English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Língua Portuguesa tem uma relação íntima com o Latim, por esse e outros motivos, sugiro adotar o Latim como língua oficial do país. O Estado de Israel, por exemplo, tem o Hebraico como idioma oficial. Para os brasileiros, o Latim contribuiria para o desenvolvimento intelectual, principalmente pelo fato de muitos documentos importantes sobre ciência, literatura, artes, política, filosofia, entre outros, serem redigidos nesse idioma. Além dessa riqueza cultural, os brasileiros teriam um conhecimento mais amplo do Português. O Latim seria uma ótima língua para substituir o inglês na linguagem da informática.

2006-11-24 04:18:33 · 11 respostas · perguntado por Clóvis Moreira Santos 4 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

11 respostas

não vou nem entrar no mérito da viabilidade dessa proposta. vou apenas questionar os argumentos apresentados em favor dela.

considerando que os grandes tratados científicos escritos em latim estão defasados em "apenas" algumas centenas de anos, seria muito mais útil adotar o inglês como língua oficial do brasil, pois é nesse idioma que são publicadas as mais recentes descobertas de todas as áreas do conhecimento.

como o latim seria uma boa alternativa ao inglês no campo da informática? o latim possui uma gramática extremamente complexa que requer anos de estudo dedicado para ser dominada. já o inglês possui uma gramática muito enxuta, que o torna fácil de ser assimilado e muito flexível. enquanto os programadores estão lá tentando tornar um software mais ágil, a última coisa que eles querem no mundo é pensar sobre "qual é a declinação correta da palavra software nessa frase?".

2006-11-24 08:43:37 · answer #1 · answered by hellen bach 2 · 1 0

O latim ser ensinado nas escolas: apóio convictamente.

Ser língua oficial juntamente com o português: totalmente contra.

Tudo o que você sugeriu para nosso crescimento intelectual pode ser feito sem tornar o latim uma língua oficial.
O português é a nossa língua e é latim: latim vulgar.
O latim clássico sempre foi a língua da nobreza e língua de escrita e veículo de exclusão social em Roma. O latim nós já falamos: latim vulgar, variação de Portugal. O latim vulgar tinha várias variantes: a da Gália passou a chamar-se francês, a da Itália, italiano e a de Portugal, português.
Agora adotar o latim clássico como língua oficial seria dar um passo atrás na história. Já foi a língua oficial de Portugal antes de se chamar nossa língua de português e os portugueses escolheram que a língua deles passasse a ser a oficial. Assim seria conosco.
Volto a dizer que estudar o latim, como você diz, traria diversos benefícios, mas não é necessária uma medida retrógrada como esta. Somos dos poucos sortudos no planeta terra que têm sua língua materna como oficial. Devemos ser felizes por isso.
Quanto a ser a língua perfeita para substituir o inglês na internet, ainda não. Para isso, seria necessário todo um trabalho de modernização da língua. Além do mais, a dinâmica é muito importante no mundo da informática e uma língua morta há mais de um milênio não pode fornecer isto.

Não se compara com o caso de Israel. O Estado de Israel havia sido dissolvido na diáspora... quando foi refeito, não existiam mais falantes nativos do hebraico, mas há uma diferença: foi o único vínculo que restou entre eles, que era a língua religiosa.
Foi feito todo um trabalho de modernização da língua hebraica. Cada pessoa na época se esforçou para aprender o hebraico moderno, cada um com sua língua materna. Os filhos dessas pessoas nasceram falando essa língua, que se tornou materna de tal geração. Hoje, cerca de 40% da população a tem como língua nativa. Foi um trabalho árduo, de muito força de vontade e, sobretudo, de muita afetividade e identificação.
Bem diferente do latim, que não nos interessa como língua materna, mas como língua de cultura.

O mais importante agora é investir no ensino de escrita de língua portuguesa. O povo, apesar de falar, não sabe escrever. Escrevem mal, com erros graves de ortografia, pontuação. Você pode ver que até mesmo algumas perguntas ou respostas aqui no Yahoo! Respostas são indecifráveis. Como fazer alguém que não escreve bem em sua própria língua aprender a escrever bem em uma língua clássica e antiga, que não atende às nossas necessidades (porque, se atendesse, os portugueses a estariam falando e, conseqüentemente, nós)?

2006-11-24 05:32:55 · answer #2 · answered by Alyson Vilela 6 · 2 0

Concordo, em termos! Colocar o Latim como língua obrigatória, SIM. Língua oficial, não. Eu aprendi Latim em todos os níveis da escola. É ele que me dá a sustentação e segurança para fazer uma dissertação ou uma frase qualquer. Ele é o nosso tira dúvidas. Em grande parte é a falta da nossa língua mãe que faz com que a maioria dos alunos, hoje, escreva coisas absurdas, ininteligíveis.Mas não é só culpa deles, mas sim de um currículo mal elaborado. Não concordo que o Latim substitua o Inglês na informática. Está estabelecido, mundialmente, que o Inglês é a língua usada nas atividades comerciais, assim como o Francês é a língua da diplomacia e o Italiano é a língua usada para a música.

2006-11-26 08:16:11 · answer #3 · answered by m_m_s 6 · 0 0

gostei da tua sugestão , você escolheu uma língua moderna , bastante atual

2006-11-25 14:18:19 · answer #4 · answered by leonardo 6 · 0 0

Completamente inviável, impor o latim como língua oficial seria uma ação tirânica, além de ser uma ação de exclusão.

2006-11-24 06:20:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não. O Português é a língua oficial do país, mas há muitas palavras estrangeiras e nas gírias de hoje, as pessoas estão muito "americanizadas", falando palavras em inglês como gírias!

2006-11-24 04:40:46 · answer #6 · answered by Lucas 6 · 0 0

Desculpe-me mas estou em total desacordo consigo,embora esteja de acordo que o latim deveria ser ensinado quer em Portugal quer nos Países de lingua oficial Portuguêsa desde que se entra para a escola,mas o latim como língua morta que é so deverá servir para unir as formas de nos expressarmos todos da mesma maneira e com a mesma pronuncia.
Isso tambem depende muito do Acordo que foi feito pelos países de lingua oficial Portuguêsa e que por lei já foi aprovado dado que há dias Timor Leste aderiu e são só necessários 3 países aderirem para tornar o acordo obrigatório.
No entanto e como Português que sou lammento que o meu País não tenha ainda assinado esse acordo e embora já esteja em vigor está a "complicar" aqilo a que se comprometeu.
Entendamo-nos em Português que é uma língua viva e não numa lingua morta.

2006-11-24 04:32:33 · answer #7 · answered by Costa 7 · 0 0

Concordo com você, aqui mesmo no YR você pode notar como anda o português do brasileiro. Tem cada pergunta que a gente tem que ir por intuição.......fala sério.

2006-11-24 04:30:40 · answer #8 · answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6 · 0 0

Totalmente fora de questão. uma coisa é adotar como lingua oficial, um idioma utilizado históricamente(frances e ingles no canadá, por exemplo), outra é impor o aprendizado de uma língua estranha a grande maioria dos brasileiros...
O italiano e frances são mais ligadas ao latim que o portugues.
O efeito que uma medida dessa iria causar seria o inverso, um processo de ignorãncia cultural crescente por não conseguir decifrar o que está escrito.
As línguas latinas são parecidas mas todas possuem significados diferentes.

2006-11-24 04:29:53 · answer #9 · answered by macgarenbh 2 · 0 0

Não. O português já está muito bom como língua oficial do Brasil.

2006-11-24 04:28:41 · answer #10 · answered by MTV Green Day 2012 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers