Criaturas Únicas.
Um jovem procurou seu professor porque se sentia inútil. Achava lerdo, não conseguia fazer nada bem. Desejava saber como poderia melhorar e o que devia fazer para que o valorizassem.
O professor, sem olhá-lo, lhe disse:
- Sinto muito, mas antes de resolver o seu problema preciso resolver o meu próprio. Talvez você possa me ajudar. Tirou um anel que usava no dedo pequeno e entregou-o ao rapaz, recomendando-lhe: - Vá até o mercado. Preciso vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que você consiga por ele o máximo, mas não aceite menos do que uma moeda de ouro.
O rapaz pegou o anel e foi oferecê-lo aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, mas , quando ele dizia o quanto pretendia , desistiam.
Quando ele mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele. Somente um velhinho muito amável lhe explicou que uma moeda de ouro era muito valiosa para aquele anel. Abatido pelo fracasso, o rapaz retornou à presença do professor dizendo que o máximo que lhe ofereceram foram duas ou três moedas de prata. Ouro nem pensar !
O dono do anel respondeu que seria importante, então, saber o valor exato do anel. Sugeriu que o jovem fosse ao joalheiro para uma correta avaliação; e fez outra recomendação : - Não importa o valor que lhe ofereçam, não venda esse anel. O jovem, um tanto desanimado, foi. O joalheiro. Depois de examinar com uma lupa a jóia, pesou-a e disse ao rapaz : - Diga ao seu professor que se ele quiser vender agora não posso lhe dar mais do que cinqüenta e oito moedas de ouro. O rapaz teve um sobressalto : “ cinqüenta e oito moedas de ouro ?” - Sim – retornou o joalheiro. – Com tempo eu poderia oferecer cerca de setenta moedas. Mas , se a venda é urgente. O discípulo recusou a oferta e voltou correndo para dar a boa notícia ao professor. Depois de ouvi-lo, o professor falou : - Sente-se, meu rapaz. Você é como esse anel , uma jóia única e valiosa. Como toda jóia preciosa, somente pode ser avaliada por quem entende do assunto. Por acaso você imaginou que qualquer um poderia descobrir o seu verdadeiro valor ?
Tomando o anel das mãos do rapaz, tornou a colocá-lo no dedo, completando : - Todos somos como esta jóia : muito valiosos. No entanto, andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Pense : ninguém pode nos fazer sentir inferiores sem nosso consentimento.
2006-11-27 10:01:40
·
answer #1
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Claro que pode! ninguém é igual! as pessoas são semelhantes mas não são iguais. Por esta razão, não consigo entender como alguém pode afirmar que: "se eu gosto de tal coisa, você também gosta, ou será que somos diferentes?" é lógico que existem todos os tipos de gostos e de diferenças. Não se deve seguir a lógica do:"se aquele é assim, os outros também são".
2006-11-24 13:32:23
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
nuss...concerteza!
Eu e meu irmão tivemos a mesma educação e somos o oposto um do outro.Não é questão de educação, é uma questão de personalidade,mesmo tendo a mesma criação a personalidade muda,nem gemeos tem a mesma personalidade quem diga outras pessoas!
Beijinhos
2006-11-24 06:15:13
·
answer #3
·
answered by pOeTiSa... 2
·
0⤊
0⤋
Sempre serão diferentes não é a educação a principal causa da formação de caráter, ela influi, apesar de muita gente não aceitar, numa pequena porcentagem para isso.
Você pode encontrar presidiários que estão lá porque: nasceram na favela, apanhavam do pai, viam o pai bater na mãe, passaram fome e ficaram revoltados.
Como pode encontrar padres ou pastores que estão lá porque: nasceram na favela, apanhavam do pai, viam o pai bater na mãe, passaram fome e ficaram com o objetivo de ajudar as pessoas que passam por isso.
Um grande erro dos pais é criar os filhos de maneira igual.
Cada filho tem uma personalidade e um jeito de ser. Dependendo do filho os pais não podem por exemplo, mandar um com aparelho de dentes para a escola porque o outro foi numa boa.
O que foi numa boa pode ter uma personalidade de nem ligar para a gozação dos amiguinhos, o outro pode até ficar extremamente chateado e entrar numa tristeza profunda porque seus pais fizeram-no passar por uma situação constrangedora.
2006-11-24 05:20:56
·
answer #4
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Claro que pode!!! vc já ouviu dizer que DEUS não faz duplicatas??? pois é, dessa forma entende-se que não existe ninguém igual ao outro no planeta!!! Abraço
2006-11-24 03:24:05
·
answer #5
·
answered by luiz L 4
·
0⤊
0⤋
Pode, são universos diferentes ainda que no mesmo ambiente.
2006-11-23 21:52:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim porque existem características que são inatas
2006-11-23 20:45:02
·
answer #7
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
0⤋
concerteza... não eh soh educação, acredito eu, que uma pessoa tem personalidade propria assim que nasce, ele soh se aprimora e tenta se conhecer, eh claro que a educação dos pais, eh um espelho e dependendo dos sentimentos de cada um ele segui este espelho ou naum...
2006-11-23 20:42:17
·
answer #8
·
answered by mzinhaw 3
·
0⤊
0⤋
Personalidades próprias, espíritos diferentes e missões de vida distintas.
2006-11-23 20:32:46
·
answer #9
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
0⤋
acredito que sim! pq cada pessoa absorve a educação de uma maneira, devido a sua personalidade!
2006-11-23 20:23:21
·
answer #10
·
answered by XXmenina 2
·
0⤊
0⤋