É fato que no Brasil e outros lugares do mundo os negros são discriminados, mas também o são - mulheres, pobres, deficientes, albinos (sem usar o politicamente correto). Toda uma gama de camadas sociais e raciais sofre discriminação. Ao tentar um paliativo com a política de cotas, tudo o que conseguimos é criar mais discriminação, porque nenhum outro que batalhou muito para conquistar uma vaga na universidade vai ficar contente com as cotas. Qual a culpa daqueles que tendo uma situação financeira estável por mérito e esforço e que cumprem seu papel pagando impostos, não podem ocupar vagas pelas quais se esforçam? E a discriminação piora ao se estar lá ocupando as cadeiras, logo colegas e professores passam a taxar vc como cotista e tudo o que vc poderá fazer é se esforçar ainda mais para ser melhor e provar que vc mereceu sua cota...Enfim discriminação que não acaba... Então o melhor é ocupar lugares por mérito, custe o que custar e impor sua opinião e ocupar posições políticas que possam ajudar a mudar o atual quadro discriminatório no qual estamos nós mulheres, nós pobres e nós de qualquer cor de pele.
2006-11-24 00:28:03
·
answer #1
·
answered by ELIS 1
·
0⤊
0⤋
discriminatória porque apartir do momento em que se coloca cotas para raças se admite que existem diferenças raças, logo teremos cotas para homosexual, cotas para descendentes de outros países, mamelucos , etc ect etc
2006-11-25 18:00:44
·
answer #2
·
answered by paulo cesar s 2
·
1⤊
0⤋
Gente, vamos pensar um pouco mais antes de responder a uma pergunta séria como essa com um festival de besteiras.
É preciso raciocinar com o seguinte fato:os negros eram retirados à força (ou devo dizer caçados como se fossem animais?) de seu continente (África), transportados aos milhares - amontoados - em porões de navios sem a mínima condição de higiene, muitos morriam durante a viagem. Os que chegavam ao Brasil eram escravizados, sofriam abusos físicos, eram tratados como mercadoria. Então chega um dia em que a Abolição da escravatura é decretada, que felicidade não é mesmo? Nem tanto, aboliram a escravidão mas não planejaram nada para que os negros pudessem usufruir dessa liberdade com dignidade; não lhes deram terras, moradias, empregos, indenização, ou seja:"Parabéns, vocês agora são livres. Sumam!!!"
Pensemos então:quando um governo decide iniciar uma verdadeira inclusão social devolvendo algo que foi tirado de um povo a seus descendentes (nesse caso os afrodescendentes), que é a igualdade, pessoas que não pararam para pensar no assunto resolvem reclamar? Vocês acham realmente que o governo está fazendo alguma caridade ou favor com as políticas de cotas? Igualdade, gente que pensa, é dar as mesmas condições a todos, e o que se propõe com a política de cotas é isso, devolver as oportunidades, tiradas no passado, aos afrodescendentes. Não há discriminação nisso, e sim correção. E ainda há muito o que se corrigir, existe muito pensamento torto como pude perceber pelas respostas enviadas. Daqui a pouco vão falar que racismo no Brasil não existe!
2006-11-25 16:50:24
·
answer #3
·
answered by AlexandrePS 1
·
1⤊
0⤋
É totalmente discriminatória. Na verdade, as ações afirmativas começaram a aparecer por aqui no governo FHC, que até ele próprio reconheceu que criou um monstro, pois é totalmente contra as cotas.
Não funcionou em outros países, só beneficiou quem tinha mais recursos financeiros.
O problema não é racial, o problema é a pobreza.
Abs
2006-11-25 15:52:50
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Olha Jane.
Acho que todos fomos criados junto a negros e brancos, não sou racista e só me lembro que existe (se existe), quando o assunto é levantado.
Antes de qualquer coisa é preciso olhar o coração e os olhos das pessoas.
Agora, quanto às cotas, sou totalmente contra, pois penso da seguinte maneira; se eu fosse uma pessoa negra, claro que teria orgulho, mas me sentiria constrangido em me declarar negro para entrar na universidade pelas portas dos fundos. Será que eu não teria capacidade e inteligência o suficiente para competir com os brancos?
Será que no futuro, assim que me graduar, as pessoas buscariam um profissional que entrou na universidade pelas cotas?
Seria bom que os governantes procurasse rever seus conceitos, pois as pessoas devem lutar em igualdade, e as cotas são medidas racistas, também contra os brancos.
Estas e outras respostas deverão ser procuradas lá atrás, no ensino básico de 1º e 2º graus, que deveria ser de qualidade, tanto para ricos quanto para pobres, ensino este que deveriam ser custeado pelo Estado.
2006-11-25 05:37:52
·
answer #5
·
answered by edromo 5
·
1⤊
0⤋
OS NOSSOS IRMAOS NEGROS TEM DIREITO A ESTUDAR SIM, COTA PARA ELES, OS FILHINHOS DE PAAPI NAO TEM A COTA DELES.
2006-11-24 11:37:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Isso é palhaçada, tem que ter cota pra gente de baixa renda
cota garantida p/ pobre mesmo. Sendo preto , branco., amarelo, azul... Não pode ser um previlégio só para pretos não.
Tem muita gente que não tem condições de cursar a faculdade
que não é negão. Tem quepara com essa frescura de preto e branco. A coisa é Rico , Muito rico , e Pobre Muito pobre.
Putz . Valeu
2006-11-24 08:26:04
·
answer #7
·
answered by Batata RS 3
·
1⤊
0⤋
Dizem ser politica afirmativa, mais eu sou contra pq é politica que foi criada para ser vigorada nos EUA e o brasil quer trazer para nossa sociedade(que é o oposto dos EUA) essa politica que na minha opinião não reolve nada....
=]
2006-11-24 08:22:25
·
answer #8
·
answered by Paulinha* 2
·
1⤊
0⤋
discriminatoria,pois essa lei discrimina o negro,pois se lhe é dado uma cota é porque não tem capacidade psicologica pra concorrer com os não negros.
2006-11-24 08:20:30
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
totalmente discriminatória
2006-11-24 08:20:19
·
answer #10
·
answered by Flor de lis 3
·
1⤊
0⤋
consulte minha prova do Enade, não to afim de escrever tudo isso denovo.
2006-11-24 08:19:00
·
answer #11
·
answered by @usernamefake 6
·
1⤊
0⤋