Oi,
Isto ajuda você?
Uso do cloro em piscina
Por que muitas pessoas se queixam de irritação na pele e nos olhos?
Por falta de regulagem do pH (que mede a acidez e a alcalinidade) da água e da dosagem de cloro. O corpo das pessoas tem pH entre 7,2 e 7,8. Se a água não estiver dentro dessa faixa, os nadadores vão começar a sentir irritação na pele e nos olhos. Existem kits para essa medição, à venda em lojas de piscinas. Excesso de cloro também pode causar irritação, daí a necessidade de se manter os teores entre 1 e 3 ppm. Para isso, os níveis de cloro devem ser medidos regularmente.
O que significa um forte cheiro de “cloro” na piscina?
O forte cheiro de cloro na piscina pode ter várias origens. A mais comum é a presença de compostos denominados cloraminas, formados a partir da reação do cloro com compostos de nitrogênio presentes na urina, no suor, entre outras substâncias. As outras causas podem se originar do descontrole no tratamento, como dosagem de produto em excesso ou pH fora da faixa correta. A presença das cloraminas a ponto de se sentir seu odor é indicativa da necessidade de tratar a água da piscina. As cloraminas podem ser eliminadas por supercloração. Siga os procedimentos indicados na embalagem do produto ou recomendações de especialista no assunto.
As chamadas “piscinas salinizadas” ou piscinas tratadas com sal realmente não utilizam produtos químicos, tais como o cloro?
Este é um dos clássicos casos de informação incorreta. Essas piscinas possuem aparelhos que usam sal como matéria-prima, para criar cloro na forma de hipoclorito de sódio. Nesses aparelhos, a solução de sal (salmoura) é submetida à passagem de corrente elétrica, e reage formando uma solução de hipoclorito de sódio. Na verdade, a desinfecção da água nas piscinas salinizadas ocorre com o hipoclorito de sódio. A diferença é que, ao invés de se comprar o produto pronto, ele é fabricado, por esses aparelhos, no próprio local. É importante lembrar que o processo de salinização não dispensa o uso de outros produtos químicos normalmente usados para ajuste de pH, clarificantes, floculantes etc. Outra informação relevante é que nas fábricas de cloro, a matéria-prima utilizada também é o sal, o mesmo que usamos para temperar a comida.
Quais as vantagens do cloro sobre outros produtos alternativos, tais como ozônio e ultravioleta?
Há duas vantagens fundamentais. A primeira é a eficiência, pois o cloro mantém seu residual na água, o que impede contaminações posteriores. Tanto o ozônio como o ultravioleta, apesar de desinfetarem a água, não mantêm residual, necessitando aplicação contínua e controle de qualidade complexo. No caso do cloro, se o residual está dentro da faixa recomendada, a água é adequada para uso. A segunda grande vantagem é o custo, uma vez que os tratamentos alternativos podem ser de 10 a 15 vezes mais caros do que os feitos com cloro.
Qual é a forma correta de fazer o tratamento das piscinas com cloro?
O cloro vem sendo usado, há mais de um século, como desinfetante de água de piscinas, com muito sucesso, pois possui três características essenciais: atua como um rápido e persistente sanitizante, é um algicida efetivo, e é um forte oxidante, substância que elimina materiais orgânicos que podem alterar a cor da água, gerar odores ou formar limo. Para que esse processo seja eficaz, o cloro deve ser regularmente adicionado na piscina e testado diariamente. Basicamente, há três etapas de tratamento:
- Tratamento físico - é a limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível (filtração, aspiração, peneiramento, escovação).
- Controle de pH - o pH indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7).
- Desinfecção - destruição de microorganismos nocivos à saúde, tais como bactérias, vírus, protozoários, vermes, fungos, algas, entre outros.
Por que o cloro precisa ser testado diariamente?
É importante que o teor de cloro seja mantido entre 1 e 3 ppm (existem kits para essa medição, à venda em lojas de piscinas). Uma série de agentes pode reduzir o teor de cloro na piscina, como por exemplo luz solar, sujeira, suor, óleos de bronzear, urina, cosméticos. O tempo que o cloro leva para atuar vai depender de outro fator de controle, o pH.
Um abraço
2006-11-23 23:40:14
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋
Bom dia! o cloro é usado na agua para matar bactérias, é usado em uma proporção mínima, existe cloro em pó ou em barilha, os dois fazem o mesmo efeito, só que o em barilha é mais concentrado, e se usado com excesso pode causar irritação na pele, a popular dor de barriga, além do mal gosto, mas cheiro de cloro é sinal de limpeza!
2006-11-24 05:35:17
·
answer #3
·
answered by ROSS 48 4
·
0⤊
0⤋