Quando nós nos propomos a sair de casa e participar de uma eleição, a nossa intenção é de vermos mudanças para um Brasil melhor, para que as pessoas vivam melhor, principamente com trabalho, com alimentação, podendo ter educação, saúde, estas propostas aparecem em todos os candidatos, então nós vamos medir os prós e os contras e tentar eleger o que mais se assemelha com estas propostas. Pensar individualmente não é o caminho, porque o país não será governado para você, será governado para 190 milhões de pessoas. Eu acredito que teremos dias melhores, se não acreditarmos o que será de nós?
2006-11-23 22:54:50
·
answer #1
·
answered by SM 3
·
1⤊
0⤋
No Brasil e também em outras nações onde a educação não é a prioridade, as pessoas nem ao menos sabem o que é ideologia, o que é processo eleitoral ou política. A maioria dos brasileiros ainda confudem o dia 15 de novembro como o feriado para o dia da votação e então porque feriado se as eleições ocorreram antes? Isso é real, ouvi uma senhora comentando no ônibus. A grande maioria do nosso povo não se questiona a não ser para saber como irá pagar as dívidas, comer e onde irá dormir. É triste mas é a realidade. Questões filosóficas ou ideológicas são para alguns poucos, que tem uma visão da vida não como um dia a mais de sobrevivência mas, como dias de aprendizado. Como disse um conhecido - não adianta tantos questionamentos se tudo o que a maioria consegue entender é uma palavra que indica o destino do ônibus que você precisa pegar para chegar na sua casa... Educação e alimentação urgente!
2006-11-24 00:14:51
·
answer #2
·
answered by ELIS 1
·
2⤊
0⤋
Acho que é porque, desde crianças, não fomos moldados para pensar dessa maneira.
O ideal seria que já nas escolas ensinassem as crianças a pensar.
Não só sobre política, mas sobre a vida e o bem viver em si.
Não estou com isso jogando a intenção de educar prá escola, mas tenho visto que as crianças ultimamente tem ensinado muitas coisas aos pais.
Bjs
2006-11-23 23:00:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Por que parte da população não tem consciência da força que tem quando está votando e as consequências disso. Deveríamos eleger alguém responsável e que atenda as necessidades da população, além de cobrar dele tudo aquilo que foi prometido, mas as pessoas são desunidas e não acreditam que elas podem mudar esse país.
2006-11-23 22:51:10
·
answer #4
·
answered by Iceangel 2
·
2⤊
0⤋
A pergunta é boa e foi exatamente isso que o povo fez leia o texto abaixo muito interessante. Um abraço.
Ideologia: ela constituirá um corpo de idéias produzidas pela classe dominante que será disseminado por toda a população, de modo a convencer a todos de que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível. Com o tempo, essas idéias se tornam as idéias de todos; em outras palavras, as idéias da classe dominante tornam-se as idéias dominantes na sociedade.
Essa classe que se encontra no poder vai fazer uso de todos os mecanismos possíveis e imagináveis para distribuir suas idéias para todas as pessoas, fazendo com que acreditem apenas nelas. Numa sociedade de dominação, essa é a função dos meios de comunicação, das escolas, das igrejas e das mais diversas instituições sociais. Onde houver pessoas reunidas, ou mesmo sozinhas, haverá uma forma de ideologia em ação.
A ideologia passa a dominar todos os nossos atos. Quando nos convencemos da verdade dessas idéias, passamos agir inconscientemente guiados por elas, ou seja, o corpo de idéias constituído atravessa nosso pensamento sem nos darmos conta e passamos a desejar o que o outro determina: quando compro um sabonete ou um creme dental, estou fazendo uma "escolha" que me foi determinada pela propaganda. Quando voto num candidato a prefeito, estou fazendo também uma "escolha" determinada pela propaganda pois, na democracia representativa, os discursos são construídos de forma ideológica para convencer o eleitor de que aquele candidato é o melhor. Não foi por acaso que o filósofo Herbert Marcuse afirmou que "na sociedade, os políticos também se vendem, como sabonetes".
2006-11-24 04:30:42
·
answer #5
·
answered by Torquarto 3
·
1⤊
0⤋
Porque o sistema põe o cabresto em que não é crítico e acredita em tudo que ouve!
2006-11-23 22:54:13
·
answer #6
·
answered by Carloso 2
·
1⤊
0⤋
Ao elegermos um representante não deveríamos faze-lo com preocupação alguma, mas com alegria, com prazer, com a satisfação de estarmos escolhendo a pessoa certa para o lugar certo; absolutamente tranquilos de que seriamos bem representados. Mas nos tiraram tudo isso.. .fazer o que?! Infelizmente, tive que votar com muita preocupação. E desconfio que milhões o fizeram iguais a mim.
2006-11-23 22:53:56
·
answer #7
·
answered by verinha 6
·
1⤊
0⤋
Excelente pergunta,tb concordo com vc,mas tenho esperança que conseguiremos mudar esse processo ao longo do tempo.
2006-11-23 22:50:54
·
answer #8
·
answered by Chandra 7
·
1⤊
0⤋
O voto não tinha que ser obrigatório,e sim votar que tive-se consciência política!
2006-11-23 22:49:29
·
answer #9
·
answered by manowar 3
·
1⤊
1⤋
concerteza,pq o voto é obrigatório..........
2006-11-23 22:48:25
·
answer #10
·
answered by ninguem 5
·
1⤊
1⤋