamente o fenômeno UFO: tem muito histérico por aí achando que tudo que não tem explicação automaticamente é uma nave alienígena. Isto é falta de critérios científicos na avaliação do fenômeno UFO, é a tendência para achar que tudo que não tem explicação automaticamente é um UFO.
A postura científica é mais ou menos assim: Se você quer que um fenômeno extraordinário seja provado, a primeira coisa que você faz é duvidar que seja um efeito extraordinário, você tenta provar que é uma coisa normal. Se você falhar com a prova, você pede ajuda a gente que sabe mais que você. Se todo mundo falhar em provar que se trata de algo normal, só então você investiga a possibilidade de ser algo real e extraordinário. Nos poucos casos de UFO que restaram sem explicação, não há elementos para concluir que se trata de uma nave alienígena, ou qualquer outra coisa - em outras palavras, é coisa que não se sabe o que é, e dizer que é isto ou aquilo é ir além do que as provas autorizam. Um cético de verdade não tem problemas em dizer "não sei o que é isto e todos que examinaram isto também não sabem" - confessar ignorância é uma atitude de sabedoria. Um ufólatra já "sabe" do que se trata antes mesmo de examinar a fundo o caso - ele começa a fazer as análises não com a mente aberta, mas com predisposição, e tentando provar o seu ponto de vista, muitas vezes ignorando as evidências contrárias à sua fé.
Quanto a astrônomos terem medo que estes fenômenos sejam reais, você está supondo. Você não é psicólogo, e aparentemente tem prevenção contra quem quer que não coadunar com a tua fé nos alienígenas. Ou será que você tem alguma prova de que alguns astrônomos dêem voltas no telescópio antes de espiar, para ter certeza que não verão nada de diferente? Você sabe de algum astrônomo com "ufofobia"?
Imagina só, todas as noites, milhares de astrônomos amadores examinam o céu nas mais diferentes direções, e até agora ninguém filmou ou fotografou algo que indubitavelmente seja uma nave alienígena. Dá para tirar fotos das crateras e montanhas da Lua, mas nenhuma nave alienígena... Por quê será? E a grande maioria dos cientistas acredita que deve haver vida no Universo, fora deste planeta, e que há uma boa chance de que haja também vida inteligente (o projeto SETI está aí para isto), pelo menos todos os que realmente tem uma postura científica sobre o assunto não teriam problema algum em relatar avistamentos reais.
Para uma análise real da perspectiva cética sobre o fenômeno UFO, sugiro ler com cuidado e a mente aberta os artigos no site "Ceticismo Aberto":
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/index.html
Alguma coisa sobre UFOs também na seção que trata do Fortianismo:
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/index.html
E mais uma coisinha ou outra nas Referências:
http://www.ceticismoaberto.com/referencias/index.html
2006-11-24 06:20:57
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
pq sao cientistas e trabalham no ramo.
2006-11-24 21:15:45
·
answer #2
·
answered by soulsenslaver666 3
·
0⤊
0⤋
Porque "eles" são os extraterrestres.....
Nádia M.
2006-11-24 20:37:52
·
answer #3
·
answered by Nadia M 5
·
0⤊
0⤋
Há várias razões para essa descrença, partindo do presuposto que a noção de disco voador foi criada pela literatura e banda desenhada de ficção científica.
Acontece frequentemente que quando se acredita em algo procuram-se tambem semelhanças entre o que se acredita e o que já existe, de forma a validar a crença. Daí todas aquelas publicações que dizem que Nazca é uma plataforma de aterragem de ovni's ou sei lá mais o quê. Que os indios maias eram visitados por astronautas em discos, etc.
O principal problema aqui é a antropomorfização; trocando isto por miúdos, porque raio é que uma criatura que viajou biliões de kms para nos ver é necessáriamente bípede, com simetria bilateral, 4 membros, olhos, ouvidos, nariz (ou fenda) e grandes cabeças (porque nós acreditamos que eles são telepatas e já se sabe, um cabeçudo deve ser mais telepata que um gajo normal...)
De todas as formas de vida na Terra, e não são poucas, com tantas formas, porque raio os E.T.'s se parecem tanto connosco. Pois, porque os pássaros não escrevem o seu folclore.
