English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-23 22:33:53 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

11 respostas

medo de lugares publicos

2006-11-24 00:14:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Fobia, mêdo, pânico de sair de casa, se expor em lugares abertos.

2006-11-23 23:55:14 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

medo do agora, do presente... sera? iahuiahiuahuh

2006-11-23 23:11:42 · answer #3 · answered by Cammy 1 · 0 0

Fobia (pânico) de lugares abertos.

2006-11-23 22:53:19 · answer #4 · answered by Verbena 6 · 0 0

Agorafobia segundo o Aurélio é [De agora- + -fobia.]
S. f. Psiq.
1. Medo mórbido e angustiante de lugares públicos e grandes espaços descobertos.
[Cf. agorafilia e claustrofobia.]
Para saber mais um pouquinho sobre fobia veja essa matéria da revista Superinteressante de abril de 2000 ed.nº30 páginas 74-75
ATÉ UMA BORBOLETA PODE DESPERTAR FOBIA"
Você conhece alguém que tem pavor de altura ou de lugares fechados? É bem provável que sim. As fobias - medos sem motivo racional - são uma doença, mas têm cura. O psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, do Hospital das Clínicas de São Paulo, escreveu um guia prático para ajudar quem sofre desses males.
Qual a diferença entre fobia e ansiedade?
As fobias são um grupo dentro dos transtornos ansiosos, que incluem também a síndrome do pânico, entre outros males. A ansiedade é o medo que surge sem que exista uma fonte de perigo real. Por exemplo, um medo inexplicável de morrer de alguma doença. Vários sintomas estão presentes, tanto de ordem física, como taquicardia e tremores, quanto psicológica, como sobressaltos e irritabilidade. O livro explica a diferença entre o medo normal e o patológico. Quando o medo começa a ficar exagerado ou irracional, adquire as características de um transtorno de ansiedade, que pode ser uma fobia ou a síndrome do pânico. Um exemplo de medo irracional é a fobia de borboleta - um animal inofensivo. Um medo exagerado é o pavor de dirigir.
Quais as fobias mais comuns no Brasil?
As mais comuns são fobias de pequenos animais - baratas, borboletas, besouros, vespas, insetos de um modo geral. A gente pode incluir nessa lista sapos e filhotes de gato.
De que maneira a cultura pode fazer diferença nas fobias?
Veja o caso do Japão. Lá a fobia social se manifesta de um modo diferente de outros países. Os japoneses têm mais vergonha do que nós. Não se olham nos olhos, acham que estão incomodando com o volume da voz na conversa. Preocupam-se até com o cheiro que exalam. Essa cultura da vergonha, como é conhecida, propicia um quadro de fobia social mais intenso.
O medo afeta igualmente os homens e as mulheres?
Não, em geral a proporção é de um homem para cada duas mulheres. Uma possível explicação é a influência da cultura. Homem não pode admitir que tem medo ou que chora. Os hormônios, que são diferentes nos dois sexos, também podem contribuir para essa diferença. Mas não há explicação definitiva.
Quais são os fatores que favorecem o surgimento das fobias?
Circunstâncias ambientais, como o casamento, o nascimento de um filho, o stress no trabalho e a perda do emprego, podem desencadear um problema de ansiedade, mas é difícil afirmar que sejam causas suficientes. Muita gente passa por situações como essas, às vezes por todas elas, e não evolue para um quadro de pânico. Então, qual seria a diferença? Predisposição genética? Possivelmente. Mas não posso dizer que, se meu pai tem tal problema, eu também terei. Cada fobia tem seu padrão.
Sem Medo de Ter Medo, 192 páginas, 22 reais, Editora Casa do Psicólogo, 2000. Tel: (11) 852-4633

2006-11-23 22:51:18 · answer #5 · answered by ELVIS 3 · 0 0

Agorafobia (do grego ágora - praça principal das antigas cidades gregas, mercado + phobos - medo) é o medo irracional (fobia) de lugares abertos. Esta fobia está normalmente associada a ataques de pânico, visto tratar-se do medo que o sujeito tem de sofrer um ataque de pânico num lugar público, onde é dificil ou mesmo embaraçoso tentar sair. Pessoas que sofrem de agorafobia evitam ir a lugares amplos com uma grande concentração de pessoas sem ninguém que o ajude no caso de sofrer um ataque.

Popularmente, é considerada o oposto da claustrofobia.

2006-11-23 22:48:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

A Agorafobia é o comportamento de evitação provocados por lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso caso se tenha uma crise de pânico ou algum mal estar.
Características
A relação entre a agorafobia e o pânico é muito próxima. Existe transtorno do pânico sem agorafobia, mas a agorafobia sem pânico é rara, havendo até mesmo quem afirme que não existe agorafobia isoladamente. De 1/3 a 1/2 dos pacientes com pânico apresentam agorafobia. As crises de pânico são bastante desagradáveis, mas não afetam o ritmo de vida como a agorafobia faz: torna os pacientes dependentes de outras pessoas para sair de casa e fazer as coisas mais elementares como comprar um pão na padaria. A agorafobia pode impedir o paciente de ir ao trabalho, ao médico, de ajudar quem dele precisa. Pode até impedir o paciente de comparecer a ocasiões especiais como o casamento do próprio filho. A agorafobia pode tanto se manifestar de forma específica ou generalizada como sair de casa. Os lugares específicos mais freqüentemente atingidos pela a agorafobia são os túneis, passarelas, pontes, avenidas largas ou rodovias; pode se manifestar pelo medo de multidões como nos shopping centers, restaurantes, filas, cinemas, teatros, elevadores. A limitação eventual incomoda pouco, mas quando atinge locais essenciais como ônibus, carros, metrô ou trens a vida do paciente fica bem mais comprometida. Toda essa dificuldade sempre é superada pela companhia de alguém: às vezes basta uma criança como companhia para o agorafóbico sentir-se tranqüilo. Por causa da necessidade de companhia, a agorafobia interfere na dinâmica da família. Há pacientes que não toleram ficar sozinhos em casa, precisando ou exigindo a presença de alguém. Este tipo de problema provoca irritação nos parentes que quando não conhecem o problema passam a hostilizar ou ridicularizar o paciente que sofre com sua ansiedade e com a incompreensão. Quando o tratamento não é feito ou não é conhecido, o paciente realmente depende da presença de outras pessoas, e surge com isso um sentimento de culpa por estar interferindo na vida dos outros e ao mesmo tempo uma inconformidade com essa situação incontrolável é incompreensível para o próprio paciente. A impossibilidade de solucionar o problema leva o paciente a pensar em suicídio e a desenvolver um quadro depressivo.

2006-11-23 22:42:01 · answer #7 · answered by aton_sol 3 · 0 0

Agorafobia é o medo mórbido,angustiante, de lugares públicos, abertos,como praças, ruas ,avenidas.

2006-11-23 22:41:52 · answer #8 · answered by Tricolor Flu 4 · 0 0

Medo de multidão

2006-11-23 22:39:11 · answer #9 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 0

É o medo de lugares abertos

2006-11-23 22:37:41 · answer #10 · answered by 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers