Espécie de peixe é descoberta em Santos
Para pesquisadores da Universidade Santa Cecília, 'Opsanus brasiliensis' pode ter chegado em água dispensada por navios da América Central
Pesquisadores da Universidade Santa Cecília descobriram uma espécie de peixe na zona estuarina de Santos. Classificado como Opsanus brasiliensis, o animal foi identificado após dois anos de pesquisa sobre a ocorrência das espécies na Baía de Santos e o impacto ambiental causado na vida marinha pelo porto, o maior da América Latina.
A descoberta foi feita pelos biólogos Marcos Matheus Rotundo, Luis Alberto Zavalla-Camin e o estudante Mário Spinelli. Inicialmente, os pesquisadores pensaram tratar-se de uma espécie migrante da região do Golfo do México para a costa brasileira. No entanto, logo descobriram não haver relato de ocorrência em nenhum outro lugar do mundo de um peixe com essas características.
"Percebemos que ele não fazia parte das ocorrências taxonômicas, então enviamos para outros pesquisadores", conta Rotundo. "Há algum tempo existem relatos de pescadores, pois ele é fácil de ser capturado na zona estuarina."
CARACTERÍSTICAS
O gênero Opsanus é um dos 19 da ordem Batrachoidiformes. A espécie brasiliensis tem hábitos noturnos. Adaptou-se ao meio e sofreu modificações em relação a outras espécies conhecidas, como Opsanus phobetron, Opsanus pardus e Opsanus beta. A coloração é mais escura que os demais do gênero provavelmente em função do tipo de sedimento do fundo do mar da região, pois o peixe usa o meio para se camuflar. Ele tem nove vértebras pré-caudais (as outras espécies têm 10 ou 11) e alterações nos padrões biométricos, como tamanho das nadadeiras, cabeça e distância entre os olhos.
Para Rotundo, o Opsanus brasiliensis pode ter vindo para o Brasil na água de lastro (que dá estabilidade às embarcações e é dispensada no mar quando necessário) de navios retirada na América Central, região de ocorrência das outras espécies do gênero. "Provavelmente chegou na forma de ovos ou larvas, caiu no estuário e se desenvolveu", diz.
A espécie foi enviada para centros de pesquisa e museus no Brasil e no exterior, como o National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA), nos Estados Unidos, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e o Museu Nacional, no Rio. "Isso mostra que ainda há muito a ser explorado no ambiente marinho", diz o biólogo e professor da USP José Lima de Figueiredo. "Esse é um conhecimento obtido vagarosamente."
Os pesquisadores pretendem agora iniciar a investigação da espécie. Serão analisados outros hábitos do Opsanus brasiliensis, como a alimentação e a reprodução.
2006-11-23 23:01:11
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
um peixe
2006-11-25 09:37:37
·
answer #2
·
answered by Paula M 3
·
0⤊
0⤋
é um tipo peixe-sapo.Características - Opsanus é um dos 19 gêneros da Ordem Batrachoidiformes. De acordo com Rotundo, "o Opsanus brasiliensis é uma espécie que se adaptou ao novo ambiente e sofreu modificações, entre elas, na anatomia da parte óssea, no número de vértebras, e na coloração, entre outras". Ainda segundo o pesquisador, a hipótese mais provável é que os peixes tenham vindo para o Brasil por meio de água de lastro proveniente do golfo do México.
Os pescadores da região do estuário de Santos costumam descartar o peixe, pois acreditam que seja peçonhento, mas essa característica ainda não foi comprovada.
A série é formada por 44 exemplares, capturados na Ponta da Praia e no Píer do Pescador, em Santos; e no Canal de Bertioga e na Foz do rio Itapanhaú, em Bertioga. Por se tratar de um peixe de hábitos noturnos, as coletas são realizadas semanalmente durante a noite. O funcionário da área de manutenção da UNISANTA, Marcelo de Almeida Croce, colaborou com as coletas. Croce é especialista em pesca com tarrafa (rede de mão) e já participou de outros projetos de Biologia da Universidade.
2006-11-24 02:05:36
·
answer #3
·
answered by MODA COM ARTE 3
·
0⤊
0⤋
Espécie de peixe encontrado em Santos SP há +- 2 anos.
Acredita-se que tenha sido dispensado por algum navio da América Central.
2006-11-24 00:51:52
·
answer #4
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
É uma nova espécie de peixe que foi descoberta na região estuarina de Santos.
2006-11-24 00:46:26
·
answer #5
·
answered by Rafaelly 1
·
0⤊
0⤋
Opsanus brasilienses? É uma espécie de peixe que povoa as água do litoral paulista. Não existia por lá. Não deve ser um bom peixe e é tido como invasor; chegou de carona no lastro dos navios. ...
Ele pertence à familia batracoidide.Tem também o apelido de peixe-sapo. Esse gênero opsanus foi encontrado tb na América Central."
2006-11-24 00:25:42
·
answer #6
·
answered by Oh! WaLtEr 3
·
0⤊
0⤋
É um peixe da Ordem Batrachoidiformes, que tem a cabeça achatada, bôca larga, nadadeira dorsal espinhosa e longas nadadeiras dorsal e anal de raios moles. Vivem no fundo dos mares tropicais e sub-tropicais. Exemplo: os bagres.
2006-11-23 23:04:54
·
answer #7
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
0⤋
Descoberto novo peixe no litoral paulista
Espécie pode ser uma adaptação de peixes comuns na América Central
O Opsanus brasiliensis já era conhecido pelos pescadores da região de Santos, que o chamavam de mamangaba; os pesquisadores batizaram-no de peixe-sapo (fotos: LAPEBio/Unisanta).
Uma nova espécie de peixe – o Opsanus brasiliensis – acaba de ser descoberta na região estuarina de Santos, por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas Biológicas da Universidade Santa CecÃlia (LAPEBio/Unisanta). A descoberta foi feita durante um estudo que buscava catalogar as espécies da fauna marinha local, em cooperação com pescadores da região. Nessa iniciativa, os estudiosos recolheram diversos peixes, entre os quais havia exemplares pertencentes à espécie desconhecida.
Ignorada pela ciência, a nova espécie já era familiar aos pescadores, que julgavam se tratar de um peixe peçonhento. Por isso, os espécimes que eventualmente eram capturados eram sistematicamente devolvidos ao mar.
No laboratório, após catalogar cada um dos animais recolhidos, os pesquisadores observaram que não havia registro que descrevesse o peixe em nenhum catálogo brasileiro. Após pesquisarem as chaves taxonômicas de todo o mundo e conversarem com especialistas do paÃs e do exterior, os pesquisadores constataram que se tratava de uma nova espécie, passando à fase de descrição do novo peixe.
A nova espécie mede cerca de 20 cm e tem hábitos noturnos.
O espécie faz parte do gênero Opsanus, um dos 19 da ordem dos Batrachoidiformes. “A hipótese mais provável é que um dos animais desse gênero tenha vindo para o Brasil em meio à água de lastro de algum navio da América Central”, relata Matheus Marcos Rotundo, responsável pelo LAPEBio. “Esse é o local mais próximo do litoral brasileiro onde esse gênero poderia ser encontrado.“ O peixe adaptou-se ao novo ambiente até configurar uma nova espécie, sofrendo modificações na estrutura óssea, no número de vértebras e de espinhos, na quantidade de raios das nadadeiras e na coloração.
Os cientistas já publicaram a descrição do novo peixe em artigo publicado na Revista Ceciliana. Nas próximas edições de catálogos internacionais de ictiologia (estudo dos peixes), o Opsanus brasiliensis deverá constar entre as demais espécies. O grupo pretende pesquisar a distribuição geográfica da espécie em todo o litoral de São Paulo e Brasil.
Os interessados em conhecer o Opsanus brasiliensis podem encontrar alguns exemplares no Acervo Zoológico da Unisanta e no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.
2006-11-23 22:57:51
·
answer #8
·
answered by ninguem 5
·
0⤊
0⤋
nada, mas com PFL no poder Sao Paulo vai acabar no maior buraco já visto
2006-11-23 22:57:02
·
answer #9
·
answered by NONAME 1
·
0⤊
0⤋
Não sei não.
2006-11-23 22:55:29
·
answer #10
·
answered by Iva A 5
·
0⤊
0⤋