Com tanta possibilidade de vida no Universo, avaliando pela amostra que somos nós e toda a vida na Terra, é de esperar que outras formas de vida se especializem e possam assumir o salto tecnológico que lhes permita, em milhões de anos atingir a nossa fase de avanço. Pode ser que eles vejam em infravermelho ou tenham barbatanas, sei lá.
O disco voador é uma criação humana; faz parte do nosso folclore, assim como os extraterrestres dos testemunhos eram verdes e passaram a cinzentos. Os relatos de encontros imediatos de 3º grau estão quase sempre ligados a experiências médicas, quase cruéis.
Tambem é de estranhar que todos comprem naves ao mesmo fabricante; quer dizer, em termos de design, nós como espécie única temos milhares de variantes de diferentes objectos, de maneira a nos agradar mais. Eles, muito mais avançados que nós, sublimaram a arte e decidiram por Quórum intergaláctico que a partir de agora, só naves em forma de disco ou charuto. Caso contrário, uma multa de 4563 milhões de zbroinks.
A busca de vida extraterrestre feita em Ciência, pelo SETI por exemplo, descarta completamente a hipótese dos cinzentos que viajam em frizzbees.
Artefactos extraterrestres? Nunca vi nenhum, e para acreditar num facto pseudo-científico, com base em fé, já nos bastam os problemas e as asneiras feitas em nome da fé.
A realidade em que se vive não são os cientistas que a criam. Sou eu e és tu. Tu preferes acreditar em E.T.'s e Ovnis, mas por outro lado atacas (no bom sentido) a ciência por utilizar a observação como um dos processos de estudar fenómenos. Tudo bem, e tudo aquilo que a ciência já criou? E o que já provou? Não vejo por aí nenhum Ovni em exposição, ou uma embaixada de Rigel 4 seja lá onde fôr (apesar de acreditar que os E.T.'s andam entre nós...às vezes vê-se aí cada E.T.!)
A tua crítica da observação é falível logo no argumento da tua observação de manobras impossíveis por parte de Ovni's. Vês melhor que os outros? Se é válido para ti (e deve ser) tambem o é para os outros... E agora?
Tambem havia uma grande percentagem de humanos que acreditavam que os Judeus eram responsáveis pelo mal que ia no seu país (com a devida lavagem cerebral por parte de sabemos bem quem). No entanto, viu-se o erro que daí adveio. Tambem havia uma grande percentagem de humanos que acreditavam que os comunistas "comiam criancinhas ao pequeno almoço"...
Ainda hoje se acredita que os muçulmanos são atrasados mentais que só pensam em rebentar-se em nome de Alá...que as mulheres são inferiores aos homens... que se as mulheres se lavarem durante a menstruação ficam malucas...
Já viste a quantidade de coisas em que se acredita?
Não quero com isto pôr em causa o teu direito de acreditares no que quiseres. Não tenho poder para tal, nem moral. Nem quero.
Agora exijo sim, que tenhas uma argumentação mais válida, concreta e palpável sobre um assunto como este. Ou então trata-se de fé, que nesse caso não tem explicação mas tambem não deve aplicar as suas crenças como padrões de comparação entre o que é e o que devia ser.
2006-11-24 19:22:15
·
answer #4
·
answered by sagan1976 3
·
0⤊
0⤋
O ser humano é muito complicado, ninguém viu Deus. Todas as coisas podem ser explicadas pela ciência e não como um milagre de Deus, mas mesmo assim a maioria acredita em Deus só em uma fé e acham um absurdo alguém não acreditar. Uma civilização extraterrestre que a própria ciência diz que em hipótese pode existir ninguém acredita e acham um absurdo alguém acreditar.....
2006-11-24 16:01:25
·
answer #5
·
answered by Paulo Moral 2
·
0⤊
0⤋
porque a ciencia trata de fatos , nao de ipoteses, é provavel que existeam extraterrestres , mas nao existem provas , ou fatos que demosntrem que eles ja estiveram sobre a terra
2006-11-24 15:45:11
·
answer #6
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
---Porque se acreditarem em OVNIs e extraterrestres podem cair em descrédito frente a comunidade científica que tende em acreditar apenas em coisas que possam ser provadas de maneira objetiva e com provas concretas.
---Eles se esquecem no E.T.anto que a ausência das provas não é a prova da ausência.
2006-11-24 13:51:24
·
answer #7
·
answered by Mazopust 7
·
1⤊
1⤋