Amperagem é um termo popular, o termo técnico seria a Corrente máxima.
Técnicamente, devemos lembrar que a corrente elétrica para chegar até as tomadas das nossas casas, tem que circular em condutores(fios eletricos). Portanto, os condutores ou fios elétricos devem ter bitolas adequadas às cargas que serão conectadas nas tomadas.
Existe um padrão definido pela ABNT, (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que determina os tipos de condutores para instalações industriais/comerciais e residenciais.
Nos dias atuais existem muitos aparelhos que não existiam ha alguns anos, por exemplo fornos de micro ondas, e especialmente ele é o responsável pelo maior consumo de corrente em uma cozinha. Uma instalação residencial atual, deve-se considerar isso, destinando um condutor de maior diametro ou bitola para o mesmo, bem como uma tomada de boa qualidade, onde as partes metálicas de contato sejam suficientemente maiores que das tomadas baratas que facilmente se aquecerão e poderão causar curto-circuitos pois com o tempo podem até derreter.
Portanto o que define na verdade a corrente máxima em uma tomada é o que voce liga nessa tomada. Ou seja depende da potencia do aparelho ou eletrodoméstico ligado na mesma; quanto maior a potência, maior será a corrente drenada ou consumida. Desta forma, nas edificações novas, convém fazermos um planejamento adequado dos inúmeros aparelhos que estão disponíveis atualmente, e nas residencias mais antigas devemos fazer uma adequação da parte elétrica para que esta não fique sobrecarregada e também evitemos o uso de adaptadores tipo "bemjamins" ou "treeway", ligando até tres aparelhos eletricos em uma mesma tomada.
A condição de corrente máxima, indesejável, ocorre quando há um curto circuito, nessa situação extrema, a corrente circulante é tamanha que aquecerá os fios condutores e se não houver um disjuntor (dispositivo de proteção que desliga o circuito a partir de um limite de corrente) a instalação entrará em colapso provocando incendios e outros danos.
Espero que tenha satisfeito sua dúvida...
Grd abraço.
2006-11-23 13:17:06
·
answer #1
·
answered by martins357 3
·
1⤊
1⤋
É corrente eletrica, Amper é a grandeza.
Todo o material condutor tem um limite maximo de conduçao de corrente, nao me recordo as formulas. As tomadas tem seu material condutor feito para suportar 10, 15,25,etc amperes. dependendo de seu uso. Geralmente quando compramos o equipamento vem a descriçao da capacidade maxima de corrente da mesma.
Mas como ja foi dito acima, voce tambem tem de conhecer a bitola dos condutores do circuito que alimenta a tomada, nao adianda voce instalar uma tomada de maior capacidade de fluxo de corrente eletrica, se os condutores do circuito nao surportarem esta intensidade.
2006-11-24 09:25:45
·
answer #2
·
answered by Anderrs 4
·
1⤊
0⤋
Primeiro, as características técnicas da própria tomada, segundo, a fiação etrétrica ligada a ela, terceiro,o seu medidor de energia elétrica e quarto o transformador de AT do fornecedor de energia.(aquele que fica no poste)
2006-11-24 08:19:26
·
answer #3
·
answered by jota 4
·
1⤊
0⤋
A fiação, os disjuntores e a modalidade de concessão de energia que você pedir à concessionária de luz.
2006-11-23 20:40:56
·
answer #4
·
answered by Illusional Self 6
·
1⤊
0⤋
O que define é a potência máxima dos aparelhos que vc irá ligar nela.
Ex. Você vai ligar um chuveiro com 6.000 Watts. Divida a potência do chuveiro pela tensão da sua cidade 220v ou 110v.
Em 220v você irá precisar de fiação e disjuntor para 27,2727 amperes, comercialmente falando vc irá precisar de um disjuntor de 30 amperes. Em 110v são 60 amperes.
Espero ter ajudado... Abraço!!
2006-11-23 20:57:00
·
answer #5
·
answered by Carloso 2
·
1⤊
1⤋
É a conhecidíssima resistência elétrica; é calculado de acordo com a constante dielétrica do material, ísto é, através da medição( para mais ou para menos) de condutividade elétrica, no caso das tomadas que são feitas geralmente de polímeros, tem tolerãncia média de aproximadamente de 3 Ampères; a maior parte dos livros de Física mostram uma tabela de materiais com a suas respectivas constantes de permissibilidade elétrica, que mede a resistência elétrica, em ohms, dependendo dos materiais ( a unidade do SI é ohms.m).
2006-11-24 11:22:01
·
answer #6
·
answered by humbertofisico 6
·
0⤊
2⤋
Densidade de corrente
A corrente elétrica I se relaciona com a densidade de corrente elétrica J através da fórmula
onde, no SI,
φ é a corrente medida em ampères
j é a "densidade de corrente" medida em ampères por metro quadrado
A é a área pela qual a corrente circula, medida em metros quadrados
A densidade de corrente é definida como:
onde
n é a densidade de partículas (número de partículas por unidade de volume)
x é a massa, carga, ou outra característica na qual o fluxo poderia ser medido
u é a velocidade média da partícula em cada volume
Densidade de corrente é de importante consideração em projetos de sistemas elétricos. A maioria dos condutores elétricos possuem uma resistência positiva finita, fazendo-os então dissipar potência na forma de calor. A densidade de corrente deve permanecer suficientemente baixa para prevenir que o condutor funda ou queime, ou que a isolação do material caia. Em superconductores, corrente excessiva pode gerar um campo magnético forte o suficiente para causar perda espontânea da propriedade de supercondução.
2006-11-23 20:39:33
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋
O INMETRO
2006-11-23 20:36:19
·
answer #8
·
answered by monica 6
·
0⤊
3⤋